Criado pelo icônico roteirista da Marvel, Stan Lee e pelo ilustrador Gene Colan, Yon-Rogg fez a sua primeira aparição nos quadrinhos do Marvel Super-Heroes #12 em 1967 - mudando para sempre de Mar-Vell e Carol Danvers.
Apesar de já existir há mais de 50 anos, Yon-Rogg só começou a ficar mais popular após a sua presença no filme da Capitã Marvel.
Nos quadrinhos este poderoso alienígena, apareceu em mais de 70 HQs, se tornado num dos vilões clássicos do herói e da heroína da editora norte-americana de quadrinhos.
O ódio por Mar-Vell
Vamos logo direto ao assunto, Yon-Rogg era o comandante da nave espacial que trouxe Mar-Vell para o planeta Terra. Yon-Rogg, tinha um ódio inexplicável por Mar-Vell, por este ser um fantástico guerreiro Kree e pela relação que ele tinha com Una, uma jovem médica Kree.
Depois de ter sido bem-sucedido ao liderar uma investigação para encontrar o General Kree, Devros, Yon-Rogg foi designado capitão da nave Helion, tendo Mar-Vell e Una como parte da tripulação.
Como seria de esperar as coisas não podiam correr bem e logo na primeira missão como comandante, Yon-Rogg tentou sabotar Mar-Vell colocando a sua vida em risco.
Yon-Rogg não tem limites
Este ódio que Yon-Rogg sentia por Mar-Vell atingiu proporções verdadeiramente épicas, apesar de ter sido repreendido por ter colocado uma missão em risco ao sabotar Mar-Vell, ele não ficou por aí!
Quando Mar-Vell estava combatendo o Super-Skrull, Yon-Rogg rejeitou prestar ajuda, mesmo vendo que ele estava passando por grandes dificuldades.
Por fim, ele tentou prejudicar a relação amorosa de Mar-Vell com Una, ao lhe mostrar uma fota de Mar-Vell sendo beijado pela Capitã Marvel, depois deste ter resgatado a heroína do poderoso Cyberex.
A morte de Una
Eventualmente toda essa falta de companheirismo só podia acabar mal. Yon-Rogg foi numa missão com Mar-Vell para este se infiltrar num grupo chamado A Organização.
Mar-Vell acaba a missão matando todos os membros desta organização, enfrentando graves consequências por essa ação. Ele acaba por ser sentenciado à pena de morte e quando estava prestes para enfrentar o esquadrão de fuzilamento tudo é interrompido por um ataque de Aakon!
Apesar de Mar-Vell ter sobrevivido ao ataque, Una que estava assistindo a tudo acabou por morrer, deixando Mar-Vell completamente destroçado.
Mandroid entra em cena
Mesmo depois de mil e um esquemas e da morte de Una, nada impediu Yon Rogg de continuar a tentar derrotar Marvel, o seu ódio continuava se apoderando dele.
Um dia, Yon Rogg ganha posse de uma máquina com o nome de Magnitron-Psíquico que transforma os pensamentos em realidade. Foi através deste aparelho que Yon Rogg criou Mandroid, um poderoso robô capaz de enfrentar Mar-Vell.
Infelizmente para Yon Rogg o seu plano não funcionou e Mar-Vell conseguiu enganar a máquina, fazendo com que ela destruísse Magnitron-Psíquico. Com isso, Mandroid acabou se desintegrando em milhares de pedaços.
A rivalidade com Carol Danvers
Passados muitos anos Yon Rogg acaba por se cruzar com Carol Danvers, a agora Capitã Marvel. De alguma forma o vilão estava fundido o Magnitron-Psíquico, sendo assim capaz de controlar as memórias de Carol, através da peça do Magnitron-Psíquico que ela tinha na sua cabeça.
É nesse momento que Yon Rogg ataca o Planeta Terra, aproveitando a sua ligação com a memória de Carol, algo que faz do seu plano praticamente infalível.
O vilão é capaz de construir qualquer tipo de arma graças à sua ligação com o Magnitron-Psíquico, fazendo dele uma enorme ameaça.
Apesar de ter se aliado aos Vingadores, nada que Carol e os seus companheiros possam fazer é suficiente para impedir Yon Rogg.
Carol acaba depois por perceber que é a sua ligação ao Magnitron-Psíquico que está dando a vantagem a Yon Rogg. É nesse momento que ela decide voar para fora da atmosfera, causando uma hemorragia cerebral que quebra, assim, a ligação ao restante do circuito.
Yon Rogg fica sem os seus poderes e é capturado pelo Capitão América, apesar de ser um osso duro de roer, ele acaba sendo derrotado!
A experiência é a sua vantagem
Não é que Yon Rogg seja um cara super poderoso, com uma vasta diversidade de habilidades, na realidade o que o torna perigoso é a sua experiência aliada à sua inteligência.
Para além disso Yon Rogg é um excelente lutador e domina várias técnicas de combate, algo bem útil quando aliado à sua super força.
Contudo Yon Rogg é muitas vezes derrotado pela sua própria arrogância e sede de vingança, o personagem fica tão cego pelos sentimentos negativos que sente por outros personagens que acaba por não conseguir tomar decisões acertadas.
E você o que acha deste personagem? É fã de Yon Rogg? Deixe a sua opinião nos comentários!