Laura Kinney – X-23 – é a nova Wolverine da Marvel. Conhecendo a sua história você entende porque só podia ser ela a receber a identidade de Logan.
A atriz Sienna Novikov é quem vai dar vida à personagem em Logan, o derradeiro capítulo da saga de Wolverine.
Descubra a história traumática de Laura e a sua relação com Wolverine nos quadrinhos!
A personagem não foi criada para os quadrinhos
X-23 surgiu no desenho X-Men: Evolution em 2003 e rapidamente se tornou uma favorita do público. A sua primeira aparição nos quadrinhos foi em NYX #3, escrita por Joe Quesada e desenhada por Josh Middleton.
Poderes
- Regeneração celular a velocidade sobre-humana
- Imunidade a venenos e à maioria das drogas
- Elevada resistência a doenças
- Super agilidade
- Super reflexos
- Super resistência
- Sentidos aguçados, sendo capaz de ouvir e ver coisas a grandes distâncias e reconhecer pessoas e objetos pelo cheiro
- Garras de osso retráteis nas mãos e pés revestidas com adamantium
- Partilhando os genes de Wolverine, é esperado que a sua longevidade seja muito superior ao normal
- Perita em artes maciais e profundamente conhecedora de técnicas de assassinato
Origem
Seguindo as pisadas deixadas pelo Arma X – o programa que criou Wolverine como o conhecemos – surge um novo projeto científico. O objetivo? Criar um clone de Wolverine.
Martin Sutter recruta a especialista em genética Sarah Kinney para o experimento. Mas a amostra genética que têm do mutante estava muito danificada, o que causou a falha de 22 tentativas na criação do clone.
O cromossomo Y era impossível de ser recriado e isso levou a Doutora Kinney a propôr a duplicação do cromossomo X, e assim terem um clone feminino. A sua ideia foi rejeitada, mas a cientista decidiu ignorar isso e avançar. O experimento foi um sucesso e Sutter reconsiderou suas hesitações iniciais, permitindo que o clone vivesse.
Mas o parceiro de Sutter, Doutor Zander Rice, ficou furioso com o ato da geneticista. Como vingança, Sarah Kinney foi obrigada a ser a mãe de aluguel do clone. Assim nasceu a menina que recebeu o nome frio de “X-23”.
Infância roubada e mergulhada em tortura
A menina foi criada em laboratório e toda a sua educação foi orientada para ela ser uma assassina desprovida de humanidade. Desde cedo recebeu treinamento em artes marciais e foi criada para aguentar as piores condições possíveis. Sua educação acadêmica também era altamente exigente, e X-23 revelou uma inteligência elevada.
Embora fosse proibido, a Doutora Sarah Kinney agia secretamente como mãe da menina. Ela lia para ela às escondidas dos seus chefes e se esforçou para que a garotinha mantivesse alguma humanidade.
Quando X-23 tinha 7 anos, o Doutor Rice se cansou de esperar para que o gene mutante se ativasse. Ele submeteu a menina a envenenamento por radiação para acelerar o processo e extraiu suas garras à força e sem anestesia. Depois as revestiu de adamantium e as voltou a inserir na garota.
Passado alguns anos, X-23 começou a ser enviada para assassinar alvos por todo o mundo. Os serviços letais da mutante eram vendidos pelo laboratório a quem pagasse mais, e isso deixou profundas marcas em sua psique.
O odor gatilho
Zander Rice criou um composto químico à base de feromônios a que deu o nome de “Odor Gatilho”. Este composto produz uma reação furiosa em X-23, ativando seus instintos homicidas e fazendo ela matar qualquer coisa que esteja coberta com o cheiro.
Esta fúria incontrolável deixa a mutante em um estado de cegueira em que ela não sabe nem controla as suas ações.
Fuga e tragédia
Sarah Kinney ficou horrorizada quando Rice lhe revelou dezenas de unidades artificiais funcionando como casulos para clones fêmeas. O propósito disto era a criação de um exército de assassinas como X-23.
Kinney se preparou para fugir com a filha, mas antes deu a ela uma última missão: destruir os clones embrionários e matar Rice.
Mas o cientista já tinha preparado sua vingança previamente quando expôs Kinney ao odor Gatilho. Quando X-23 a encontrou, a raiva incontrolável tomou posse da mutante e ela assassinou a sua mãe.
Antes de morrer, Sarah revelou o nome que chamava a filha secretamente: Laura. Quando ela retoma a consciência e vê o que fez, ela desmorona e se afunda em um ódio por si mesma.
Desde então, a mutante usa o nome de Laura Kinney.
A busca por Wolverine
Depois da fuga do programa, Laura procurou Wolverine, alguém que ela ressentia profundamente por todo o sofrimento passado. Ela estava convencida que ele era como uma ela: uma arma que tinha de ser destruída.
Quando Laura encontra Wolverine na Mansão X, eles se enfrentam e ela afirma que quer matar ele e depois se suicidar. Laura consegue derrotar Logan, mas não o mata. E ele convence a menina a não tirar sua vida.
Ele conta a ela que recebeu uma carta da sua mãe, contando tudo sobre Laura, e oferece ajuda à menina. Mas nesse momento ela é capturada pelo Capitão América e pela S.H.I.E.L.D.
Laura é então interrogada por Steve Rogers e por Matt Murdock. O Demolidor fica estupefato com o que o odor gatilho fazia a Laura e diz a Steve que ela tem que ser devolvida a Wolverine. Mas o Capitão América a considera culpada dos assassinatos e diz que ela tem que enfrentar a justiça.
Matt diz que ela é uma vítima em toda essa história e que a S.H.I.E.L.D. a vai usar como uma arma, exatamente como ela foi tratada pelo programa. Steve deixa então a menina ir embora e Laura foge, desaparecendo durante 2 anos.
Sem-teto e sob o comando de um cafetão
Laura entrou em um período bem negro quando se viu abandonada nas ruas e começou a trabalhar para Papai Zebra, um dono de bordel. A adolescente trabalhou com clientes sadomasoquistas que apreciavam suas garras de Adamantium.
Durante esta época, X-23 se auto-mutilava em situações de desespero. A sua incapacidade para se libertar do domínio do cafetão era devido a graves problemas psicológicos; Laura não conseguia falar ou se insurgir contra Papai Zebra.
Um dia, um cliente comete suicídio com as garras de Laura e ela foi obrigada a fugir. Papai Zebra a persegue, julgando-a culpada da morte do cliente. Laura conhece outros mutantes em sua fuga e quando Zebra tenta matar os seus amigos, ela o assassina e o grupo foge.
O reencontro com Wolverine e os X-Men
Os X-Men a encontraram na Cidade Mutante, uma área de Nova York, quando o grupo investigava mortes que pareciam estar relacionadas com Wolverine.
Laura tinha salvo a vida da filha do mafioso Don Parisi durante um ataque de um gangue de criminosos. Quando X-23 viu Wolverine, ela o atacou imeditamente, mas Logan conseguiu acalmá-la. Depois, Laura ajuda os X-Men a encontrar Parisi, que estava se escondendo.
Depois deste encontro, Laura foge novamente. Mais tarde volta para ajudar os X-Men a salvarem vítimas de um acidente de carro. Finalmente, Laura deixa Wolverine tomar conta dela e a adolescente se inscreve no Instituto Xavier.
Wolverine e Laura se tornam muito próximos e protetores um do outro, desenvolvendo uma relação sincera de pai e filha. Laura cresce e se revela um membro importante e leal dos X-Men.
Após ter pertencido a várias equipes de mutantes e da Academia de Vingadores, Laura encontrou o seu lugar junto dos jovens mutantes de All-New X-Men.
As diferenças entre Wolverine e X-23
Wolverine tem um esqueleto totalmente em adamantium, algo que X-23 não tem. Logan tem 3 garras de adamantium em cada mão e nenhuma nos pés. Laura tem 2 garras retráteis nas mãos e uma garra em cada pé.
Laura possui várias habilidades e poderes de Logan assim como a sua predisposição agressiva e espírito. Mas tendo sido criada em isolamento, Laura possui uma visão analítica e racional do mundo.
Wolverine é alguém que parece zangado a maior parte do tempo e consegue ser muito impulsivo e imprevisível. Ao passo que Laura pensa nas situações em termos de eficiência, Logan ataca logo.
Como Laura se sente no papel de Wolverine?
Este quadrinho mostra um diálogo divertido entre Laura e Doutor Estranho:
Doutor Estranho: Você é a pessoa certa para substituir Logan.
Laura: Eu sei que tem pessoas que desaprovam... Caras na Internet principalmente. Mas eu não estou substituindo ele. Eu ainda não sei o que estou fazendo. Tudo o que sei, enquanto eu vestir isto, ele não desapareceu. E nem eu. Eu sou Laura Kinney. Eu sou X-23. E eu sou Wolverine.
Doutor Estranho: Logan teria muito orgulho em você.
Laura: É. Mas ele tinha padrões bem baixos.