Se tem série perfeita para quem adora um mistério e questionar o que está assistindo, essa série é Westworld. A nova produção da HBO tem tudo para deixar os espectadores buscando respostas para esse novo mundo surreal.
Com produção de J.J. Abrams e criada por Jonathan Nolan e Lisa Joy Nolan, já sabíamos que a história seria tudo menos simples e linear.
Conheça agora 3 teorias criadas pelos fãs de Westworld!
Homem de Preto e William são a mesma pessoa
A teoria mais incrível e consistente dos fãs é a de que o Homem de Preto e William são a mesma pessoa, mas em linhas temporais diferentes. Ou seja: para acreditar nessa teoria, você precisa aceitar que não está assistindo a uma história linear mas sim a duas histórias que ocorrem em dois tempos diferentes.
Segundo essa teoria, o mocinho William vai se tornar no pistoleiro Homem de Preto. E quais os fatos que sustentam essa argumentação? Vamos por partes:
Lawrence = El Lazo
Em “Contrapasso”, o episódio 5, assistimos à morte e ressurreição do anfitrião interpretado por Clifton Collins Jr. Vimos como o Homem de Preto assassinou Lawrence para fazer uma transfusão de sangue para Teddy. Momentos depois, em uma outra cena, William, Logan e Dolores conhecem o líder criminoso, El Lazo.
Lawrence e El Lazo são interpretados pelo mesmo ator. Parece bem improvável que os gestores do parque reutilizassem o mesmo anfitrião para dois papéis de destaque em tão pouco tempo.
Mas o que sabemos aqui é que William conheceu El Lazo 30 anos antes em Pariah. 3 décadas depois, o Homem de Preto busca o mesmo anfitrião – agora com o nome de Lawrence – porque considera ele uma peça fundamental na sua busca.
A mesma cena da lata de Dolores
Tanto William como o Homem de Preto vivenciaram a mesma cena com Dolores: ela colocando as compras em seu cavalo e uma latinha rolando para longe dela. Quem apanha essa lata? William e Homem de Preto.
Sabemos que isso acontece também com o anfitrião Teddy e faz parte da história e ciclo artificial de Dolores com Teddy. Mas alguns fãs sugeriram que Ford, co-criador de Westworld, pode ter até pegado esse momento com William para usar no roteiro de Dolores e Teddy.
William está caminhando para o lado negro
A entrada de William em Westworld foi muito tímida, especialmente em contraste com seu companheiro de viagem, o amoral Logan. William negou os avanços da anfitriã da recepção e da prostituta Clementine, se mostrando um noivo fiel à irmã de Logan. Em um parque onde os visitantes buscam todas as tentações terrenas, o comportamento de William é marcadamente diferente.
Por outro lado, ele não queria ter nada a ver com a violência. Poucos episódios mais tarde, assistimos ele matando alguns anfitriões para salvar Dolores e Logan e vemos como isso o afeta. Mais tarde, ele e Dolores se beijam apaixonadamente e William abandona Logan para ser espancado pelos Confederados.
A situação financeira desastrosa do parque
Em “Contrapasso”, Logan conta a William como o suicídio de Arnold colocou o parque em uma situação financeira terrível. Logan já tinha referido que a sua empresa (na qual William é vice-presidente executivo) estava planejando comprar Westworld. Assim, a viagem dos dois ao parque era uma mistura de negócios com prazer.
Se Logan diz que Westworld está tendo uma “hemorragia de dinheiro”, isso coloca a presença dos dois em uma situação passada. Atualmente, Westworld não se encontra em problemas financeiros.
Os privilégios do Homem de Preto
Se depois dos acontecimentos da visita de William e Logan, a empresa deles realmente comprou Westworld, isso deu enormes privilégios a ambos. Como, por exemplo, visitar quantas vezes quiser Westworld e fazer tudo o que der vontade – ainda mais do que o normal.
Vemos Stubbs referir-se ao Homem de Preto como “esse cavalheiro tem o que quiser” na sala de controle do parque. Em “Contrapasso”, o Homem de Preto é surpreendido pela visita de Dr. Ford e os dois parecem se conhecer há muito tempo. Nesse encontro, o Homem de Preto fala de Arnold e de como ele queria fazer desaparecer o parque:
“O homem que tenho procurado morreu há 35 anos. Quase levou esse lugar com ele. Quase, mas não conseguiu graças a mim. Talvez ele tenha deixado algo para trás.”
Portanto, foi graças a ele que o parque sobreviveu. Talvez ele tenha feito isso quando se lançou à aventura com Dolores, 30 anos antes?
Eles usam a mesma faca
Os diferentes logos de Westworld
Os logotipos de Westworld surgem na série em duas versões. Quando William e Logan chegam no parque, vemos esse logo:
Em outra cena, quando uma nova história do parque está sendo apresentada, vemos esse novo logo, que é igual ao usado na promoção da série:
E sabe quando voltamos a ver o logo que William viu? 30 anos antes, no jaleco de um cientista de Westworld:
Se acha que tudo isso é uma loucura, a conta oficial de Twitter de Westworld disse para ficarmos atentos a esses detalhes:
Tradução
Em Westworld, até os logos merecem um olhar mais atento.
Abra a porta em discoverwestworld.com.
Estamos assistindo Dolores em épocas diferentes
Baseada na teoria que sustenta que estamos assistindo a personagens em momentos distintos, como a teoria do Homem de Preto ser William. No caso de Dolores, isso é mais difícil de captar graças ao fato dela não envelhecer.
Em algumas cenas é possível ver que Dolores está claramente sozinha para depois, subitamente, surgir William. A edição das imagens é sutil, mas depois que você prestar atenção nisso, vai começar a se tornar cada vez mais evidente. Isso é especialmente claro quando Dolores está no cemitério e na cena final de “Contrapasso”, dentro do trem com os explosivos.
Algo aconteceu há 30 anos que a fez retomar novamente a sua versão programada. Talvez Dolores tenha estado muito próximo de se libertar da sua vida no parque para, no último momento, tudo ter se perdido. Assim se explica porque a encontramos com o vestido azul e dentro do seu ciclo fechado com Teddy, no primeiro episódio.
3 décadas depois, ela está escutando uma voz que está acordando ela da sua condição. Dolores está agora sozinha fazendo a mesma viagem de auto-descoberta que fez há 30 anos com William.
Bernard não é humano (e pode ser uma cópia de Arnold)
As primeiras objeções a essa teoria são de que o lado humano de Bernard já foi mostrado: seu filho morrendo no hospital e uma conversa com sua (ex?) mulher. Mas esses argumentos também podem ser vistos por uma outra perspectiva.
Começando com o filho, essa narrativa não faz muito sentido quando lembramos de uma conversa entre Bernard e Dr. Ford sobre doenças. No episódio piloto, Ford diz a Bernard:
“Conseguimos escapar da prisão evolutiva, não é? Nós podemos curar qualquer doença, manter até o mais fraco de nós vivo e, um belo dia, talvez até ressuscitaremos os mortos.”
Em um mundo livre de doenças, como poderia ter acontecido a tragédia do filho de Bernard?
Já a videochamada com sua mulher pode ser explicada como uma memória do passado do próprio Bernard. Ou até mesmo uma história criada por Ford para dar um passado ao androide.
A teoria que sustenta que Bernard é uma cópia de Arnold diverge em duas explicações. Por um lado, existem aqueles que acreditam que Ford programou uma história para Bernard; por outro, há quem argumente que estamos assistindo a não 1, nem 2, mas sim 3 linhas temporais em Westworld.
Ou seja, além de existir a linha temporal presente, e a de 30 anos atrás, existe uma outra passada há 35 anos – quando Arnold estava vivo. Segunda essa teoria, a linha temporal de 35 anos atrás é vista quando Bernard está falando com Dolores, vendo seu filho morrer, falando com sua mulher, etc. Nessas ocasiões, esse não é Bernard, mas sim Arnold.
Vejamos agora as pistas que parecem indicar que Bernard é uma cópia de Arnold:
A fotografia de um jovem Robert Ford
Sabemos que Dr. Ford programou os anfitriões para não conseguirem ver aquilo que poderia machucar eles. Vimos isso com Dolores no episódio 1 quando ela não enxergava o mesmo que o seu pai em uma fotografia perdida no parque.
No início da temporada, Robert mostrou a Bernard uma fotografia onde surgia mais jovem, junto de um homem que ele dizia ser Arnold. Mais tarde, Bernard encontra uma casa escondida no Setor 13 do parque e descobre uma família vivendo lá. Ford surge e revela que essa família é uma réplica da sua verdadeira família.
Mas o que marca essa cena é que o homem que Ford aponta como seu pai, é o mesmo homem que surge na fotografia ao seu lado. Aquele que ele dizia ser Arnold.
O que isso indica é que Bernard não consegue ver a imagem do verdadeiro Arnold – pois veria o seu próprio reflexo olhando de volta. É possível reparar que existe um grande espaço ao lado do pai de Robert, um espaço suficiente para caber outro homem ao seu lado: Arnold.
Sala secreta
Você se lembra de todas aquelas conversas íntimas entre Dolores e Bernard? Veja essa foto:
Essas conversas sempre pareceram acontecer em um outro lugar que não o que conhecemos como oficial. Veja as escadas e a luz natural entrando pelas janelas – isso não é o mesmo aspecto que a típica sala de luz artificial e predominantemente escura de Westworld.
Agora compare a foto de cima com essa imagem:
No episódio 7, vemos Theresa e Bernard descobrir uma sala semelhante na casa secreta do Setor 13. Bernard se refere a este local como “espaço de diagnóstico remoto onde Ford e o seu primeiro parceiro usaram quando o parque abriu”.
Como Bernard sabe disto, se só recentemente ele descobriu a casa e não conheceu este espaço? Porque ele tem as memórias de Arnold implementadas como suas e elas podem ter sido ativadas quando ele entrou na sala secreta.
Os diagramas de anfitriões
Quando Theresa e Bernard descobrem a sala secreta, encontram uma série de diagramas de anfitriões. É possível ver claramente o diagrama de Dolores, com o seu nome indicado em baixo na folha e outros diagramas também contêm nomes.
Mas o que levaria Ford a criar um clone de Arnold? Isso é uma questão para outro momento.