Watchmen é uma das histórias em quadrinhos mais importantes de todos os tempos. Escrita por Alan Moore e ilustrada por Dave Gibbons, a graphic novel revolucionou o mundo das HQs trazendo os super-heróis para dentro do mundo real.
Inspirada no universo distópico criado pela HQ, a HBO traz os fãs de volta para o universo de Watchmen, desta vez apresentando o que se passa décadas depois dos eventos dos quadrinhos.
ATENÇÃO: PODE CONTER SPOILERS DA GRAPHIC NOVEL E DA SÉRIE WATCHMEN!
Entendendo o contexto
Apesar de iniciar com um flashback do Massacre de Tulsa de 1921, a série se passa 34 anos depois dos eventos da Graphic Novel. Nessa realidade, o plano de Ozymandias deu certo: grandes capitais do mundo foram aniquiladas por lulas gigantes e a Guerra Fria cessou em um acordo para enfrentar a ameaça alienígena.
Mas as coisas estão longe da perfeição: nos Estados Unidos, um grupo de supremacistas brancos adotou como símbolo a máscara de Rorschach. Poucos anos antes dos eventos da série, a Kavalry - nome adotado pelos terroristas - promoveu ataques a casas de policiais na noite de Natal.
Ao redor do mundo, pessoas desconfiam da veracidade da ameaça alienígena e veem indícios de uma "false flag" (um ataque causado pelo próprio governo para causar uma reação emocional na população). Ainda hoje, chuvas de pequenas lulas ocorrem ocasionalmente, gerando transtornos para as pessoas.
Confira os trailers!
Onde estão os personagens clássicos?
Até agora, a série revelou o destino de alguns personagens. Adrian Veidt, o Ozymandias, vive recluso em sua mansão. Após o seu plano para pôr fim à Guerra Fria ter dado certo, Veidt seguiu trabalhando com clonagem e modificação genética, mas agora usando seres humanos.
Como fica estabelecido no final da Graphic Novel, Rorschach morreu ao confrontar o Dr. Manhattan sobre a decisão de deixar o plano de Ozymandias se realizar. Resta a dúvida, no entanto, se seu diário contendo a descoberta sobre a trama orquestrada por Veidt veio a público ou não.
Ao que tudo indica, Dr. Manhattan segue vivendo longe do planeta Terra há 34 anos. Quanto ao Coruja II, tudo o que foi mostrado até agora foi sua nave Arquimedes. Nenhuma menção ao personagem foi feita até o momento. Já a Espectral II foi apresentada com seu nome verdadeiro, Laurie Blake. A ex-vigilante se tornou membro do FBI.
Os membros dos Homens-Minuto têm aparecido na série numa espécie de documentário chamado "American Hero". Até agora, foi mostrada a primeira ação do Justiça Encapuzada.
Quem são os novos personagens?
A série trouxe novos personagens para dar sequência à história apresentada nas HQs.
Angela Abar (Regina King)
A detetive de polícia Angela Abraham é a protagonista da história. Afroamericana, ela é uma das beneficiadas pelas Redfordations, uma reparação oferecida pelo governo aos familiares das vítimas do Massacre de Tulsa. Ela veste sua roupa de Irmã Noite para combater o crime e é conhecida pela violência com que trata os adeptos da Kavalry.
Ela possui três filhos adotivos que, ao que tudo indica, eram filhos de membros da Kavalry legados em custódia ou então mortos.
Espelho (Tim Blake Nelson)
Outro detetive, que parece conhecer Angela de longa data. Frio, ele não nega estar com medo das novas ações da Kavalry. O seu nome real não foi revelado, mas o personagem parece ter uma relação próxima com o Capitão da Polícia.
Chefe Judd Crawford (Don Johnson)
Chefe da polícia de Tulsa, Judd Crawford parece ser um homem que faz de tudo por seus homens. Amigo próximo de Angela, Judd tem uma relação além do trabalho com a colega e sua família. Apesar disso, mesmo ele parece ter esqueletos no armário.
Judd foi encontrado enforcado em uma árvore. Ao lado dela, um homem negro misterioso numa cadeira de rodas diz que ele tinha contas a acertar e que por isso precisava morrer. Mais adiante, Angela encontra um uniforme da Ku Klux Klan no armário do antigo chefe.
Will Reeves (Louis Gossett Jr.)
Aparentemente obcecado por Angela, ele costumava esperá-la em frente ao local onde ela armazenava seu equipamento policial - que ficava disfarçado como uma futura confeitaria. Will é apresentado como um sobrevivente do Massacre de Tulsa.
Até agora, o que se sabe sobre o personagem é que ele é parente de Angela. No entanto, ainda não foi revelado quais suas relações com o Chefe Judd e nem se ele foi mesmo capaz de matar sozinho o policial.