A Mulher-Maravilha é a Princesa das Amazonas e uma das mais poderosas defensoras da paz e da igualdade. Esta super-heroína é uma das mais célebres personagens da Liga da Justiça e chegou finalmente aos cinemas, sendo interpretada pela atriz israelense Gal Gadot.
Neste artigo iremos falar sobre a sua origem, as alterações que sofreu com o passar do tempo, dos seus super-poderes e muitas outras curiosidades!
A origem da Mulher-Maravilha
Criada em 1941, a Mulher-Maravilha é uma das personagens mais antigas da DC Comics, sendo que ainda hoje são publicadas novas HQs sobre a super-heroína. Isto fez com que ao longo do tempo a sua história fosse sofrendo algumas alterações (enquanto que outros elementos se mantiveram consistentes).
A Mulher-Maravilha é a Princesa das Amazonas, um grupo de mulheres que vivia livre de qualquer tipo de influência por parte dos homens na Ilha Paraíso (que mais tarde foi rebatizada de Themyscira).
Depois de ter crescido nessa Ilha, a Mulher-Maravilha (a quem as amazonas chamaram de Diana), embarcou numa missão, tentando transformar o mundo num local mais justo.
Até aos Novos 52, existiram vários elementos que se mantiveram consistentes relativamente à origem da personagem. A sua mãe, a Rainha Hipólita a criou a partir do barro, sendo que os Deuses Gregos a abençoaram com o dom da vida, a tornando assim na primeira Amazona que não foi concebida por um homem.
Diana cresceu junto das outras Amazonas, que lhe ensinaram tudo sobre a paz e o amor e a treinaram para que se tornasse uma excelente guerreira.
Tudo mudou com a chegada de Steve Trevor
A vida da Mulher-Maravilha sofreu grandes alterações assim que um avião caiu nas águas que banhavam a ilha de Themyscira. Este avião estava sendo pilotado por um cara chamado Steve Trevor e que Diana salvou, o retirando do mar e o levando para terra.
Depois de ter sido curado das suas lesões, as Amazonas realizaram um sorteio para decidir qual delas seria a responsável por acompanhar Steve de volta para os Estados Unidos. A escolhida serviria também de embaixadora de tudo aquilo que as Amazonas representam.
Estranhamente, Diana foi a escolhida e, durante a Era de Ouro, isto levou os dois a se apaixonarem. Esta foi uma das características que se manteve inalterada até à Era de Prata dos quadrinhos.
As alterações dos Novos 52
Durante as HQs dos Novos 52, escritas por Brian Azzarello a origem da Mulher-Maravilha sofreu algumas alterações, ela passou a ser a filha de Hipólita e Zeus - deixando de ser uma figura de barro que foi abençoada com a vida pelos Deuses Gregos.
Contudo, existiu um fato que revoltou muitos fãs, pois nos Novos 52 a Mulher-Maravilha se envolveu romanticamente com o Superman. Apesar de muitos leitores acharem que a personagem se tornaria secundária e terem mostrado a sua insatisfação, as vendas das HQs continuaram a aumentar.
Este arco se focava muito mais no lado humano de Diana, nas suas várias relações e responsabilidades. O seu papel como heroína é algo que se destaca e ganha uma dimensão especial quando ela consegue salvar o Superman, quando este estava sob um encanto mágico.
Conheça os super-poderes da Mulher Maravilha
Os super-poderes da Mulher-Maravilha são o resultado da benção que ela recebeu pelos Deuses Gregos (ou nos Novos 52, da sua herança divina). Todos os seus poderes foram fortemente influenciados pelo treino que recebeu por parte das outras Amazonas e isso a torna numa das mais poderosas personagens da DC Comics.
Super-força
Cedida pela deusa Deméter, a super-força da Mulher-Maravilha é muitas vezes comparada a do Superman. No entanto, ela já demonstrou que a sua força é de fato superior à da Supergirl.
Invulnerabilidade
Também cedida pela deusa Deméter, a invulnerabilidade torna a Mulher-Maravilha um osso duro de roer. Ela é extremamente resistente, conseguindo sobreviver a explosões nucleares, à pressão e ao frio do espaço sideral, ataques de magia, entre muitas outras coisas.
Super-regeneração
Deméter não parou por aí e ainda deu à Mulher-Maravilha a capacidade de se auto-regenerar rapidamente sempre que sofresse qualquer tipo de lesão ou ferimento.
Super-velocidade
Hermes, o mensageiro dos deuses, abençoou a Mulher-Maravilha com a sua super-velocidade. O Flash chegou mesmo a afirmar que Diana o conseguia acompanhar até uma certa velocidade (metade da velocidade da luz). Contudo em algumas HQs ela já conseguiu ser mais rápida que a velocista Jesse Quick.
Voo
Durante a Era de Ouro, Hermes também deu à Mulher-Maravilha a capacidade de voar, no entanto essa capacidade lhe foi retirada na Era de Prata. O super-poder foi substituído pela capacidade de flutuar através de algumas correntes de ar que existem a determinadas alturas.
Conhecimento divino
Atena, a deusa da sabedoria, concedeu à Mulher-Maravilha um grande nível de conhecimento divino. Isto faz com que ela pense de uma forma super estratégica, a tornando numa das personagens mais sábias da DC Comics, ao nível do Caçador de Marte e até do Batman.
Diana tem muitos acessórios e armas
Os super-poderes da Mulher-Maravilha são complementados por alguns acessórios que ela utiliza para se superiorizar aos seus adversários.
Laço da Verdade
O Laço da Verdade é uma corda luminosa que acompanha a Mulher-Maravilha para todo o lado. Além de ser super-resistente, ele consegue fazer com que todos os que são presos falem a verdade, mesmo quando estão tentando mentir.
Braceletes da Vitória
Estes braceletes são indestrutíveis, pois foram forjados através dos restos do escudo de Zeus. Diana utiliza os seus super-reflexos para desviar balas, golpes de espada e outros ataques com estes braceletes. Recentemente ela descobriu que quando os dois braceletes se chocam criam um escudo de energia. Nos Novos 52, sempre que ela retirava os braceletes dos seus braços, ela entrava num modo super-poderoso, libertando todo o seu potencial.
Tiara Real
A sua tiara é super afiada e pode ser utilizada como um bumerangue sempre que é lançada. Ela consegue ainda furar a pele de todos aqueles suscetíveis à magia (como por exemplo, o Superman).
Avião Invisível
Quando retiraram a capacidade de voar da Mulher-Maravilha durante a Era de Prata, os autores das HQs lhe deram um Avião Invisível. O avião pode ser controlado telepaticamente.
Espada Mágica
Em várias ocasiões, a Mulher-Maravilha utilizou uma Espada Mágica. Esta espada foi usada principalmente contra adversários que fossem suscetíveis a magia.
As atrizes que já interpretaram o papel de Mulher-Maravilha
Gal Gadot não foi a primeira a interpretar o papel de Mulher-Maravilha! Entre séries, filmes e outros projetos que nunca foram lançados, já existiram cinco Mulheres-Maravilha.
Cathy Lee Crosby
Nem todo o mundo sabe, mas Cathy Lee Crosby foi a primeira atriz a interpretar o papel de Mulher-Maravilha. A atriz fez parte de um pequeno filme, que serviria de piloto para uma possível série de TV. Contudo o projeto nunca viu a luz do dia.
Lynda Carter
A atriz Lynda Carter que muitos pensam que foi a primeira a interpretar o papel de Mulher-Maravilha, foi na realidade a segunda. Ela era a personagem principal numa série que estreou na TV norte-americana em 1975, que tinha o nome de "Mulher-Maravilha".
Megan Gale
Em 2009 estava sendo desenvolvido o filme "Liga da Justiça: Moral", que seria dirigido pelo diretor da trilogia Mad Max, George Miller. O filme ia contar com a modelo Megan Gale no papel de Mulher-Maravilha. Infelizmente o projeto acabou por ser cancelado.
Adrianne Palicki
Passados alguns anos, em 2011, foi gravado um piloto de uma nova série da Mulher-Maravilha, com a atriz Adrianne Palicki no papel da super-heroína. O projeto também foi cancelado e a atriz mais tarde afirmou que estava feliz pelo fato da série nunca ter sido produzida. Mais tarde ela se juntou ao elenco da série Agentes da S.H.I.E.L.D.
Gal Gadot
2016 foi o ano que marcou o regresso da Mulher-Maravilha. A atriz Gal Gadot assumiu o papel no filme Batman v Superman e em 2017 foi a personagem principal do primeiro filme solo da personagem.