Arlequina
Quem é Arlequina
Depois da sua estreia nos cinemas no filme Esquadrão Suicida, o interesse em relação a esta curiosa personagem só aumentou.
Apesar de ser uma personagem relativamente recente (foi apenas criada em 1992), ela já é uma das preferidas dos fãs da DC Comics.
Inicialmente vista apenas como um interesse romântico para o vilão Coringa, a Arlequina está a ganhar um papel cada vez mais importante, servindo agora como uma figura de empoderamento feminino.
A criação da Arlequina
Por muito curioso que possa parecer a Arlequina não se estreou nos quadrinhos, mas sim na série animada do Batman dos anos 90 e atenção que ela era para apenas aparecer no episódio "Joker's Favor" (Favor do Coringa).
Contudo, e indo contra tudo aquilo que os executivos e roteiristas da série animada estavam à espera a personagem acabou por se tornar num verdadeiro fenômeno. Perante tal sucesso a DC Comics só tinha uma hipótese - transportar a Arlequina para as HQs.
Mas não se deixe enganar, a Arlequina não é uma criação super original. Na realidade ele foi fortemente baseada numa personagem da novela Days of Our Lives, que durante um episódio se vestiu de bobo. Curiosamente, o criador da Arlequina, Paul Dini, convidou a atriz da novela para dar voz à nova personagem na série animada do Batman.
Origem da personagem nas HQs (a Arlequina original)
Nas HQs antes de utilizar o nome Arlequina, ela era apenas uma psiquiatra em Arkham chamada Harleen Quinzel. Contudo, ela a sua chegada a ao hospital psiquiátrico de Arkham foi bem propositada, pois Harleen tinha vindo a desenvolver uma obsessão secreta pelo Coringa.
Ela lá consegue se transformar na psiquiatra do Coringa e acaba por criar um plano para libertar o Rei Palhaço do Crime do Hospital de Arkham. Tudo corre como o planeado e o Coringa acaba escapando.
Harleen Quinzel se junta assim ao Coringa e adota o nome de Arlequina, numa referência aquilo que a relação dos dois se viria a transformar. Arlequina seria uma espécie de súbdita do Coringa, fazendo tudo o que ele desejasse, mesmo apesar do vilão ser um manipulador sem qualquer tipo de sentimentos.
Muita insanidade e o momento de mudança
A relação que a Arlequina foi mantendo com o Coringa só fez com que ela acabasse por ficar ainda mais insana e desequilibrada. A loucura da personagem foi aumentando e os seus comportamentos foram ficando cada vez mais erráticos.
Contudo, as coisas começaram a mudar. Apesar de ser obcecada pelo Coringa a sua opinião em relação ao Rei Palhaço do Crime foi lentamente mudando. Anos de maus tratos e de pura humilhação por parte do vilão fez com que a Arlequina acabasse mesmo por abandonar o principal antagonista do Batman.
É certo que dependendo das HQs a história da Arlequina e do Coringa tem os seus altos e baixos e eles lá voltam a se unir para eventualmente se separarem novamente e vice-versa. No entanto, isso é algo que tem vindo a mudar nos últimos anos, a Arlequina é vista cada vez mais como uma garota independente e que provou ser mais que capaz de viver sem o Coringa.
Aliás, ela foi desenvolvendo muitas outras relações amorosas, como foram os casos da Hera Venenosa, Bianca Steeplechase, Pistoleiro e até do próprio Shazam!
Hoje em dia a Arlequina não é mais uma figura subserviente, mas sim uma mulher com muito power e capaz de ultrapassar todos os obstáculos que possam ser colocados no seu caminho!
A Arlequina na atualidade
Nos tempos que correm se quisermos falar da Arlequina, temos obrigatoriamente que falar da atriz Margot Robbie! Depois do sucesso que foi a sua personagem no filme Esquadrão Suicida, Margot Robbie e a Arlequina se tornaram dois nomes praticamente inseparáveis.
A Arlequina de Margot Robbie é uma personagem que celebra a emancipação e a capacidade de abandonar um relacionamento tóxico, conseguindo ultrapassar as suas obsessões (pouco saudáveis).
Depois do filme Esquadrão Suicida, a Arlequina de Margot Robbie não quer mais saber do Coringa, o abandonando. No lugar do Rei Palhaço do Crime ela preferiu se aliar a outras mulheres, algo que poderemos ver no filme Aves de Rapina.
Na CCXP2019, Margot Robbie esteve presente no painel de Aves de Rapina e confirmou que o filme é sobre emancipação a todos os níveis, quer seja de uma pessoa, de um relacionamento, ou até mesmo do sistema que nos é imposto!
Arlequina, a série animada
Em 2019 a Arlequina ganhou a sua primeira série animada em nome próprio! Mas não se deixe enganar, esta nova série não é uma coisa para crianças, pois apesar de ser uma produção de humor, as temáticas são bem para galera mais adulta.
A série animada conta com a voz da atriz Kaley Cuoco para dar vida à personagem principal.
Curiosamente, mais do que vermos a Arlequina fazendo dupla com o Coringa, nesta série ela prefere a ajuda da sua amiga/interesse romântico, Hera Venenosa! Esta produção tem recebido excelentes críticas e promete fazer as delícias de todos os fãs da personagem!
FIQUE LIGADO:
Conheça as 10 melhores frases da Arlequina
5 razões por que Coringa e Arlequina não é uma história de amor