Com o terceiro episódio de Star Trek: Discovery, fomos finalmente introduzidos a USS Discovery e a seu capitão Gabriel Lorca, um homem com alguns segredos e colecionáveis incomuns. Além disso, ficamos sabendo também um pouco mais sobre a ligação entre Michael e sua mãe adotiva, Amanda.
Confira essas quatro referências para os verdadeiros fãs da franquia!
Bolinhas peludas
Quando Burnham é chamada para ver Lorca, vemos na secretária do Capitão um ser peludinho muito querido na franquia, o Pingo.
Introduzidos na série clássica, essas pequenas criaturas são adoradas por humanos e vulcanos, devido a um efeito tranquilizante que produzem em seus sistemas nervosos. Além disso, fica muito difícil nos vermos livres delas, pois são capazes de se auto-fertilizar. Se você der comida aos Pingos, eles vão se reproduzir a uma velocidade prodigiosa.
Na primeira aparição dos Pingos, a Tenente Uhura vai pegar como animal de estimação um desses peludinhos e o levar para a Enterprise. Dentro de poucos dias, ele já havia dado à luz um milhão de outros iguais.
O Capitão Kirk acabou tendo que os teletransportar para uma nave Klingon. Porém, os Klingons vão odiar essas criaturas e as considerar como grandes inimigos do Império, acabando por destruir, no futuro, o planeta-mãe dos pequenos seres.
Esqueleto de Gorn
Quase no final do episódio, Lorca nos mostra um gênero de museu privado com várias criaturas e, em plano de fundo, se encontra o esqueleto de um Gorn.
Essa espécie reptiliana apareceu pela primeira vez na série clássica, quando o Capitão Kirk é transportado para um planeta deserto. Esse encontro é considerado o primeiro contato da Federação com a espécie. Então, como é possível que Lorca tenha um esqueleto Gorn em sua posse uma década antes?
O produtor da série, Aaron Harberts, disse em After Trek:
“O que é que isso diz sobre Lorca? Não quer dizer necessariamente que ele encontrou um Gorn. Mas quem ele conhece? Onde pegou o esqueleto? O que isso pode revelar sobre esse capitão?”
Existem realmente numerosas explicações. Será que Lorca comprou esse esqueleto a um vendedor de moral duvidosa, como Harry Mudd, o mercador favorito da série clássica que aparecerá em Star Trek: Discovery?
Alice no País das Maravilhas
Neste episódio, Burnham fala um pouco de sua mãe adotiva, Amanda. Ela tem consigo o livro Alice no País das Maravilhas e explica:
"Minha mãe adotiva em Vulcano costumava ler para mim e para seu filho."
Ela está se referindo a Spock, claro, e é uma referência a Jornada nas Estrelas: Série Animada. Aí, Spock diz sobre Amanda:
"Literatura leve é considerado relaxante, Capitão. Minha mãe era particularmente fã do trabalho de Lewis Carol."
Seção 31
Quando Burnham e os outros presidiários entram na USS Discovery, eles apontam indivíduos com uniformes negros da Frota Estelar. Isso em conjunto com operações secretas fora do protocolo, será que significa que essa é uma nave da Seção 31?
Essa é a unidade de operações secretas da Frota Estelar, que nos é apresentada em Star Trek: Deep Space 9, sendo responsável por muitas atividades clandestinas para manter a Federação segura a todo o custo.