Falar de criadores no mundo dos quadrinhos é falar de Stan Lee. O maior criador da Marvel é uma fonte de inspiração pela sua contribuição no imaginário dos super-heróis e pelo caminho trilhado no desenvolvimento e legitimação da HQ.
Veja algumas das melhores frases ditas por Stan Lee (1922 - 2018) ao longo dos seus impressionantes 95 anos de vida.
Frases icônicas de Stan Lee
Sou um ator frustrado. O meu objetivo é vencer o Alfred Hitchcock no número de aparições em filmes. Eu vou tentar quebrar seu recorde.
Eu não sou um profeta, mas estou adivinhando que os quadrinhos vão ser sempre fortes. Eu acho que nada pode realmente bater a alegria pura e o prazer de segurar uma revista em sua mão, lendo a história no papel, poder enrolá-la e colocá-la em seu bolso, reler de novo mais tarde, mostrar a um amigo, levar ela junto, jogar na estante, colecioná-las, ter um monte de revistas empilhadas e ler de novo como série. Eu penso que os jovens sempre amaram isso. Eu acho que eles vão sempre amar.
Aquiles, sem seu calcanhar, você nem saberia seu nome hoje em dia.
Todos nós desejamos ter superpoderes. Todos desejamos que pudéssemos fazer mais do que podemos fazer.
A tecnologia não é um vilão. Tecnologia deveria ajudar, mas se você apenas usa tecnologia em prol da tecnologia, então você está enganando o público. Você não está dando a eles a melhor história e a melhor direção e etc.
O único conselho que alguém pode dar é esse: se você quer ser um escritor, continue escrevendo. E leia tudo o que puder, leia todas as coisas.
Eu costumava ficar envergonhado porque eu era apenas um escritor de quadrinhos enquanto outras pessoas construíam pontes ou iam para carreiras médicas. E depois comecei a entender: o entretenimento é uma das coisas mais importantes na vida das pessoas. Sem isso elas podem parar no fundo do poço. Eu sinto que se você é capaz de entreter as pessoas, você está fazendo algo de bom.
Eu sei que o mundo espera que eu tenha superpoderes, e isso vai ser um pouco decepcionante. Mas eu apenas represento a mim mesmo.
Se Shakespeare e Michelangelo estivessem vivos hoje, e se eles decidissem colaborar em uma HQ, Shakespeare escreveria o roteiro e Michelangelo o desenharia. Como pode alguém dizer que isso não seria viável como forma de arte como qualquer outra na Terra?
Tudo o que eu pensava enquanto escrevia minhas histórias era ‘Espero que esses quadrinhos vendam para que eu continue meu trabalho e continue pagando o aluguel.’ Nunca, em um milhão de anos, eu imaginei que isso iria se transformar no que se transformou hoje em dia. Nunca.
Eu nunca entendi porque as pessoas se drogam. Elas formam hábitos que podem matar você. Eu não preciso de nada que me anime ou que me faça sentir mais criativo, e eu não precisava delas para me ajudarem com mulheres.
O clichê que tentei evitar era algo sobre odiar ‘parceiros adolescentes’. Eu sempre imaginei que, se eu fosse um super-herói, eu jamais, em tempo algum, iria andar com um adolescente. Então, meu editor insistiu que eu tivesse um adolescente nas séries, porque eles sempre achavam que os jovens não iam ler os livros a não ser que existisse um adolescente na história; o que é um absurdo.
A vida nunca está completa sem seus desafios.
Eu não vejo necessidade de me aposentar enquanto eu estiver me divertindo.
Se há pessoas que gostam do trabalho que você fez, por causa disso, elas gostam de você e querem seu autógrafo e tirar uma foto, isso é muito gratificante. Você tem que ser grato.
Você sabe, meu lema é 'Excelsior'. Essa é uma palavra antiga que significa 'para cima e para a frente, para maior glória'. Está no selo do estado de Nova York. Siga em frente, e se for a hora de ir, é a hora. Nada dura para sempre.
Eu não sei onde diabos estarei daqui a cinco anos. Talvez eu esteja produzindo filmes, talvez eu esteja em uma esquina vendendo maçãs. Eu não sei, mas estou me divertindo muito.
(Sobre os X-Men) Eu queria que eles fossem diversos. Todo o princípio subjacente dos X-Men era tentar ser uma história anti-fanatismo para mostrar que há bondade em todas as pessoas.
Algumas pessoas dirão: “Por que ler uma revista em quadrinhos? Isso sufoca a imaginação. Se você lê um romance, imagina como são as pessoas. Se você lê uma história em quadrinhos, ela já estará mostrando tudo para você.” A única resposta que posso dar é: você pode ler uma peça de Shakespeare, mas isso significa que você não gostaria de vê-la no palco?
Excelsior!