Na enxurrada atual de filmes de super-heróis, é comum que alguns acabem se saindo melhor do que os outros. Apesar disso, uma coisa sempre se mantém de alta qualidade: as aparições de Stan Lee sempre foram divertidíssimas! É uma espécie de Onde está o Wally dos filmes da Marvel.
Confira a nossa lista apontando todas as suas participações dessa lenda dos quadrinhos que morreu aos 95 anos:
O Julgamento do Incrível Hulk (1989)
Onde tudo começou, antes mesmo da era de ouro dos filmes de super-heróis que vivemos hoje em dia. Esse é um filme feito diretamente para a TV, no qual David Banner (isso mesmo, na TV não era Bruce Banner) é acusado de um crime violento ligado ao Rei do Crime e vai a julgamento por isso, contando com Matt Murdock como seu advogado. A participação de Stan Lee é breve, aparecendo como um dos membros do juri.
X-Men: O Filme (2000)
Agora sim o início da era de ouro dos filmes de super-heróis. Essa participação especial quase passa desapercebida: Quando o Senador Kelly sai do oceano transformado num mutante, Stan Lee está entre a multidão de pessoas espantadas como um vendedor de cachorros quentes.
Homem-Aranha (2002)
Mais uma rápida aparição do homem. Durante o atentado do Duende Verde, antes do primeiro combate contra o Homem-Aranha. Stan Lee está novamente na multidão e foge dos destroços que caem do prédio. Há ainda uma segunda cena que foi cortada do filme onde Stan Lee tentava vender um par de óculos para Peter Parker.
Demolidor: O Homem Sem Medo (2003)
Um filme não muito querido pelos fãs do herói cego. Contudo, é inegável que cena de Stan Lee deixa o filme um pouco mais suportável. Aqui, um jovem Matt Murdock impede que um distraído leitor de jornal atravesse a faixa de pedestres enquanto o sinal está fechado. Obviamente que Stan é o homem com o jornal.
Hulk (2003)
A primeira aparição em que Stan Lee possui uma fala. Nesse filme, Stan é um segurança e está conversando com seu parceiro de trabalho, interpretado por Lou Ferrigno, o Hulk do antigo seriado. Portanto, dupla participação especial!
Homem-Aranha 2 (2004)
Mais uma vez Stan Lee desvia de escombros de prédio em mais uma luta do Homem-Aranha, dessa vez contra o Dr. Octopus. No entanto, ele não parece estar tão assustado quanto no filme anterior. Stan até mesmo dá uma de herói e salva uma mulher, evitando que um dos pedaços da arquitetura caia sobre ela.
Quarteto Fantástico (2005)
Pode parecer só um simples cameo de Stan Lee, no papel de um carteiro normal. Contudo, nesse filme ele está interpretando um personagem dos quadrinhos do Quarteto Fantástico. Trata-se de Willie Lumpkin que teve sua estreia ainda nos anos 60. Esse carteiro velhinho já se voluntariou para participar do Quarteto Fantástico, dizendo possuir a habilidade de balançar suas orelhas.
X-Men: O Confronto Final (2006)
Quando Charles Xavier e Magneto fazem uma visita a uma jovem Jean Grey, ficam surpreso quando a garotinha faz a vizinhança inteira flutuar com seus poderes. Outra pessoa que fica muito surpresa, o nosso Stan Lee. Ele fica pasmo com a água de sua mangueira que desafia a gravidade. Também nessa cena há a participação especial de Chris Cleremont, escritor do arco Dias de um Futuro Esquecido.
Homem-Aranha 3 (2007)
Pelo jeito, Stan Lee finalmente aprendeu a não ficar debaixo de prédios durante as lutas do Homem-Aranha. Nesse filme, sua participação acontece quando Peter Parker está lendo um outdoor que diz que o Homem-Aranha irá receber a chave da cidade. Stan então se aproxima do rapaz e diz: "Sabe, acho que uma pessoa pode mesmo fazer a diferença."
Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007)
Nessa cena, Stan Lee interpreta a si mesmo ao ser barrado na fila do casamento de Susan Storm e Reed Richards. Esse cameo é uma referência direta ao casamento da Mulher Invisível e o Sr. Fantástico nos quadrinhos. Na HQ de 1960 Stan Lee e Jack Kirby também são barrados na entrada do evento.
Homem de Ferro (2008)
No primeiro filme oficial dos Estúdios Marvel, Stan Lee possui uma participação bem pequena. Na cena em que Tony Stark entra em uma festa repleta de celebridades, ele acaba confundindo Stan Lee com Hugh Hefner da revista Playboy. Tudo bem que Stan estava de costas e cercado de mulheres atraentes, mas é uma falta de consideração com uma das pessoas que te criou, Tony!
O Incrível Hulk (2008)
Mais uma participação curta de Stan Lee. No novo filme do Hulk, a participação de Stan é no papel de um homem que toma um refrigerante contaminado com o sangue radioativo de Bruce Banner. É por causa do envenenamento desse homem que as autoridades americanas conseguem rastrear o paradeiro do Hulk no Brasil.
Homem de Ferro 2 (2010)
Mais um filme do Homem de Ferro e mais uma cena em que Stan Lee é confundido por outra pessoa. Novamente Tony se encontra em meio a uma multidão e ao encontrar Stan Lee, Stark o cumprimenta chamando-o de Larry King, o apresentador de rádio e TV. Dessa vez ele estava de frente para você, Tony!
Thor (2011)
Em Thor, a participação especial de Stan Lee é durante a cena em que várias pessoas tentam levantar o martelo do deus do trovão, Mjölnir. Stan usa o artifício de correntes e uma picape para tentar tirar o martelo do lugar. Obviamente isso não dá certo. Uma curiosidade desse cameo é que Stan Lee aprece nos créditos do filme como Stan The Man (Stan 'O Homem'), seu apelido na Era de Prata dos quadrinhos da Marvel.
Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)
Dessa vez é Stan Lee quem se confunde. Em uma cerimônia dedicada ao Capitão América, Stan é um general do exército que aguarda para conhecer o super herói. Quando um oficial aparece para avisar que Capitão América não irá comparecer, Stan pensa que o oficial é o herói aguardado e diz: "Pensei que ele fosse maior."
Vingadores (2012)
Stan Lee possui uma breve participação nesse filme. Ele aparece durante um trecho de uma reportagem sobre os Vingadores depois do desastre em Nova York. Stan fala: "Super heróis em Nova York? Me dá um tempo."
Stan também possuía uma outra cena, mas foi cortada da versão final do filme. Nela uma garçonete conversava com Steve Rogers e depois saía para atender outras mesas. Stan, numa mesa ao lado, se inclina na direção de Steve e diz: "Pede o número dela, seu imbecil."
O Espetacular Homem-Aranha (2012)
Talvez uma de suas aparições mais engraçadas até hoje. Durante a luta do Homem-Aranha contra o Lagarto, a confusão chegou até a biblioteca. Stan Lee é o funcionário da biblioteca que trabalha ouvindo música clássica nos fones de ouvido, totalmente alheio ao o que está acontecendo ao seu redor. Tanto que nem nota que é salvo por um triz e que o cômodo está sendo destruído.
Homem de Ferro 3 (2013)
Essa curta participação acontece quando Tony Stark está se esgueirando pelos bastidores de um concurso de beleza. Em uma das TVs é possível ver Stan Lee como um dos jurados do concurso. Lee está muito animado ao dar uma nota 10 para a participante.
Thor: O Mundo Sombrio (2013)
Em Thor: O Mundo Sombrio vemos que após os incidente em Nova York, o professor Erik Selvig foi parar em um hospital psiquiátrico. Na cena, Selvig está dando uma aula sobre A Convergência para seus companheiros de hospital utilizando sapatos como exemplo. Ao final, vemos que um dos internos é Stan Lee que pergunta se ele pode ter seu sapato de volta.
Capitão América: O Soldado Invernal (2014)
Stan Lee realmente deve passar confiabilidade, pois novamente ele interpreta um segurança. Capitão América rouba seu uniforme antigo que estava em exibição no Instituto Smithsonian. Quando o segurança Stan Lee nota o sumiço da peça da exposição, diz: "Ah cara, eu vou ser demitido!"
O Espetacular Homem-Aranha 2 (2014)
No segundo filme do espetacular Homem-Aranha, Peter Parker chega em cima da hora para sua própria formatura. No meio da correria para chegar a tempo, Peter quase esquece de tirar a máscara de Homem-Arnha. Stan Lee, que está na plateia, repara nessa troca de roupa e diz: "Acho que conheço aquele cara."
Guardiões da Galáxia (2014)
Em Xandar, quando somos apresentados aos personagens de Rocket Raccoon e Groot, vemos o guaxinim escaneando o local e criticando as pessoas. Uma dessas pessoas é Stan Lee que está dando em cima de uma garota bem mais jovem que ele. Stan teria mais uma participação no filme, mas que nunca foi gravada: ele estaria em uma das celas do Colecionador e faria um gesto não muito legal para Groot.
Operação Big Hero (2014)
Até mesmo no filme de animação da Disney baseada em uma equipe de super heróis da Marvel conta com a presença do Homem! Nesse filme, em uma cena pós-créditos, Stan Lee aparece como o pai do personagem Fred, quando este descobre uma sala secreta cheia de equipamentos de super herói.
Vingadores: Era de Ultron (2015)
Na festa da vitória dos Vingadores, Thor e Capitão América estão prestes a experimentar um licor asgardiano quando um veterano da Segunda Guerra Mundial, interpretado por Stan Lee, pede um gole da bebida. Thor diz que a bebida não foi feita para os mortais, mas o velhinho insiste no trago. A cena corta e vemos Stan Lee bêbado sendo carregado para fora da festa.
Homem-Formiga (2015)
De bêbado para bartender. No finalzinho do filme, na cena pós-créditos, Stan Lee dá o ar de sua graça. Durante o flashback em que Luis conta como seu amigo tinha encontrado uma garota muito bonita em um bar, Stan Lee aparece como o bartender da história. A participação é ainda mais engraçada por causa da dublagem de Luis sobre a fala de Lee.
Deadpool (2016)
Logo após escapar do Programa Arma X, Wade Wilson resolve procurar sua esposa Vanessa. A busca o leva ao novo lugar de trabalho de Vanessa, um strip club, onde podemos ver Stan Lee trabalhando como o MC do lugar.
Capitão América: Guerra Civil (2016)
Ao fim do filme, vemos Tony Stark ajudar seu amigo Rhodes com a fisioterapia, decorrente da batalha no aeroporto. É nesse momento em que um entregador da FedEx aparece procurando por um "Tony Stank" (algo como "Tony Fede", em português). Será que essa confusão com o nome Stark é em retaliação por Stan Lee ter sido reconhecido duas vezes pelo Homem de Ferro?
X-Men: Apocalipse (2016)
Uma participação mais séria em comparação às anteriores. Aqui, Stan Lee é umas das muitas pessoas que vislumbram o decolar de várias ogivas nucleares. Esse é o cameo favorito de Stan Lee, pois a participação foi feita ao lado de sua esposa, Joan Lee.
Doutor Estranho (2016)
Durante a fuga de Doutor Estranho e Mordo, perseguidos por Kaecilius, a realidade é distorcida e os dois caem em um ônibus. Dentro do ônibus está Stan Lee que nem nota os dois magos, pois está muito ocupado se divertindo horrores com a leitura do livro As Portas da Percepção de Aldous Huxley.
O livro conta as experiências do autor ao experimentar mescalina na intenção de que a droga o ajudaria a conseguir um maior nível de consciência. Um tema em comum com o filme do Doutor Estranho que também tem muito de psicodélico.
Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)
A cereja no bolo das participações de Stan Lee. Não uma, mas duas cenas com O Homem. Nelas, Stan Lee em trajes espaciais conta para um grupo de alienígenas cabeçudos suas histórias. Fala especificamente de quando ele foi um entregador de encomendas (referência a Capitão América: Guerra Civil). Na outra cena Stan é deixado para trás pelos alienígenas e reclama: "Pensei que vocês me dariam uma carona para casa."
Por que essa participação é tão importante? Pois os alienígenas com quem Stan Lee estava conversando são os Vigias, uma raça muito avançada que observa e recolhe informações de todo o universo, sem nunca se envolverem em qualquer evento. Isso é uma grande evidência para uma teoria feita por fãs sobre quem é Stan Lee nos filmes da Marvel.
Essa teoria diz que Stan Lee é o mesmo personagem em todas as suas participações em filmes da Marvel. Especificamente, diz que Stan seria Uatu, o Vigia responsável por observar os eventos da Terra. O que faz sentido, pois Lee participa dos filmes, mas não possui uma influência direta na trama.
Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)
No mais recente reboot do Cabeça de Teia, a cena de Stan Lee acontece quando Homem-Aranha tenta impedir um homem de roubar um carro, porém descobre que homem não é um ladrão, mas sim o dono do carro. O alarme dispara, incomodando toda a vizinhança, que sai em suas janelas para gritar para o herói. Uma dessas pessoas irritadas é Stan Lee.
Thor: Ragnarok (2017)
No terceiro capítulo da franquia Thor, o nosso querido Stan Lee aparece para mudar o visual do deus do trovão. Thor é vendido por Valquíria ao Grão-Mestre e transformado em gladiador da arena de Sakaar. Mas antes de entrar para o combate, o asgardiano descobre que seu visual e armas serão transformados – e é nesse momento que entra Stan Lee. O grande criador aparece como um barbeiro alienígena que corta o cabelo de Thor com uma máquina bem bizarra.
Pantera Negra (2018)
Obviamente, Lee não estaria de fora de um dos maiores sucessos da Marvel até hoje. Durante a cena do cassino na Coreia do Sul, T'Challa encontra o agente americano Everett Ross. O rei de Wakanda se aproxima do homem e faz uma aposta na mesa, apenas para disfarçar a breve conversa com o americano. T'Challa sai de perto, antes de receber o resultado de que havia ganhado na aposta. Como ele não voltou, Stan Lee prontamente aparece para "guardar" o prêmio para ele.
Essa cena, a primeira vista, não passa de uma piadinha, como costumam ser as participações de Stan Lee. Porém, ela pode ser interpretada com um significado mais profundo que possui ligação com a temática do filme. O ato de Stan Lee, um homem branco, tomar posse das riquezas conquistadas por T'Challa, um homem negro, faz paralelo a exploração da África imposto por países colonialistas.
Vingadores: Guerra Infinita (2018)
Deadpool 2 (2018)
Diferente do primeiro filme do mercenário tagarela, Stan Lee não apareceu pessoalmente em Deadpool 2. No entanto, o filme fez sua homenagem ao Homem mesmo assim. Durante a cena em que Dominó desce de paraquedas, é possível ver rapidamente um enorme graffiti do rosto de Stan Lee na lateral de um prédio.
Homem-Formiga e a Vespa (2018)
No retorno do Homem-Formiga às telas do cinema, temos também o retorno de Stan Lee. Dessa vez, durante uma perseguição de carro, para despistar seus inimigos, a Vespa atira seus discos de encolhimento. Um desses discos atinge o carro estacionado de Stan Lee, que imediatamente assume ser o efeito colateral de ter abusado de drogas recreativas durante os anos 60.
Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas (2018)
Nós sabemos, esse não é um filme da Marvel, mas exatamente por isso que sua participação no filme é tão divertida. O filme conta a história de como os Jovens Titãs também querem ser estrelas de Hollywood e ter um filme sobre eles. E como todo bom filme de heróis, Stan Lee aparece para fazer uma breve aparição. Estava varrendo o chão, mas logo pega a câmera para si e começa a dançar. Sua festa não dura muito, pois é avisado de que não está em um filme da Marvel e sim da DC.
Mais ao final do filme Stan Lee aparece uma segunda vez, dessa vez sendo atropelado pelos heróis. Stan fala que não se importa que o filme seja da DC, ele quer ter uma participação mesmo assim.
Venom (2018)
Homem-Aranha no Aranhaverso (2018)
Essas são todas as participações que Stan Lee fez em filmes com o selo Marvel. Ainda há várias outras em seriados e até mesmo em outros filmes que não são sobre super-heróis.
Stan Lee morreu aos 95 anos, em 12 de novembro de 2018, deixando um incrível legado para o mundo geek, indiscutivelmente.