O Shazam, também conhecido pelo nome de Capitão Marvel, é um dos mais curiosos personagens da DC Comics e isso não acontece apenas por ele ser conhecido por dois nomes diferentes.
São várias as características únicas de Shazam, desde os seus superpoderes até à sua personalidade bem divertida (resultado dele ser na realidade, uma criança). Contudo um dos mais interessantes aspectos deste super-herói são mesmo os seus inimigos.
Os Sete Inimigos Mortais do Homem, também conhecidos por Sete Pecados Capitais são um dos mais complexos e simbólicos vilões da história dos quadrinhos e Shazam tem a sorte (ou o azar) de partilhar as páginas dos quadrinhos com eles.
Provavelmente os vilões mais antigos da história
Os Sete Inimigos Mortais, são basicamente uma representação dos conhecidos Sete Pecados Capitais, nos quadrinhos eles são sete demônios que controlam os humanos ao afetar os seus desejos pecaminosos. Eles são:
- Orgulho;
- Inveja;
- Ganância;
- Raiva;
- Preguiça;
- Gula;
- Luxúria.
Podemos assim dizer que eles acabam por ser os vilões mais antigos que já circularam nos quadrinhos, uma vez que eles surgiram há milhares de anos.
Muito antes do o próprio Billy Batson ter os poderes de Shazam, o Mago Shazam foi capaz de capturar estes terríveis sete demônios e de os aprisionar dentro de sete estátuas de pedra, um castigo que deveria durar para toda a eternidade, pois as estátuas tinham sido colocadas dentro da Pedra da Eternidade - um local fora do espaço tempo.
Uma libertação inesperada
Apesar de os Sete Inimigos Mortais do Homem terem sido capturados pelo Mago Shazam, as coisas acabaram por se complicar quando o Espectro o enfrentou.
O Mago Shazam perdeu o confronto e acabou mesmo por morrer nas mãos do Espectro, sendo que a Pedra da Eternidade foi destruída como consequência da sua morte.
Com a morte do Mago Shazam e com a destruição da Pedra da Eternidade, os Sete Inimigos Mortais do Homem acabaram por conseguir se libertar espalhando o caos por toda a humanidade.
Foi nesse momento que o Shazam e a restante Família Shazam tiveram que reconstruir a Pedra da Eternidade de forma a aprisionar os demônios novamente, coisa que eles fizeram com sucesso. O Shazam passou a ser o novo guardião da Pedra da Eternidade, contudo com alguns efeitos secundários...
Os Sete Inimigos Mortais do Homem acabaram por conseguir entrar na mente do Shazam e a sanidade mental do herói acabou por começar a se deteriorar.
Interações com outros membros da Liga da Justiça
Para você ter uma pequena noção do poder destes demônios, apenas um deles foi capaz de corromper dois dos heróis da Liga da Justiça mais fortes a nível mental.
Nos quadrinhos a Inveja lançou um ataque a Gotham City com a ajuda do vilão Chave, juntos eles foram capazes de manipular a mente do Batman e do Arqueiro Verde, colocando os dois heróis um contra o outro.
Esta foi uma das poucas vezes que alguém conseguiu manipular a mente do Batman a este nível, mostrando o poder que apenas um dos demônios tem... Muito provavelmente os Sete Inimigos Mortais do Homem poderiam ser um grande desafio para qualquer time de super-heróis.
A aliança com o Adão Negro
Como qualquer vilão nos quadrinhos os Sete Inimigos Mortais do Homem, conseguiram escapar em várias ocasiões, complicando assim a vida do Shazam.
Numa dessas ocasiões eles conseguiram escapar com a ajuda do Adão Negro, foi desta forma que o vilão conseguiu se aliar com os demônios.
Os demônios se juntaram e pela primeira vez se transformaram num gigante monstro de fogo que aterrorizou várias cidades por todo o mundo. Mas como seria de adivinhar, o Shazam foi capaz de derrotar estes poderosos inimigos os colocando de novo aprisionados dentro da Pedra da Eternidade.
E para você, qual é o maior inimigo do Shazam? Acha que os Sete Inimigos Mortais do Homem seriam capazes de destruir a Liga da Justiça? Deixe a sua opinião nos comentários!
______________
Falamos um pouco mais sobre Shazam! e seus personagens em nosso canal no YouTube. Confere aí: