Robin é o nome da posição de assistente do super-herói Batman, um garoto treinado pelo próprio homem-morcego para combater o crime ao seu lado. É uma espécie de versão mirim e mais colorida do Batman, pois é um ótimo artista marcial e tem vários equipamentos tecnológicos a sua disposição. Até hoje, existiram cinco Robins oficiais, conheça agora quem são eles e o resumo de suas trajetórias.
Dick Grayson - O trapezista
O garoto prodígio original. Dick Grayson desde muito cedo teve treinamento acrobático, pois seus pais eram trapezistas e viviam em um circo. Após presenciar a morte dos pais pelas mãos de um gangster, Dick foi adotado por Bruce Wayne como seu guardião legal. Bruce passou a preparar o garoto para o combate e o ajudou a superar o trauma de sua perda.
Obviamente, Dick não seria um assistente ou mesmo carregaria o nome Robin para o resto da sua vida. Ele ainda teria sua própria carreira como super-herói. Foi um dos membros fundadores da equipe Jovens Titãs e anos mais tarde assumiu o codinome Asa Noturna para as suas ações como vigilante em Gotham. Dick Grayson também já assumiu o manto do Batman, durante o período em que Bruce Wayne tinha desaparecido e foi considerado morto.
Jason Todd - O ladrão
Jason Todd foi o sucessor de Dick Grayson quando esse se tornou muito velho para o cargo. Assim como o Robin anterior, Jason era um órfão em Gotham que se envolvia com o crime por necessidade. Seu caminho se cruzou com o de Batman após o garoto roubar as rodas do Batmóvel. Bruce Wayne acolheu Jason e providenciou seu treinamento e transformou em Robin.
Sua carreira como Robin chegaria a um final trágico. Jason Todd, durante uma missão de resgate, foi capturado pelo Coringa, que o espancou até a morte usando um pé-de-cabra. Batman não conseguiu chegar a tempo de salvar Jason, e a morte do garoto o motivou ainda mais continuar com seu vigilantismo.
A morte, como é bastante comum nos quadrinhos, não foi o fim do personagem. Anos depois, Jason Todd foi ressuscitado. Entretanto, não era mais o garoto prodígio, sua personalidade se tornou muito mais sombria e agressiva. Assumiu a alcunha de Capuz Vermelho ao agir como um vigilante. Porém, diferente do Batman (de quem ele passou a nutrir rancor), sua postura diante dos criminosas é muito mais impiedosa e não se importa em matá-los.
Tim Drake - O detetive
Diferente dos Robins anteriores, Tim Drake não foi abordado pelo Batman para se tornar seu assistente. No caso de Tim, foi ele próprio quem se voluntariou para o cargo. Após deduzir corretamente a identidade de Batman e Asa Noturna, o garoto passou a se vestir como Robin e, depois de se provar em combate, foi aceito como assistente pelo Morcego.
Tim Drake possui uma carreira de vigilante bastante parecida com a de Dick Grayson. Ele também se graduou da posição de Robin e tomou um nome próprio de super-herói, se tornou o Robin Vermelho (grande diferença!). Também é o fundador de uma equipe de super-heróis adolescentes, no caso, a Justiça Jovem. Antes de Grayson assumir o posto e Batman, foi Tim quem primeiro colocou a roupa de morcego no lugar de Bruce Wayne.
Stephanie Brown - A Salteadora
Stephanie Brown é a filha de um vilão do Batman, o Mestre das Pistas. Ela, no entanto, desaprovava as ações do pai e começou a agir como uma vigilante para atrapalhar seus planos. Assim Stephanie se tornou a Salteadora. Em suas aventuras, ela conheceu tanto Batman quanto o Robin (Tim Drake), com quem começou a namorar.
Quando Tim Drake se mudou de cidade e não pode mais ser o Robin, Stephanie fez um uniforme de Robin para si e foi até Batman, para pedir que ele a aceitasse como assistente. Relutante, Batman aceita e treina Stephanie para melhor exercer sua função. Por um tempo, Stephanie parecia ser uma ótima substituição para Tim, sendo habilidosa e prestativa. Contudo, Batman a dispensou do cargo após ela desobedecer suas ordens.
Carrie Kelley - A aficionada
Caroline "Carrie" Keene Kelly tinha apenas 13 anos de idade quando foi salva pelo Batman de um grupo de delinquentes que a tentavam assaltar. A partir desse momento Carrie se tornou verdadeiramente obcecada pelo mais famoso vigilante de Gotham City.
Ela idolatrava tanto o Batman, que decidiu juntar alguma grana para comprar um uniforme de Robin, na esperança de um dia chamar a atenção do seu herói. A jovem Robin tentava apanhar pequenos ladrões e mafiosos, utilizando alguns acessórios de construção bem amadora. Contudo um dia, o Batman foi cercado por um grupo de vilões chamado Os Mutantes e de forma surpreendente Carrie conseguiu salvar o Cavaleiro das Trevas. Foi a partir desse momento que ela foi aceite como o novo Robin.
Damian Wayne - O herdeiro
Como o nome já indica, Damian Wayne é filho de Bruce Wayne e Talia al Ghul. O garoto só foi revelado ao Batman quando já tinha dez anos de idade, já tendo passado pelo extenso treinamento da Liga dos Assassinos. Desde o princípio Damian quis ser Robin e ajudar o pai no combate contra criminosos, mas foi considerado inadequado devido ao seu comportamento mimado, egoísta e violento.
Damian Wayne passou a ser treinado para se tornar um super-herói para que encontrasse redenção aos seu passado com a Liga dos Assassinos. Eventualmente se tornou Robin, mas não como assistente de seu pai, e sim quando Dick Grayson assumiu o título de Batman.
Nós somos Robin
Mais recentemente, nos quadrinhos Novos 52, foi apresentado o grupo Nós Somos Robin. Trata-se de vários adolescentes de Gotham que assumem a identidade de Robin e se juntam para combater os perigos da cidade. Não são treinados em combate, acrobacias ou investigação e contam apenas com a empolgação e a energia da juventude em seu trabalho de vigilantismo.