Conheça os 8 Oscars mais controversos de todos os tempos

Todo mundo tem seus gostos particulares e nem sempre eles estão de acordo com a preferência da maioria das pessoas. E isso é ok! Contudo, quando um evento como o Oscar resolve premiar um filme que não seja tão bom assim ou não é o favorito da maioria, muitas sobrancelhas se erguem em suspeita. Confira a lista de ganhadores de Oscar que até hoje fazem muitas pessoas desconfiarem dessa cerimônia de premiação.

Como Era Verde o Meu Vale (How Green Was My Valley, 1941)

Como era verde o meu vale

Categoria: Melhor filme 

Não é que Como Era Verde o Meu Vale seja um filme ruim. Longe disso! Entretanto, é estranho que este drama sobre a vida de uma família de mineradores de carvão tenha vencido o Oscar no lugar de Cidadão Kane (Citizen Kane, 1941), filme considerado até os dias atuais como uma obra-prima do cinema.

Acontece que Cidadão Kane foi baseado na vida de um magnata dos jornais da época, William Randolph Hearst, que não gostou nada de sua representação nas telonas. É sabido que Hearst fez campanha contra o filme, que teve uma péssima recepção nas bilheterias por conta disso. A Academia, para não contrariar uma personalidade tão poderosa quanto Hearst, concedeu o Oscar de melhor filme para Como Era Verde o Meu Vale.

Rocky: Um Lutador (Rocky, 1976)

Rocky

Categoria: Melhor filme

Foi uma surpresa quando Rocky, filme de baixíssimo orçamento, que quase não ganhou nada nas bilheterias, e estrelado pelo então desconhecido Stallone, ganhou  o Oscar de melhor filme no Academy Awards de 1977. Mais que isso, venceu de diretores renomados como Ingmar Bergman. No entanto, muitos acreditam que o Oscar desse ano foi totalmente indevido e quem deveria ter ganhado era Taxi Driver (1976), considerado até hoje uma das maiores obras de Martin Scorcese.

Gente Como a Gente (Ordinary  People, 1980)

Ordinary People

Categoria: Melhor diretor e melhor filme

Gente Como a Gente é um filme que desperta a ira de fãs do diretor Martin Scorcese. O drama famíliar foi o responsável por tirar o Oscar de melhor filme de Touro Indomável (Raging Bull, 1980). Além disso, como se não bastasse, o filme também ganhou o Oscar de melhor diretor para Robert Redford. 

A controvérsia acontece pois Redford ganhou o Oscar com seu filme de estreia, ou seja, ainda era um novato. Já Scorcese, não apenas estava indicado por um dos melhores filmes de sua carreira, e considerado o melhor daquele ano pelo público, como já havia provado seu talento em outros filmes, como o Taxi Driver.

Meu Primo Vinny (My Cousin Vinny, 1992)

My Cousin Vinny

Categoria: Melhor atriz coadjuvante

Esse é um caso complexo e a controvérsia vai além do prêmio. O prêmio de melhor atriz foi dado a Marisa Tomei pelo filme Meu Primo Vinny, um filme de comédia lançado fora da temporada do Oscar, com quase um ano de idade quando a cerimônia foi realizada. Portanto, um filme não só improvável de ser indicado quanto ainda mais de ganhar um Oscar.

Marisa Tomei é uma atriz bastante respeitada hoje em dia, mas naquela época, apesar do talento, ela ainda era bastante desconhecida. Uma novata ganhando um Oscar contra atrizes já renomadas e por um filme sem o perfil da Academia. Suspeito. Agora adicione a isso o rumor (já desbancado) que surgiu de que o apresentador do prêmio, Jack Palance, estava bêbado e falou o nome errado de propósito.

Forrest Gump: O Contador de Histórias (Forrest Gump, 1994)

Forrest Gump

Categoria: Melhor filme

Mais um filme considerado indigno do Oscar por causa da altíssima qualidade de seus competidores. Forrest Gump é um filme muito bem executado, com a direção de Robert Zemeckis e com Tom Hanks no papel principal, é impossível dizer que esse drama romântico não é material para Oscar. No entanto, o mesmo pode ser dito, e talvez até mais, de seus concorrente.

O primeiro injustiçado pela vitória de Forrest Gump é Pulp Fiction: Tempo de Violência (Pulp Fiction, 1994), filme de Quentin Tarantino que virou sensação entre as audiências da época. Outro filme que deveria ter vencido é Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption, 1994), do diretor Frank Dorabont. É estranho pensar que Um Sonho de Liberdade não ganhou o Oscar de melhor filme, mas que hoje em dia é considerado o melhor filme da história (de acordo com a lista do IMDB).

Shakespeare Apaixonado (Shakespeare in Love, 1998)

Shakespeare in love

Categoria: Melhor filme

Um filme que lucrou (e muito!) com a campanha de votos que seu diretor, Harvey Weinstein, fez em Hollywood. O diretor conseguiu convencer as cabeças dos membros da Academia e Shakespeare Apaixonado, uma comédia dramática, o tipo de filme que não costume se dar muito bem no Oscar, levou sete estatuetas para casa.

A revolta, no caso, está centrada na categoria de melhor filme, pois Shakespeare Apaixonado tirou o prêmio do favorito dos críticos e do público. Esse perdedor é o filme O Resgate do Soldado Ryan (Saving Private Ryan, 1998), um drama de guerra, estrelado por Tom Hanks e Matt Damon, e dirigido por Steven Spielberg. Ou seja, um filme que tinha tudo para ser venerado pela Academia.

O Pianista (The Pianist, 2002)

The Pianist

Categoria: Melhor Ator

Como foi dito anteriormente, alguns filmes brilham mais ao olhos da Academia do que outros. Principalmente se for um drama que se passa durante a Segunda Guerra Mundial. Esse é o caso de O Pianista, contudo ninguém esperava que Adrien Brody fosse ganhar o Oscar pela sua atuação no Longa.

A categoria de Melhor Ator estava excepcionalmente bem disputada durante a cerimônia de 2003. Atores como Daniel Day-Lewis e Jack Nicholson estavam no páreo (ambos são os únicos atores homens a vencer 3 Oscars na atualidade) e eram os favoritos a ganhar a estatueta. Os outros nomeados eram o veterano Michael Caine e (pasmem!) Nicholas Cage, por Adaptação (Adaptation., 2002). A vitória de Brody é contestada, com muitos dizendo que foi o papel que rendeu o Oscar e não a atuação em si.

Crash - No Limite (Crash, 2004)

Crash

Categoria: Melhor filme

O caso mais recente de controvérsia desta lista é também o que mostra o quão conservador a Academia pode ser. Crash é considerado um filme falho que possui uma visão melodramática sobre conflitos de classes e racismo, mas mesmo assim foi votado como o melhor do ano. Muitos dizem que o filme só levou o prêmio pois a academia não gostou da temática do concorrente, apesar de ser um filme superior a Crash.

O filme que deveria ter ganhado era O Segredo de Brokeback Mountain (Brokeback Mountain, 2004). O drama dirigido por Ang Lee, conta a história de dois cowboys que se descobrem apaixonados um pelo outro. Ao que tudo indica, a temática gay foi muito ousada e desagradou os votantes de mente fechada da Academia.

O problema maior não é Brokeback Mountain ter perdido, mas sim Crash ganhar. Pois até haviam outros bons filmes no páreo para a posição de melhor, Johnny & June (Walk the Line, 2004) é um exemplo. O Oscar ser dado a Crash parece que Academia escolheu o único outro filme com temática socialmente relevante simplesmente para não dar para um filme que fala sobre homossexualidade. 

Qual é sua opinião sobre isso? Tem algum outro filme que você acha que foi premiado injustamente?

Publicado em
Matheus Barbosa
Matheus Barbosa
Formado em Cinema de Animação com uma paixão por enigmas..