O ano de 2022 trouxe grandes obras para os fãs do cinema de terror. Tem thriller psicológico, tem filme cheio de sustos, e opções para todos os gostos dos fãs do gênero. Confira 16 dos melhores filmes de terror de 2022.
A lista abaixo não segue ordem classificatória.
1. Sorria
Este filme de terror psicológico deu o que falar este ano, com seu equilíbrio entre violência, sustos, terror e suspense. A trama acompanha o drama da psiquiatra Rose. Após um paciente cometer suicídio em sua frente, ela passa a ser perseguida por uma entidade maligna.
Sem conseguir confiar em sua própria mente, Rose tenta sobreviver aos ataques da entidade que muda de forma, enquanto lida com seu passado na tentativa de salvar sua vida. Co certeza um dos melhores filmes de terror de 2022.
2. Noites Brutais (Barbarian)
)
Considerado um dos melhores filmes de terror de 2022, Barbarian conquistou incríveis 92% de aprovação dos críticos no site Rotten Tomatoes. A trama se passa em um bairro distante no subúrbio de Detroit, onde a jovem Tess Marshall aluga uma casa. Para sua surpresa, um homem chamado Keith também alugou o imóvel por meio de outro aplicativo. Com uma tempestade iminente e sem poder pagar um hotel, ela decide dividir o local até que se resolva a confusão.
No dia seguinte, ao investigar casa, Tessa descobre a existência de uma espécie de cativeiro sinistro e secreto. A partir daí, o título do filme se justifica com cenas de violência explícita, abusos, mortes e mais. Contudo, o longa não usa apenas isso para alcançar o terror que tanto agradou o público e a crítica. Um dos pontos destacados, inclusive, é o roteiro inovador e a forma como as cenas se desenvolvem, causando uma ansiedade no espectador para ver o que acontecerá a seguir.
3. X: A marca da morte
Em 1979, um grupo de seis jovens viaja para uma fazenda na zona rural do Texas. Lá, eles tentam gravar um filme pornô, atrapalhando a rotina do casal de idosos que é dono do local. O que os jovens não esperavam é que o casal teria um interesse violento sobre o grupo, principalmente após pegá-los durante as gravações.
A mistura de gêneros e referências com a qual o diretor Ti West brinca é um dos pontos muito elogiados pela crítica. A obra muitas vezes trabalha uma metalinguagem entre os estilos porn e slasher, além de trazer claras referências aos trabalhos de outros diretores.
4. Pearl
No mesmo ano em que os fãs de terror slasher foram apresentados a X - A Marca da Morte, ganhamos também o seu excelente prequel. Pearl conta a história de origem da vilã da franquia em 1918. No período, sua obsessão em se tornar uma estrela de cinema a levou a cometer macabros atos de violência contra sua própria família.
O filme ganhou muitos elogios da crítica, que destacou a estética que remete às produções cinematográficas dos anos 1950 e 1960. A forma como o roteiro explorou a personalidade da protagonista foi outro ponto alto. Tudo isso fez com que o filme de terror slasher de Ti West fosse além de apenas uma coleção de sustos.
5. Fresh
Outra boa surpresa para os fãs de filmes de terror este ano foi o thriller de horror e comédia sombria Fresh. Sebastian Stan (Capitão América: O Soldado Invernal) vive o perigoso e lunático canibal Steve. Já Daisy Edgar-Jones (Normal People) vive Noa, uma mulher cansada de namoros online, que começa a se apaixonar pelo sedutor Steve.
Após alguns encontros, ela aceita passar o fim de semana com ele, mas acaba presa em sua luxuosa casa. Lá ele revela que trabalha vendendo carne humana para ricos clientes. E que vai mantê-la viva o quanto puder, já que isso ajuda a carne a se manter fresca. O longa foi elogiado pela química entre os protagonistas, o realismo das cenas e roteiro eletrizante.
6. O Telefone Preto
Com apenas 13 anos, Finney Shaw acaba sendo sequestrado por um assassino sádico, que usa uma máscara aterrorizante. Ele mantém Finney preso em seu porão à prova de som, deixando o menino sem quaisquer esperanças de escapar. O que os dois não esperavam era que um telefone preto desconectado que existia no porão tocasse para Finney.
Sem que entenda como é possível, o jovem pode ouvir no telefone as vozes e os conselhos das vítimas anteriores do assassino. O trabalho do roteirista C. Robert Cargill, do diretor Scott Derrickson e do protagonista Ethan Hawke foi muito elogiado, bem como a atmosfera aterrorizante que permeia quase todas as cenas do longa.
7. Não! Não Olhe!
Depois de redefinir, segundo os críticos, o gênero do terror com os filmes Corra! e Nós, o diretor Jordan Peele retornou aos cinemas com o aguardado Não! Não Olhe!. No longa, acompanhamos o momento em que uma isolada cidade presenciam um evento misterioso, envolvendo o comportamento agressivo de alguns animais e a queda de objetos metálicos do céu.
No novo longa, o diretor trabalha mais uma vez com o vencedor do Óscar Daniel Kaluuya (Corra!, Judas e o Messias Negro). Além de Kaluuya, o elenco principal conta com Keke Palmer (Ousadas e Golpistas) e Steven Yeun (Minari, Okja), que vivem os habitantes da cidade. No decorrer das cenas, os personagens descobrem que existem "milagres maus" e que há coisas que não deveriam ser vistas.
8. A Órfã 2: A Origem
Este filme é um prelúdio do longa A Órfã (2009), que nos apresentou a Leena Klammer, uma mulher adulta que tem um tipo de nanismo que a possibilita se passar pela criança Esther. O novo filme acompanha o momento em que Leena foge do Instituto Saarne, uma clínica psiquiátrica na Estônia. Antes dos acontecimentos do longa original, a mulher ainda aterrorizou outra família, passando-se pela filha perdida do casal Tricia e Allen Albright, já na América do Norte.
Allen acredita que se trata de sua filha, mas Tricia não se deixa convencer. Enquanto isso gera problemas entre o casal, Tricia consegue descobrir o passado de Leena, sua verdadeira idade e sua macabra história. A descoberta desperta a ira de Leena, que se torna violenta e perigosa. Para a surpresa dos fãs da franquia, este segundo filme foi amplamente elogiado, agradando os críticos e o público.
9. Morte Morte Morte
Este filme chamou a atenção do público pela mistura dos estilos slasher, humor ácido e mistério em uma produção de terror. Na trama, sete jovens decidem realizar uma festa em uma mansão remota. Embora os ânimos já estivessem alterados, o grupo começa a brincar com um jogo estilo "detetive" chamado de Morte Morte Morte.
Após a disputa no jogo causar discussões entre todos eles, os jovens são surpreendidos com uma assassinato real na casa. Agora precisam se unir, em meio a desconfianças, para descobrir de fato quem é o assassino entre eles.
10. Pânico 5
Pânico 5 não é "apenas mais um filme de uma franquia duradoura". O longa é uma prova de que a série de filmes que se tornou de culto segue viva, mesmo 25 anos após o lançamento de seu primeiro filme. Descrito pela crítica como "Brutal, genioso e o melhor desde o original", o longa se passa novamente na cidade de Woodsboro, onde um novo assassino assume a máscara do Ghostface.
A perseguição acaba trazendo à ton antigos segredos dos moradores da cidade. Melissa Barrera, Jenna Ortega, Mason Gooding e Jack Quaid estão entre os novos nomes do elenco. Entre os atores já conhecidos e que retornam à franquia, o filme contou com Neve Campbell, Courtney Cox e David Arquette.
11. O Predador: A Caçada
Cinco filmes e mais de três décadas nos cinemas. Ainda assim, a franquia O Predador já não animava seus fãs e outros espectadores desta forma há muito tempo, para surpresa daqueles que se decepcionaram com algumas das produções da franquia. O Predador: A Caçada trouxe uma eletrizante mistura de uma boa protagonista, cenas vívidas, um clima de terror e a originalidade do roteiro em relação aos demais longas.
A trama se passa em 1719 e acompanha a guerreira Comanche Naru em sua batalha para tentar proteger seu povo contra o misterioso predador alienígena que surgiu na Terra, e caça humanos por esporte. Neste contexto, porém, a personagem ainda trava outras lutas contra colonizadores perigosos e até mesmo a natureza. Ainda assim, a nostalgia para os filmes originais está lá em significantes referências.
12. A Médium
Embora este filme tailandês sul-coreano tenha chegado aos cinemas da Coreia do Sul em 2021, a estreia mundial aconteceu em maio de 2022. A obra traz de volta o gênero "found footage", apresentado ao mundo pelo longa Holocausto Canibal (1980) e tão popularizado por filmes como A Bruxa de Blair e Atividade Paranormal.
A trama segue Nim, uma experiente médium que recebe uma equipe de documentaristas em sua casa em Isan, na Tailândia. Ao documentário, ela apresenta sua rotina de curas espirituais a partir da entidade Bayan, com quem tem contato desde sua juventude. A trama que se segue, contudo, traz surpresas para os espectadores, outros personagens importantes, cenas gráficas e perturbadoras. Ah, e o longa ainda conta com referências a outras grandes obras do terror, como O Exorcista e REC.
13. Marcas da Maldição
Este filme de terror da Netflix surpreendeu os fãs do gênero. O longa traz uma trama que prende o espectador do começo ao fim, e que ainda é capaz de deixar muita gente com dificuldades para dormir à noite. Com o título original Incantation, esta obra de Taiwan também traz o estilo pseudodocumentário. A história acompanha Ruo-Nan, uma mulher de meia idade que foi amaldiçoada desde que quebrou um tabu religioso.
Ruo-Nam pede ajuda aos espectadores do documentário (e do filme, no caso), pedindo que nós recitemos uma oração de proteção e memorizemos um símbolo ritualístico. Em duas linhas de tempo diferentes, descobrimos mais sobre a história da mulher e de sua filha, que deixou em um orfanato após descobrir a maldição. Em meio às perturbadoras cenas, há ainda uma informação que deixa o filme mais aterrorizante: ele é baseado em fatos reais.
14. Halloween Ends
Com estreia marcada para 14 de outubro de 2022, o 13º filme da franquia Halloween traz mais uma vez Laurie Strode, a única sobrevivente do massacre de Michael Myers em 1978. Agora sofrendo de transtorno de estresse pós-traumático, ela precisará enfrentar o assassino novamente, ao lado de sua neta Allyson. Allyson, por sua vez, sobreviveu ao temível criminoso nos acontecimentos de Halloween (2018) e Halloween Kills (2021).
15. A Queda
Becky, seu marido Dan e a amiga Hunter sempre foram apaixonados por adrenalina, o que aproveitavam em perigosas escaladas. Tudo muda quando Dan morre após sofrer uma queda durante uma escalada. Becky entra em depressão e se afasta de amigos e família. Alguns meses após a morte de Dan, Hunter tenta apoiar Becky e a convida para escalar uma torre de televisão de mais de 600 metros de altura, em pleno deserto.
Pouco depois de chegarem ao topo e espalharem as cinzas de Dan, contudo, a escada que usariam para descer quebra. Seus telefones não possuem sinal de rede, e o local é completamente deserto, sem fonte de comida e água e com perigosos abutres. Classificado como um thriller de sobrevivência, o filme recebeu críticas bem positivas, que destacaram a adrenalina das cenas, entre outros pontos.
16. Hellraiser
Jamie Clayton (Sense8) é a responsável por dar vida ao personagem Pinhead, nesta nova adaptação do livro The Hellbound Heart, de 1986. A trama acompanha uma jovem mulher que tem problemas de vícios.
Ela acaba sendo possuída por uma misteriosa caixa cujo real objetivo, sem que ela saiba, era convocar um grupo de seres sobrenaturais sádicos de outra dimensão, conhecidos como Cenobites.
VEJA MAIS!
Os melhores filmes de terror para ver na Netflix
Filmes de terror antigos que os fãs do gênero precisam ver
Filmes clássicos que não podem faltar na sua lista
Os filmes de suspense que vão te deixar suando frio
Os melhores filmes de ação para assistir este ano
Os melhores filmes de aventura de todos os tempos!