Poucos autores possuem tanta influência e participação na cultura pop atual quanto Neil Gaiman. O escritor não só possui uma extensa bibliografia como também levou suas histórias para várias outras mídias. Confira abaixo um pouco mais sobre esse fantástico escritor e suas principais obras.
A trajetória de Gaiman
Neil Gaiman nasceu em 10 de novembro de 1960, na cidade de Portchester, Hempshire, na Inglaterra. Desde os seus quatro anos de idade, já lia e sentia prazer na leitura. Por conta desse hábito, naturalmente passou a também escrever suas próprias histórias, vencendo concursos literários de sua escola.
Nos anos 1980, seguiu a carreira de jornalista, cobrindo entrevistas e fazendo resenhas de livros. Sua intenção com isso era conhecer o meio e fazer contatos que pudessem ajudá-lo a ser publicado no futuro. Foi nessa época que publicou sua primeira história curta profissionalmente, bem como seu primeiro livro. No entanto, esse livro não era de fantasia, gênero que seria consagrado no futuro, mas sim uma biografia da banda Duran Duran.
Dentre suas influências, estão C.S. Lewis, J.R.R. Tolkien, Mary Shelley, Lewis Carroll, Rudyard Kipling, Alan Moore, Edgar Allan Poe, Michael Moorcock, Ursula K. Le Guin, Harlan Ellison, Lord Dunsany, G.K. Chesterton e L.A. Lafferty. Porém, Gaiman diz que foi o escritor de ficções científicas Roger Zelazny quem mais o influenciou, tanto em estilo literário quanto em temas abordados.
Os incríveis quadrinhos de Neil Gaiman
A principal inspiração nos quadrinhos para Neil Gaiman foi o autor Alan Moore. Gaiman conheceu seu trabalho em Londres, enquanto esperava um trem. Encontrou um quadrinho do Monstro do Pântano escrita por Moore e começou a lê-lo. Ficou impressionado com o trabalho do autor e, desde então, se tornou um leitor regular de quadrinhos.
O primeiro trabalho de Gaiman na indústria dos quadrinhos foi escrevendo histórias para o personagem Miracleman. Após esse trabalho, passou a escrever para a série Future Shocks da revista de quadrinhos britânica chamada 2000AD. Continuou no ramo até que seus trabalhos chamaram a atenção da DC Comics, que contratou seus serviços.Depois de um tempo, o selo Vertigo da DC convidou Gaiman para reescrever um antigo personagem da empresa: o Sandman.
Sandman
É uma série em quadrinhos com um total de 75 edições. Conta a história de Sandman, uma entidade conhecida como um dos Perpétuos, seres poderosíssimos que personificam conceitos e aspectos do universo. No caso de Sandman, ele é a antropomorfização do Sonho. O quadrinho Sandman pode ser descrito como uma mistura de mitologias e história mundial com uma atmosfera de horror.
Com certeza, Sandman é a obra mais marcante da carreira de Neil Gaiman.
Os Livros da Magia
Outra série escrita para a DC Comics, contudo bem menor que Sandman. Concentrada em apenas quatro volumes, esse quadrinho conta a história de Timothy Hunter, um garoto inglês de cabelos pretos e óculos redondos que descobre que está destinado a se tornar o maior mago de mundo. Tymothy é guiado por vários feiticeiros do universo DC, como John Constantine, em uma jornada que visa ensiná-lo sobre a magia.
Existe a controvérsia de que Harry Potter seria um plágio do personagem de Timothy Hunter, uma vez que eles compartilham muitas semelhanças (inclusive ambos possuem uma coruja de estimação). Apesar disso, Neil Gaiman jamais acusou J.K. Rowling de copiá-lo, apenas disse que ou foi coincidência ou ambos se inspiraram nos mesmos arquétipos de fantasia.
Os livros escritos por Gaiman
Neil Gaiman é muito reconhecido pelos seus quadrinhos. Contudo, sua fama também é bastante baseada em sua bibliografia. Seus livros costumam ser dos gêneros fantasia, ficção científica, horror e comédia. Confira abaixo algumas de suas obras literárias.
Belas Maldições
Livro que Neil Gaiman escreveu em colaboração com o escritor Terry Pratchett. A história é uma comédia sobre as tentativas de um anjo e um demônio de atrasar o Apocalipse. Os dois se acostumaram com os confortos da vida na Terra e a última coisa que querem é acabar com toda essa regalia.
Lugar Nenhum
É a história de Richard Mayhew, um trabalhador comum de Londres que, após ajudar uma garota ferida chamada Door, percebe que se tornou invisível para a sociedade. A partir desse ponto, Richard descobre uma outra Londres que existe à sombra da original. Uma sociedade inteira nos esgotos, estações de trem e subterrâneos da "Londres de cima". Com a ajuda de algumas pessoas excêntricas como Door, o Marquês de Carabas e alguns ratos, Richard tentará encontrar um jeito de retornar para sua vida na superfície.
O Mistério da Estrela
Ao ver uma estrela cair do céu, o jovem Tristan tem a ideia de pegá-la para dar de presente para a sua amada. Talvez assim finalmente consiga conquistar seu coração. Contudo, terá que atravessar o muro que cerca seu vilarejo, adentrando terras inexploradas. O muro é a fronteira entre a Inglaterra e a Terra Encantada, um lugar cheio de perigos e magias, onde uma estrela caída pode muito bem ser uma jovem de grande beleza.
Deuses Americanos
O livro de maior sucesso de Neil Gaiman. Conta a história de Shadow, um presidiário que é libertado um dia antes de cumprir sua pena, pois sua esposa morreu em um acidente de carro. Sem rumo, é contratado por um homem misterioso que atende pelo nome de Mr. Wednesday. Dessa forma, se vê envolvido no meio do conflito que desafia as suas crenças: Uma guerra entre os deuses antigos das mais diversas mitologias e os deuses novos, como as divindades da tecnologia, mídia e autoestradas.
Coraline
Um livro infantojuvenil de fantasia sombria que conta a história de uma garotinha, chamada Coraline. Ao se mudar para uma nova casa com seus pais, Coraline encontra uma misteriosa portinha que parece levar a lugar nenhum. Ao abri-la, descobre que ela leva a um mundo bem parecido com o dela. Lá encontra sua "outra mãe" e seu "outro pai", iguais aos seus pais de verdade, mas com botões pretos no lugar dos olhos. Tudo parece ótimo até que sua outra mãe tenta prendê-la nesse outro mundo.
Os Filhos de Anansi
Esse livro possui um personagem em comum com Deuses Americanos (o que cria a dúvida se as duas histórias se passam no mesmo universo). No caso, trata-se de Anansi, uma espécie de deus das histórias da mitologia axante. O livro conta sobre Charlie, filho de Anansi, que tem sua vida transformada em uma grande confusão ao descobrir que possui um irmão gêmeo muito sortudo e mágico.
Trilogia InterWorld
São livros de fantasia e ficção científica escritos por Gaiman em colaboração com Michael Reaves. Conta a história de Joey Harker, um jovem capaz de se perder dentro de casa, mas que descobre que possui o poder de andar entre universos paralelos. Agora o jovem, junto a um grupo de outros Joeys de outras realidades deve lutar contra as forças da magia e da tecnologia.
O Livro do Cemitério
Mais um livro infantil de Gaiman, ou seja, uma história de fantasia sombria com alguns toques mórbidos. A história conta sobre a vida de um garoto chamado Nobody Owens. Após o assassinato de seus pais, ele foi adotado e criado pelos habitantes sobrenaturais do cemitério.
O Oceano no Fim do Caminho
Nesse livro, vemos um personagem sem nome que retorna a sua cidade natal para um funeral e começa a recordar suas memórias de quarenta anos atrás, de quando ainda era uma criança. Uma história sobre a busca da própria identidade, a desconexão entre a vida adulta e a infância, e o despertar de um ser sobrenatural que não deveria ter sido acordado.
Mitologia Nórdica
O último livro lançado por Gaiman. Através de 15 contos, o autor conta do seu jeito as histórias dessa mitologia que tanto teve impacto e influência em suas obras. Histórias sobre o início e o fim do mundo, bem como sobre os deuses, os anões e gigantes.
As obras de Gaiman que se tornaram filmes
Neil Gaiman também possui experiência na indústria cinematográfica, além, é claro, de ter algumas de suas obras adaptadas para as grandes telas. Seu primeiro trabalho nessa área foi localizar para a cultura inglesa o roteiro traduzido de Princesa Mononoke, animação do Estúdio Ghibli.
Também escreveu seus próprios roteiros. Em parceria com Dave McKean, escreveu o roteiro do filme MirrorMask, de 2005. Com Roger Avary, coescreveu o filme Beowulf, filme de animação de 2007.
Três de suas obras foram adaptadas para o cinema até agora. Em 2007, foi lançado o filme Stardust pela Paramount, adaptação da obra O Mistério da Estrela. Em 2009, a animação Coraline, do Estúdio Laika, chego uaos cinemas. O filme Como Falar com Garotas em Festas, que estreou em maio de 2017, é baseado em um conto de Gaiman com o mesmo nome.
Houve especulações de que um filme do Sandman estaria em produção em 2016, mas não se soube mais sobre o projeto após a saída de Joseph Gordon-Levitt, que iria escrever e produzir o filme.
O trabalho de Gaiman em séries de TV
No currículo desse escritor também constam séries de TV. Seu primeiro trabalho foi como criador e roteirista da série Neverwhere da BBC. Devido ao orçamento limitado, muitas das ideias de Gaiman tiveram que ser adaptadas para as gravações do seriado, como algumas locações. Contudo, todas as ideias originais do escritor foram parar no livro Lugar Nenhum (Neverwhere, em inglês). Portanto, a série veio antes do livro, o que faz do livro uma novelização, não a obra original.
Trabalhou também como roteiristas nas séries 10 Minutes Tales, Babylon 5 e Doctor Who. Foi produtor executivo das séries Neil Gaiman's Likely Stories e American Gods. Esse último é a adaptação de seu livro Deuses Americanos e é produzida e exibida pela Starz.
Uma adaptação de seis episódios de Good Omens (Belas Maldições), produzida pela BBC, contou com Neil Gaiman como Showrunner e roteirista, e foi um grande sucesso de audiência e de crítica. David Tennant e Michael Sheen deram vida aos personagens principais. A série pode ser vista na plataforma de streaming da Amazon.
Em 2022, a Netflix lançou sua aguardada adaptação da obra Sandman. A série contou com o ator Tom Sturridge no papel do Perpétuo Sono (Morpheus ou Sandman). Com produção executiva de Gaiman, a série teve uma abordagem atualizada dos personagens das HQs, e agradou a crítica e os fãs, que já aguardam as próximas temporadas.
Esse foi um pequeno perfil sobre esse grande escritor contemporâneo. É bom ter em mente que ele está ativo e que muito provavelmente ainda veremos muitas outras obras surgindo de sua mente. Vamos ficar de olho, pois muita coisa boa ainda está por vir.
JÁ CONFERIU A SÉRIE SANDMAN?!
Sandman: História, personagens e tudo o que você precisa saber sobre a série