O mais recente sucesso da dupla DC Comics / Warner Bros tem deixado fãs e críticos rendidos aos talentos da Mulher-Maravilha. Apesar do filme não estar carregado de referências como foram os casos de Batman vs Superman e de Esquadrão Suicida, existem algumas referências que foram estrategicamente colocadas no longa para fazer o delírio dos leitores de quadrinhos mais fanáticos.
Neste artigo vamos falar de algumas delas!
O uniforme da Doutora Veneno
A Doutora Veneno foi uma das vilãs dos quadrinhos que marcou presença no filme da Mulher-Maravilha. Apesar da sua aparência ser bastante diferente da dos quadrinhos, existiram algumas referências ao seu visual das HQs. Durante o filme a vimos usar um traje verde numa clara referência ao dos quadrinhos.
Também nos quadrinhos a Doutora Maru normalmente utiliza óculos, no filme, apesar de nunca os usar, os podemos ver em algumas cenas.
Inimigos bem reais
Você sabia que o General Erich Friedrich Wilhelm Ludendorff existiu mesmo na vida real? Ludendorff foi um militar alemão que lutou durante a I Guerra Mundial. Curiosamente ele sobreviveu e algumas das suas ideias chegaram mesmo a ser utilizadas por Adolf Hitler, que mais tarde criou o exército Nazista que lançou o terror por toda a Europa.
Você reparou em Artemis?
Nos quadrinhos Artemis é uma das Amazonas mais importantes e poderosas. Durante os anos 90 ela chegou mesmo a utilizar o traje da Mulher-Maravilha nos quadrinhos. No filme ela foi interpretada pela pugilista Ann Wolfe e apesar da sua excelente performance durante a batalha contra o exército alemão na Ilha de Themyscira o seu papel foi deixado para segundo plano.
E Zack Snyder?
Se você esteve muito atento durante o filme, então existe a possibilidade que tenha reparado em Zack Snyder. O diretor norte-americano fez um cameo no filme como soldado do exército americano. Não é fácil de identificar, mas o cara está lá!
A Ilha do Paraíso
Uma pequena parte do filme é passada em Themyscira e o longa explora muito bem a origem de certos artefatos utilizados pela Mulher-Maravilha que são provenientes da Ilha. A história do Laço da Verdade ou a espada Matadora de Deuses são explicadas de uma maneira rápida e eficaz, assim como nos quadrinhos.
Durante uma cena, vemos ainda Steve Trevor chamar Themyscira de Ilha do Paraíso, numa clara referência às HQs.
Os Novos 52
No filme podemos perceber que a origem da Mulher-Maravilha é semelhante aquela utilizada nos Novos 52. Durante muitos anos, a Mulher-Maravilha tinha sido esculpida em barro pela Rainha Hipólita, sendo que Zeus lhe ofereceu o dom na vida.
Contudo nos Novos 52 a Mulher Maravilha passou a ser uma semideusa, tendo sido resultado de uma relação da Rainha Hipólita com Zeus.
O sorvete da Mulher-Maravilha
Existe uma cena durante o filme onde vemos a Mulher-Maravilha comendo sorvete pela primeira vez. Essa cena foi extraída diretamente dos Novos 52, onde o autor Geoff Johns contou a história de origem de alguns dos mais famosos super-heróis da DC.
Também em Liga da Justiça: Guerra, a Mulher-Maravilha tem uma cena onde come sorvete pela primeira vez (veja o vídeo acima).
A ponte com a Liga da Justiça
Durante uma das últimas cenas do filme podemos ver um carro com a placa "JL 828 VZM", muitos fãs acreditam que esta é uma referência à HQ, Liga da Justiça #82 Vol.2 (Justice League #82, Vol.2), onde o Superman retorna à vida depois de ter sido morto pelo Apocalipse. Será esta uma ligação ao futuro filme da Liga da Justiça?
E você encontrou mais algum easter egg ou referência? Conte para gente nos comentários!