Muitas séries originais da DC Universe estão a caminho. Titans já teve sua estreia e a próxima será Doom Patrol. Porém uma pode chamar mais a atenção dos fãs de quadrinhos mais existencialistas. Trata-se de Monstro do Pântano, uma criatura misteriosa dos quadrinhos da DC que possui uma forte conexão com a vida vegetal. Conheça mais sobre a origem e os poderes desse personagem.
O cientista no pântano
Alec Holland era um jovem cientista que trabalhava, juntamente de sua esposa, Linda, em um laboratório secreto nos pântanos da Louisiana, nos Estados Unidos. Ele estava desenvolvendo a Fórmula Bio-Restaurativa, que ajudaria no crescimento de plantas e tinha potencial para acabar com a fome no mundo.
A pesquisa de Alec começou a dar bons resultados e atraiu o interesse de Nathan Ellery, o líder de um grupo criminoso. Contudo, quando Ellery não conseguiu adquirir os direitos da pesquisa para si, mandou explodir o laboratório. Durante o atentado ao laboratório, Alec teve seu corpo coberto pela Fórmula e pegou fogo. Desesperado pelas chamas, Alec se jogou no pântano para tentar salvar sua vida. Porém o que saiu das águas depois foi algo completamente diferente.
Surge o monstro
Uma coisa aconteceu sob as águas do pântano. Não foi o mesmo Alec Holland que sai do pântano. Seu corpo sofreu uma completa transformação, passou a ser composto de matéria vegetal, praticamente uma planta ambulante. Provavelmente essa transformação tinha sido um efeito colateral da Fórmula Bio-Restaurativa. Assim surgiu o Monstro do Pântano. Sentindo-se uma abominação da natureza, o monstro passou a procurar um meio de reverter o seu estado.
Sua busca fez com que constantemente entrasse em conflito contra Anton Arcane, um velho cientista nazista especializado em criar exércitos de criaturas deformadas, e que era obcecado por conquistar a imortalidade. Arcane, com o plano de transplantar sua própria consciência para o corpo do Monstro do Pântano, tentou capturar a criatura com a promessa de que conseguiria reverter sua condição. Monstro do Pântano descobriu os planos malignos do cientista e assim derrotou seu primeiro supervilão.
A memória prega peças
Tempo depois, o Monstro do Pântano descobriu a verdade sobre si mesmo: Ele não era Alec Holland, nunca foi. Quando Alec se jogou no pântano para apagar as chamas que o consumiam, já era tarde demais. Seu corpo foi absorvido pelas plantas do Pântano, que fizeram uma cópia da consciência do cientista, e então assumiram uma forma humanoide. Portanto, o Monstro do Pântano era apenas uma planta que pensava e lembrava ser Alec Holland.
Descobrir essa verdade foi algo impactante para o Monstro do Pântano, e uma de suas maiores crises existenciais até então. Para lidar com isso, ele voltou ao Pântano, onde submergiu nas águas e adormeceu. Seus sonhos o levaram a descobrir ainda mais sobre sua natureza, pois, como sabemos, não é normal que plantas absorvam seres vivos e se tornem cópias vegetais deles. O Monstro do Pântano descobriu sua ligação ao Verde.
O Verde
O Verde é uma força elemental que liga todas as formas de vida vegetais no planeta Terra e que existe desde os primórdios do planeta, quando a primeira planta ganhou vida. Juntamente com o Verde também surgiram os Elementais, seres conscientes feitos de planta cujo propósito é a defesa e proteção da vida vegetal. Eles aparecem na Terra quando O Verde sente que as vidas das plantas estão sob algum tipo de ameaça.
O Monstro do Pântano é um desses elementais, o representante do Verde nos tempos atuais. Antes dele existiram muitos outros, sempre surgindo em momentos de necessidade para a vida vegetal do planeta.
Inimigos
Como foi dito anteriormente, o primeiro inimigo enfrentado pelo Monstro do Pântano foi Anton Arcane e suas abominações científicas. No entanto, seus inimigos são variados, qualquer um que seja uma ameaça para seu pântano ou para o ambiente, o que geralmente quer dizer seres humanos e seres sobrenaturais.
Entre seus inimigos sobrenaturais mais poderosos estão elementais de outros reinos da vida, como é o caso do Elemental do Vermelho, a força que liga todos os animais. Por mais que os dois sejam inimigos, ambos necessitam um do outro para se manterem vivos. O que não é o caso da Podridão, representada pela cor preta, que é a força da morte e da decomposição, e cujo único objetivo é a extinção da vida.
Poderes
O Monstro do Pântano é um elemental, o avatar do Verde, e todos os seus poderes são derivados diretamente dessa força vital. A seguir se encontra a lista com seus principais poderes.
Fisiologia vegetal
O corpo do Monstro do Pântano é completamente constituído de matéria orgânica vegetal e por isso, possui as mesmas características fisiológicas de uma planta. Isso quer dizer que ele é capaz de se sustentar através de fotossíntese, sem ter que consumir qualquer tipo de comida.
Superforça
Sua força é diretamente influenciada por sua conexão com a Terra, o que faz com que seja capaz de erguer pesos centenas de vezes mais pesados do que si mesmo. Em adição a isso, sua força também pode ser aumentada pelo Verde, fazendo com que seu nível de força seja incalculável, desde que o Verde esteja em boas condições e saudável.
Controle elemental sobre as plantas
Seu principal poder como um elemental é o controle que possui sobre todas as formas de vida vegetais. Através de clorocinese, o Monstro do Pântano é capaz de controlar as plantas ao seu redor, fazer com que cresçam rapidamente, mudem de forma e até mesmo criar clones de si mesmo que respondem aos comandos. Também consegue alterar a quantidade e a forma das plantas que compõem o seu corpo, podendo crescer ou diminuir de tamanho, assim como criar uma armadura, ou mesmo asas.
Projeção astral
Monstro do Pântano consegue fazer uma ligação direta entre sua mente e o Verde. Dessa forma, sua consciência consegue abandonar seu corpo e ir para qualquer parte do planeta e ocupar um novo corpo gerado com as plantas desse lugar.
Imortalidade
Como uma extrapolação desse último poder descrito, o Monstro Pântano consegue atingir a imortalidade. Desde que exista qualquer vestígio de vida vegetal no universo, ele consegue enviar sua consciência até essa planta e viver através dela.
É válido lembrar que a origem aqui citada é relativa à Terra Nova, universo principal dos quadrinhos DC antes da implementação dos Novos 52.
A série Monstro do Pântano tem sua estreia marcada para junho de 2019, nos Estado Unidos.