Foi em 1933 que o planeta ficou conhecendo aquele que se viria a tornar num dos monstros mais icônicos da história do cinema e de toda a história ficcional - King Kong!
O monstro que é na realidade um gorila gigante foi criado pelo cineasta norte-americano Merian C. Cooper de propósito para o filme King Kong. Curiosamente nesse mesmo filme, o monstro tinha o nome de apenas Kong pois foi desse jeito que ele foi batizado pelos habitantes do local ficcional da Ilha da Caveira.
A criação de King Kong
Desde os seis anos de idade que Merian C. Cooper era completamente obcecado por gorilas! A sua paixão acabou por se materializar em algo super icônico muitos anos depois, sendo uma viagem a África fundamental para que isso se tornasse numa realidade.
Durante as gravações em África de um dos seus filmes, o cineasta teve o seu primeiro contato direto com uma família de babuínos e foi isso que fez com que ele tivesse a ideia de criar um filme sobre primatas.
Foi assim que Cooper começou desenvolvendo um filme de terror tendo como personagem principal um gorila gigante. O diretor já tinha na sua cabeça uma ideia bem desenvolvida daquilo que queria fazer, sendo que umas das primeiras cenas projetadas, foi a de um gorila gigante no topo de um edifício em Nova Iorque lutando contra aviões militares.
Significado de King Kong
Na realidade a origem do nome King Kong não tem um significado literal. Basicamente quando Merian C. Cooper decidiu batizar o seu monstro, ele queria que o nome fosse sonante e que transmitisse a ideia de algo gigante.
Depois de muitas negociações entre os executivos do estúdio de cinema que ia produzir o filme, o diretor decidiu batizar o monstro de Kong.
Contudo os executivos achavam que o nome Kong era demasiado vago, podendo até confundir os espetadores. Foi dessa forma que eles decidiram adicionar a palavra King. Foi desta forma que o nome King Kong nasceu (e podemos dizer que é bem legal)!
A história original
O primeiro filme do King Kong conta a história de um cineasta que ganhava a vida fazendo filmes sobre a vida selvagem e as suas criaturas. É assim que ele embarca para a Ilha da Caveira com toda a sua equipa de produção, filmagens e atores pois existia uma lenda sobre uma criatura gigante a que chamavam Kong.
Quando a equipe chega à ilha é recebida por um grupo de indígenas que começam chamando a atriz principal de "mulher de Kong". O chefe da tribo chega até a oferecer seis mulheres indígenas pela atriz, mas é nesse momento que todos eles percebem que o mais sensato a fazer é regressar ao navio que os levou até à ilha.
Contudo a tribo acaba mesmo por raptar a atriz e a oferecem para Kong, o gorila gigante de quem todas essas lendas falavam. Depois de muitas reviravoltas, Kong acaba por ser capturado e levado para Nova Iorque onde foi apresentado na Broadway como sendo a oitava maravilha do mundo.
Como seria de esperar o gorila gigante acaba por se libertar espalhando o caos por toda a cidade de Nova Iorque. É nesse momento que a imagem icônica de Kong subindo ao topo do Empire State Building acontece.
A versão japonesa
Na década de 60 o estúdio japonês Toho comprou os direitos do personagem para aquele país e produziu dois filmes que se focavam no gorila, foram eles King Kong vs Godzilla e King Kong Escapa.
Para estas produções, a Toho decidiu alterar algumas das características e habilidades do personagem. Em King Kong vs Godzilla, o King Kong tinha cerca de 45 metros de altura, sendo capaz de aumentar a sua força através da absorção de energia elétrica.
Já em King Kong Escapa o gorila gigante apenas tinha 20 metros de altura e tinha de recorrer à sua força natural como sua única habilidade especial.
É importante ainda dizer que ao inserir o King Kong no universo Godzilla, isso fez com ele fosse um dos primeiros kaijus mamíferos, sendo que a sua maior característica era a sua inteligência. No entanto foram várias as vezes onde foi dado a entender que ele seria fisicamente mais forte que o Godzilla.
Mais que um simples gorila
Apesar de ele parecer apenas um gorila gigante, o King Kong tem um conjunto de habilidades muito interessantes, algumas delas nada comuns!
O King Kong é um excelente trepador, sendo capaz de subir a montanhas, prédios ou outras estruturas bem altas com muita facilidade. Ele é ainda extremamente resistente, sendo raro ele mostrar sinais de exaustão, o seu corpo é também capaz de resistir a explosões e tiros de artilharia pesada.
A inteligência é outro fator importante deste personagem, ele é capaz de distinguir os seus aliados dos seus inimigos e de tirar proveito do que o rodeia nos combates com os seus adversários. Outra característica é a sua velocidade, que para um monstro do seu tamanho é bastante impressionante.
Por último temos de mencionar a sua força, King Kong é um monstro incrivelmente poderoso sendo capaz de feitos incríveis, muitos dizem que ele é mais forte que o próprio Godzilla.
Uma história de sucesso
Quando o primeiro filme do King Kong foi lançado ninguém estava esperando que o personagem fosse o sucesso em que acabou por se tornar até aos dias de hoje.
Até à data o King Kong conta com cerca de dezoito aparições em filmes e séries, sendo que alguns desses projetos foram exclusivamente dedicados ao monstro. Existem ainda mais de dez games que contou com a presença deste personagem e oito livros sobre ele.
Mas ele não ficou por aí, pois existem ainda quatro séries de quadrinhos exclusivamente dedicados ao gorila gigante. Mais do que um monstro, o King Kong acabou por se tornar num ícone e numa máquina de fazer grana!
Quantos filmes do King Kong existem?
Com todo o sucesso rodeando King Kong não é de admirar que a indústria do cinema tenha aproveitado e continue a aproveitar para faturar milhões graças ao monstro.
Desde 1933 que foram lançado nove filmes centrados no monstro, sendo eles:
King Kong (1933)
O Filho de King Kong (1933)
King Kong vs Godzilla (1962)
King Kong Escapes (1967)
King Kong (1976)
King Kong Vive! (1986)
King Kong (2005)
Kong: Ilha da Caveira (2017)
Godzilla vs. Kong (2020)
FIQUE LIGADO:
Duelo de titãs: conheça o filme original de King Kong vs Godzilla!