Jaspion (Hikaru Kurosaki)
O personagem principal que leva o nome da série. Criado em um planeta anos-luz de distância da Terra, ele foi treinado para combater as forças do mal quando crescesse e salvar o universo, além de procurar as partes da Bíblia Galáctica.
Anri (Kiyomi Tsukada)
Uma androide construída para acompanhar Jaspion em todas as suas missões, o que acaba a tornando uma companheira fiel do personagem. Por ser uma máquina, ela tem imunidade a qualquer poder maligno, dando benefício nas ajudas que oferece para Jaspion.
Edin (Noboru Nakaya)
Ele é o cientista da galáxia que cria Jaspion ao encontrar a sua nave no planeta em que vive. Ele é responsável por cuidar da Bíblia Galáctica e quem descobre sobre a profecia que revelava a aparição de Satan Goss. Além de pai de criação, ele é mentor e guia de Jaspion.
Daileon
É a nave-mãe de Jaspion e a que trouxe o guerreiro do planeta Edin até a Terra. Para combater os monstros gigantes ou outros inimigos, a nave consegue se transformar em um robô do mesmo tamanho das criaturas e enfrentá-las de modo igual. Alguns de seus poderes são o Daileon Punch, Daileon Kick e o Golpe Daileon.
Miya (Atsuko Koganezawa)
É uma bebê alienígena que foi salva por Jaspion e Anri em uma de suas aventuras. Por conta deste fato, ela passou a acompanhar os personagens em sua empreitada para salvar o mundo, mas ela se limita apenas a pronunciar seu nome ou gemer.
Boomerman (Hiroshi Watari)
Um ex-estudante de medicina que virou policial da Interpol, principalmente para tentar descobrir quem matou seu irmão mais velho e vingá-lo. O rapaz virou um grande aliado de Jaspion e o ajuda em diversas ocasiões, lutando com dois bumerangues e tendo uma técnica especial em que une suas armas tornando-a uma cruz.
Satan Goss (Shouzou Iizuka)
É o principal vilão da série, que nasceu da união de todas as energias negativas do universo. A ideia de Satan Goss é conquistar a Terra e criar um Império dos Monstros para dominar o planeta. Muitos fãs consideram ele o Darth Vader japonês.
MacGaren (Junichi Haruta)
Esse é o filho de Satan Goss, herdeiro do Império dos Monstros e um dos arqui-inimigos de Jaspion. Sua principal função é espionar a Terra para seu pai e quando ele está transformado, ele usa uma armadura semelhante a de Jaspion, só que preta. Ele também tem a missão de encontrar e assassinar a Última Criança Irradiada pelo Pássaro Dourado.
Pássaro Dourado
Esse personagem é um deus fênix guardião do Universo. Satan Goss teme a figura por conta da profecia galáctica e é um dos motivos pelo qual Jaspion enfrentou diversos momentos em busca do Pássaro Dourado. Ele também ajuda Jaspion em sua empreitada para salvar o Universo.
História de Jaspion
Jaspion é um herói que se assemelha a um robô por conta da sua armadura. Entretanto, no Japão, ele é conhecido por Kyojuu Tokusou Juspion. O herói é o quarto do subgênero tokusatsus, que é chamado de Metal Hero, uma série de heróis com trajes metálicos e robóticos que lutam contra o mal.
A história do herói acontece a muitos anos-luz da Terra, em um planeta chamado Edin, onde um profeta que vive no local encontra uma criança que sobreviveu a queda de uma nave. Ele o adotou e o criou sob o nome de Jaspion, acreditando ser uma profecia da Bíblia Galáctica e que seria essa criança destinada a salvar a galáxia das forças do mal.
Quando se torna adolescente, Jaspion entende sua missão e recebe de seu pai adotivo os equipamentos ideais para auxiliá-lo em sua batalha contra o mal.
São eles, uma armadura metaltex, feita do material mais resistente do mundo (alô vibranum e adamantium). A androide Andri, que se torna companheira nas jornadas de Jaspion. E uma nave espacial chamada Daileon que pode se tornar um robô gigante.
A missão de Jaspion e seus companheiros é encontrar os fragmentos da Bíblia Galática, que se perderam pelo Universo após o planeta ancestral de Edin ter sido destruído, e destruir Satan Goss, que é um império do mal.
O significado do nome 'Jaspion'
Jaspion tem um nome bem grandinho para quem não conhece, sua tradução seria algo como 'Investigador de Monstros Gigantes Campeão da Justiça'. E Jaspion seria a junção das palavras Justice e Champion, o que faria com seu nome, nesse caso, fosse Juspion.
Porém, a pronúncia da palavra "justice" em japonês é diferente (seria mais ou menos "jastice" a pronúncia). Por isso, quando feita a junção das palavras, o nome do herói fica Jaspion. Interessante, não é?
E também vamos combinar, bem mais fácil do que falar Investigador de Monstros Gigantes Campeão da Justiça. Até você falar o nome todo traduzido do personagem, o episódio já acabou.
Lista de episódios a série de Jaspion
Foram produzidos 46 episódios, entre 15 de março de 1985 e 24 de março de 1986. A Toei Company, na tentativa de se destacar com as histórias de heróis japoneses, acabou vendo em Jaspion uma grande oportunidade para crescer e transformar o herói em um grande sucesso.
Veja o nome de todos os episódios
- O Planeta de Edin
- O Triste Fim de Sakurá
- O Sonho do Menino Galáctico
- A Fúria do Pântano
- O Enigma da Flauta
- Gordon em Busca da Mãe
- O Demônio da Montanha
- O Casal Fugitivo
- A História de uma Árvore
- O Ataque do Pirossauro
- O Perigo em Tsukuba
- A Profecia
- A Investida dos Aliados Espaciais
- O Perigo na Lagoa dos Noivos
- Sonho ou Ilusão? A Imagem Dourada
- Qual o Destino da Humanidade?
- O Mistério do Pássaro Dourado
- O Inimigo Imortal
- Alerta no Oceano
- A Última Chance
- O Valente Garoto Jogador
- O Feitiço de Titânia
- O Monstro do Século
- Ambição Perigosa
- Tóquio em Perigo
- O Contra-Ataque de Daileon
- Juventude Ameaçadora
- Dados Mortais do Monstro Eletrônico
- A Morte de MacGaren
- O Pânico do Balão
- Golpe na TV
- A Conspiração do Robô
- A Batalha da Magia Negra
- A Fortaleza Indestrutível
- A Descoberta do Pergaminho
- O Milagre das Novas Vidas
- O Cardápio Infernal
- A Trama Miraculosa
- O Poderoso Beijo de Miyo
- O Enigma do Meteoro
- O Atirador da Justiça
- A História de Pep e Hiroshi
- O Misterioso Mundo de Satan Goss
- Retorno Satânico
- Sou o Filho de Satan Goss!
- A União dos Povos da Via Láctea
A série só chegou a TV aberta no Brasil alguns anos depois, graças a um dono de uma locadora e descendente japonês chamado Toshi. O rapaz vivia no bairro da Liberdade, em São Paulo, conhecido por ser um dos berços orientais da cidade. Ele viajava até o Japão, gravava programas e filmes asiáticos e voltava ao Brasil, para disponibilizar em sua locadora.
Foi quando decidido a popularizar o herói no Ocidente, uma vez que seus fregueses já tinham interesse no personagem, Toshi se tornou distribuidor oficial da série no Brasil e tentou fazer com que as TVs abertas passassem o programa. Muitos recusaram, mas com a ajuda de Beto Carreiro, a TV Manchete se rendeu e começou a passar Jaspion em rede nacional.
Quem criou o Jaspion
O responsável pela criação do herói foi a Toei Company, provavelmente esse nome deve ser bastante familiar para você, principalmente quem é apaixonado por animes. É bem possível que um dos nomes que apareça em sua cabeça quando falamos em Toei é Cavaleiros do Zodíaco.
E foi graças a companhia oriental que Jaspion foi criado e teve muito sucesso, já que a Toei tinha mais três projetos no mesmo estilo. Gyaban, Sharivan e Shaider eram heróis com a mesma temática de personagens de aparência robótica e que tinham histórias bem semelhantes, o que não causou tanto sucesso assim.
Pensando nisso, a Toei viu a necessidade de criar uma nova história que pudesse ter a mesma versão de um herói robótico. Foi assim que a história de Jaspion nasceu e conquistou muitos brasileiros, se tornando uma trama de sucesso no país.