Homem-Aranha: Longe de Casa chega oficialmente aos cinemas hoje, dia 4 de julho. Como o Aficionados já conferiu o filme, trazemos aqui uma lista completinha com 20 easter eggs (referências a outras obras ou personagens) que o longa trouxe!
E vamos logo adiantando: teve referência a Capitão América, às capas das HQs e muito mais. Ah, o artigo contém SPOILERS, estejam avisados!
SPOILERS! SPOILERS! SPOILERS!
1. Referências ao tio Ben
Embora de forma muito discreta, há duas referências ao tio Ben em Homem-Aranha: Longe de Casa. Como os fãs mais dedicados devem saber, Peter e seu tio costumavam ir a jogos dos Mets, algo bem demonstrado na HQ Peter Parker: Spider-Man No. 33.
Pois bem, na cena em que Peter está arrumando sua mala para a viagem, é possível ver uma bandeirinha do Mets pendurada no quarto, mais especificamente uma do jogador Mike Piazza.
Outra referência mais impactante são as iniciais na mala que Peter usa para viajar: BFP. Embora o nome do meio do personagem nunca tenha sido revelado, há um rumor de que Steve Ditko escolheu seu nome em homenagem a Benjamin Franklin. Logo: Benjamin Franklin Parker.
2. Como nos quadrinhos
Embora muitas vezes apenas elementos de alguns quadrinhos sejam aproveitados em um filme, Homem-Aranha: Longe de Casa foi um pouco mais longe quando o assunto é Mysterio.
As cenas com o vilão são visualmente incríveis, e é impossível as várias referências às HQs da série Amazing Spider-Man que podem ser encontradas em uma única cena.
3. Capitão América e o martelo do Thor
Em uma das cenas da batalha final entre o Homem-Aranha e Mysterio, Peter precisa se proteger e atacar os drones ao mesmo tempo. Para tanto, ele pega um dos destroços dos carros na Tower Bridge e usa como escudo. Ao mesmo tempo, pega outro e balança como uma arma.
O momento é uma clara referência à icônica cena em que Steve Rogers, na batalha contra Thanos em Vingadores: Ultimato, revela ser digno ao martelo de Thor, e luta usando a arma e seu escudo.
4. Mais referências ao Cap
Tentando proteger MJ, Flash, Ned e Betty, Happy pega um escudo e o joga contra os drones de Mysterio.
A arma momentânea, contudo, apenas vai ao chão, o que é seguido de uma fala de Happy: "Como o Capitão consegue?"
5. Crusher Hogan vs. Bone Saw McGraw
Para não deixar essa passar, é preciso ter olhos de águia! Logo depois de Peter participar do evento da associação de May, eles se encontram com Happy por trás do palco. É neste momento que dois cartazes por trás dos personagens chamam nossa atenção.
Em um deles, por trás de Peter, vemos a propaganda de uma luta com Crusher Hogan. O personagem, apresentado em Amazing Fantasy #15, é o lutador com quem Peter testa seus poderes, ao encarar o desafio de ficar no ring mais de 3 minutos com ele.
Se você está achando essa descrição familiar, mas não o nome, é porque a cena, que acontece no Homem-Aranha de Tobey Maguire, contou com o personagem, mas com um nome diferente: Bone Saw McGraw.
Mas como referência pouca é bobagem, por trás de Happy há outro cartaz, dessa vez anunciando uma luta entre Crusher Hogan e Bone Saw McGraw!
6. Camaleão?
Como muitos rumores já apontavam, é possível que Homem-Aranha: Longe de Casa tenha apresentado o Camaleão, ainda que sem abordá-lo propriamente (por enquanto!).
O personagem se trata de Dmitri, que no filme trabalha para Nick Fury. Nos quadrinhos, o terrível Camaleão, Dmitri Smerdyakov, é irmão de Kraven, o Caçador.
7. O grafite do Homem de Ferro
Sim, é uma referência ao Homem de Ferro. Não, esse não é o easter egg. O que alguns espectadores podem não perceber é a representatividade da imagem escolhida para o grafiti.
O herói foi visto nesta mesma pose em algumas importantes HQs. É o caso da The Invincible Iron Man #3, The Invincible Iron Man #4 e Marvel Adventures Super Heroes: Iron Man #18.
A arte promocional de Vingadores: Era de Ultron é mais uma a trazer o Homem de Ferro na mesma icônica posição, bem como o ainda não lançado videogame Homem de Ferro, para PlayStation 4.
8. Marvel’s Spider-Man
Se você já conferiu o jogo Marvel’s Spider-Man no PlayStation 4 deve ter pego essa referência. No momento em que Peter faz seu novo traje com a tecnologia que Happy disponibiliza para ele, alguns modelos aparecem em uma projeção, entre eles: o Traje de velocidade.
O traje foi criado para o game, onde pode ser usado para que o herói alcance velocidades que podem ser usadas como armas.
Mas essa não é a única referência. No final do filme, Peter "voa" entre os prédios de Nova York e acaba tirando selfies em posições bem similares às que o jogo permite que o jogador faça na função "selfies", uma das novidades do game.
9. A casa de Norman Osborn
Olhos afiados podem ter reparado em mais alguns detalhes do passeio de Peter por NY no final do filme. E uma delas é a cobertura de Norman Osborn.
Durante a cena, ele passa pelo apartamento que foi cenário da primeira franquia do Homem-Aranha no cinema.
10. The Daily Bugle
The Daily Bugle está de volta. J. Jonah Jameson está de volta. J. K. Simmons está de volta. O ator viveu o personagem na primeira franquia do Homem-Aranha, cujo último filme foi lançado há 12 anos.
11. Fury no Tahiti
A paisagem litorânea vista à frente de Fury, na cena pós-crédito, parece uma referência ao Tahiti, mas não estamos falando da ilha na Polinésia Francesa, mas sim do projeto Terrestrialized Alien Host Integrative Tissue I. (T.A.H.I.T.I.).
O projeto apareceu pela primeira vez em Vingadores, onde foi usado para trazer Phil Coulson de volta à vida.
12. F.E.A.S.T.
A Associação criada por May, "Homeless Support: Food, Shelter, Hope" (Suporte a desabrigados: comida, abrigo e esperança) é uma referência ao centro de caridade F.E.A.S.T., sigla para Food, Emergency Aid, Shelter and Training (Comida, Cuidados de emergência, abrigo e treinamento).
Na HQ Amazing Spider-Man #548, tia May trabalha na organização até descobrir que tudo não passava de uma fachada para a empresa criminosa de Martin Li, o Senhor Negativo. Nos quadrinhos mais recentes, May tenta reconstruir a F.E.A.S.T., embora esteja lutando contra um câncer de mama.
13. Homenagem a J.M. DeMatteis
J.M. DeMatteis foi um dos grandes escritores das HQs do Homem-Aranha, sendo responsável por edições como a icônica A Última Caçada de Kraven.
E o quadrinista ganhou uma referência para si. O hotel em que Peter e seus amigos se hospedam em Veneza se chama Hotel DeMatteis.
14. As homenagens pelas ruas
Uma outra forma que a Marvel Studios encontrou de homenagear alguns dos mais representativos escritores das HQs de Homem-Aranha foi pelas ruas de Veneza.
Conforme os personagens andam pela cidade, é possível vermos placas indicando Calle Sterno, Calle Slotto, Calle Bendiso, Calle Michelinio e Calle G. Convayo. As referências são respectivamente a Roger Stern, Dan Slott, Brian Michael Bendis, David Michelinie e Gerry Conway.
Todos os citados marcaram história na trajetória dos quadrinhos do herói, com acontecimentos lembrados até hoje pelos fãs, como a morte de Gwen Stacy, a apresentação de Miles Morales, entre outros pontos.
15. ASM 212
Pelo visto, cada vilão ganhou seu próprio easter egg. Durante a cena em que Betty tira uma foto de Ned, em Veneza, é possível vermos um barco no qual está escrito "ASM 212".
As iniciais e os números são uma referência aos quadrinhos Amazing Spider-Man #212, edição que marcou a apresentação do Hydro-Man. Não à toa, o elemental aparece na cena seguinte a essa.
16. Placa de carro 463
Embora esse detalhe possa passar despercebido para muitos, é bem difícil que tenha sido algo aleatório para a Marvel. Isso porque a placa do carro com o número 463 aparece segundos antes de o que parece ser a versão do Homem Areia do MCU surgir.
E o qual a relação? O icônico vilão Sandman foi apresentado aos fãs do teioso na HQ Amazing Spiderman #4 em 1963, daí o 463.
17. Ciclone
Assim como é feito com o Homem Areia, Ciclone parece ter baseado um dos outro Elementais abordados no filme. O vilão, inclusive, é o responsável por uma das vezes em que Peter viaja para a Europa nos quadrinhos.
No filme, além da aparência do falso elemental, Mysterio e Nick Fury se referem a ele algumas vezes como um ciclone com rosto.
18. ASM28965
Fechando às referências aos quadrinhos que apresentaram os elementais ou os personagens nos quais eles foram baseados, está o Molten Man.
O vilão apareceu pela primeira vez em Amazing Spider-Man #28, publicada em setembro de 1965. Durante a sequência em que ele aparece, podemos ver que uma das placas dos carros da SHIELD traz ASM28965.
19. Tigre
Ok, MJ não fala a famosa frase de Mary Jane "Face it, Tiger". Mas é bem difícil acreditar que a escolha do figurino da atriz foram aleatórias, incluindo uma blusa estampada por um tigre.
20. Macaco-Aranha
No momento em que MJ confronta Peter para saber se ele é o Homem-Aranha, o herói tenta despistar a garota falando que o estranho visto pela Europa era o Macaco Noturno, nome que Ned dá a ele para, por sua vez, despistar Betty.
Quando MJ fala que o Macaco Noturno usa a mesma teia que o Homem-Aranha, Peter brinca que deve se tratar, então, de um Macaco Aranha.
Mas a expressão não é exatamente aleatória. Na minissérie Marvel Apes, de 2008, os leitores foram apresentados ao Ape-vengers e ao Spider-Monkey, ou seja, o Macaco-Aranha.
E aí, tinha conseguido pegar todos os easters eggs?!
Homem-Aranha: Longe de Casa está em cartaz.