1 – O número da casa da família Stone
Quando Rose Cartola descobre que Abra Stone é uma Iluminada com grandes poderes, ela acaba cedendo à tentação de tentar rastrear a garota para descobrir como capturá-la. Então, como uma projeção astral, Rose se locomove até a residência dos Stone e, ao achar a casa, dá uma olhada na fachada da residência.
Ali, de forma discreta para os mais desatentos, há o número da casa da família: 1980. O que pode parecer apenas um número comum que demarca o endereço dos Stone representa muito mais. 1980 é o ano de estreia do filme de Stanley Kubrick, que tem Jack Nicholson no papel de Jack Torrance.
Uma grande homenagem para uma história que há quase 40 anos trouxe mais fãs para a trama de Stephen King.
2 – A chegada ao Overlook
Após perder seu amigo Billy e o pai de Abra, na tentativa de proteger a garota do Verdadeiro Nó, Dan decide arrastar Rose Cartola para o antigo Hotel Overlook. Quando Dan explica a Abra para onde estão indo, o filme introduz um trecho muito conhecido pelos fãs.
A cena é uma réplica perfeita da apresentada em O Iluminado, em 1980. Com a diferença de que Dan e Abra estão indo até o Overlook durante a noite, e no longa de Stanley Kubrick a apresentação do lugar é feita durante o dia, essa é uma grande referência e homenagem ao clássico da década de 80.
3 – Rose Cartola e Dan Torrance na escada
Essa aqui é uma das referências mais incríveis que os fãs irão encontrar no longa. Depois de conseguir trazer Rose Cartola até o Hotel Overlook, eles acabam se encontrando na sala que Jack Torrance usava para escrever seu livro na época.
Depois que Abra sai correndo escadas a cima, Rose começa um diálogo com Dan. O rapaz está munido de um machado e Rose mostra que não tem medo de enfrentá-lo. A cena é icônica por um motivo: a representação de Wendy e Jack, em O Iluminado.
Até a forma com que Rose mexe as mãos em determinado ponto remete ao personagem de Nicholson. Só que, diferente do filme de 1980, que teve Jack Torrance caindo da escada, quem dessa vez se deu mal foi a representação de Wendy, no caso, Dan.
4 – Trilha sonora
Impossível não se lembrar daquela música, que soa um tanto quanto macabra, no início de O Iluminado, não é? O tema do filme se tornou, assim como o próprio longa, muito famoso e reconhecível em qualquer lugar. E como não deveria ser diferente, Doutor Sono deixou isso marcado também.
Em diversos momentos no filme, principalmente nos momentos no Hotel Overlook, é possível escutar a introdução da famosa música do filme de 1980. Alguns trechos são mesclados, mas os trombones são tão reconhecíveis que é impossível deixar de notar.
5 – O andar de Dan Torrance
Em 1980, o pequeno Danny teve que fugir de seu pai, sendo mais esperto que ele, dentro de um labirinto no Overlook. A cena conta com Jack Torrance mancando, por conta do tombo nas escadas, e com um machado correndo atrás de Danny no meio do labirinto vivo (um labirinto criado com plantas) que havia no hotel.
Para mostrar que Dan quase virou seu pai completamente, ele acaba fazendo a mesma coisa com Abra. Do mesmo jeito que o garoto via seu pai, correndo em sua direção, segurando o machado e mancando, Abra viu Dan fazer o mesmo com ela, só que nos corredores do macabro hotel.
Tanto que, nesta cena, é possível notar que eles tentaram chegar o mais perto possível do mesmo enquadramento da sequência no filme de 1980.