O Universo Marvel tem muitos super-heróis poderosos, mas nem todos são simples humanos que ganharam super-poderes e se tornaram heróis (ou vilões).
Na verdade, existem variados deuses e divindades preenchendo os quadrinhos da Marvel.
Confira então as 30 divindades mais poderosas do Universo Marvel!
30. Thor
- Primeira aparição: Journey Into Mistery #83 (1962)
- Criadores: Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby
- Espécie: Asgardiano
Possivelmente o deus mais famoso do Universo Marvel, Thor tem feito parte dos populares Vingadores desde há muito tempo. Ele se apaixonou pelos humanos e desde aí tomou interesse na salvaguarda de Midgard, ficando do lado dos mortais em inúmeras ocasiões, mesmo contra a vontade de seu pai, Odin.
A afinidade de Thor pela Terra é tanta que quando esta pereceu em um futuro distante, ele continuou tentando proteger o que sobrou de Galactus.
Durante suas aventuras, Thor lutou também contra alguns dos seres mais letais do cosmos, incluindo Gorr, O Açougueiro de Deus, Mangog e Serpente.
29. Loki
- Primeira aparição: Journey into Mystery #85 (1962)
- Criadores: Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby
- Espécie: Gigante de Gelo
Dizer que Loki é um deus complexo é pouco. O deus asgardiano da trapaça tomou várias formas, várias alianças e vários inimigos durante suas aventuras. Um de seus passatempos favoritos é, sem dúvida, chatear seu irmão Thor e atormentar mortais, usando sua magia para mentir e enganar todo mundo.
Embora nem sempre com más intenções, Loki é um personagem orientado na maior parte das vezes para seus próprios interesses.
28. Odin
- Primeira aparição: Journey Into Mistery #85 (1962)
- Criadores: Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby
- Espécie: Asgardiano
Odin é o pai dos Nove Reinos e usa seu poder especial chamado de Força-Odin para os defender. Ele é um ser extremamente poderoso, mas fica vulnerável após usar seu poder, tendo de recarregar sua força com o seu Sono de Odin.
O deus sempre teve alguns problemas tentando controlar seus filhos Thor e Loki. Por isso, Odin é visto muitas vezes como uma divindade irada e que Asgard na frente de todos os outros reinos, se recusando até a ajudar a proteger Midgard no arco Fear Itself.
27. Bast
- Primeira aparição: Quarteto Fantástico #52 (1966)
- Criadores: Stan Lee e Jack Kirby
- Espécie: Ennead
Bast é a divindade principal de Wakanda e, por vezes, é chamada simplesmente de Deus Pantera. Ela abençoa quem tomar o manto de Pantera Negra e protege tanto Wakanda como a Cidade dos Mortos (Nicópolis). Logo, tanto o monarca de Wakanda como o da Cidade dos Mortos servem servem essa deusa.
Mas Bast também procura quem a sirva fora de Wakanda, tentando recrutar outros super-heróis como a Mulher-Hulk para a servir.
26. Oshtur
- Primeira aparição: Marvel Premiere #5 (1972)
- Criadores: Stan Lee e Jack Kirby
- Espécie: Deusa Antiga
Oshtur é uma Deusa Antiga da Terra que acabou deixando o planeta antes do evento que tornou seus irmãos em demônios malévolos. Em suas explorações fora da Terra, ela conheceu Hoggoth, que se tornou seu companheiro antes dos dois decidirem escapar para uma dimensão mistica.
Em Marvel Tarot #1, vemos como Oshtur dá à luz Agamotto após olhar crianças brincando e se ter emocionado. Ela ensina as artes misticas a seu filho e depois o deixa seguir seu próprio caminho. Mais tarde, os dois se juntaram a Hoggoth para formar os Vishanti e proteger a Terra de ameaças misticas.
Oshtur tem tanto poder que até dá algum para humanos como Doutor Estranho, para que melhorem seus próprios feitiços e protejam a Terra de ameaças.
25. Dormammu
- Primeira aparição: Strange Tales #126 (1964)
- Criadores: Stan Lee e Steve Dikto
- Espécie: Faltine
Dormammu é o Senhor da Dimensão Negra. Ele é mais forte que Lúcifer, Marduk e Mephisto e também é conhecido por ter corrompido os próprios feitiços de Odin.
Em Defenders #3, ele entra na essência de Eternidade e absorve seu poder infinito. De fato, ele conseguiu amealhar tanta energia mágica nessa altura, que mostrou o quão poderoso pode ser.
Seu poder também é melhorado através de seres que o veneram pelas várias dimensões. E em sua própria dimensão ele consegue banir qualquer pessoa que lá entre, se bem que normalmente ele prefira uma boa luta.
24. Hela
- Primeira aparição: Journey into Mystery #102 (1964)
- Criadores: Stan Lee e Jack Kirby
- Espécie: Asgardiana
Nos quadrinhos da Marvel, Hela é a filha de Loki e reina sobre Hel. Tal como seu pai, ela é conhecida por colocar seus interesses em frente dos restantes seres, tendo lutado com vários heróis e vilões incluindo os Vingadores e até Thanos.
No UCM, porém, Hela é irmã de Thor e Loki que outrora havia ajudado Odin a subjugar vários mundos pelo cosmos. Ela é poderosa o suficiente para destruir até Mjölnir.
23. Surtur
- Primeira aparição: (cameo) Journey into Mystery #97 (1963); (oficial) Journey into Mystery #99 (1963)
- Criadores: Stan Lee e Jack Kirby
- Espécie: Gigante de Fogo
Surtur é um deus gigante de fogo e o governante da dimensão chamada de Muspelheim, um dos nove reinos. Ele é particularmente agressivo relativamente a Odin, pois eles foram escolhidos pelo destino para serem inimigos mortais.
Isso se explica pelo papel que Surtur tem no Ragnarök, o fim de Asgard. É o destino de Surtur atravessar a Bifrost e espetar sua espada no coração de Asgard, acabando assim o ciclo de vida atual.
22. Fobos
- Primeira aparição: (original) Doutor Estranho, Bruxo Supremo #32 (1991); (atual) Ares: God of War #1 (2006)
- Criadores: (original) Roy Thomas e Jean-Marc Lofficier; (atual) Michael Avon Oeming e Travel Foreman
- Espécie: Olimpiano
Em sua primeira aparição, Fobos é apenas uma criança, mas existe grande poder nele. Fobos é, na verdade, o jovem deus do Medo e também o filho de Ares, o deus da Guerra.
Com a ajuda de Nick Fury, Fobos usa seus poderes para o bem, se juntando até ao time Guerreiros Secretos de Fury. Finalmente, batalhando contra Gorgon após salvar os Jovens Vingadores, Fobos é derrotado e se reúne novamente com seu pai.
21. Serpente
- Primeira aparição: Fear Itself #1 (2011)
- Criadores: Stuart Immonen e Matt Fraction
- Espécie: Asgardiado e Gigante do Gelo
Nem sempre as relações entre Cul e Asgard foram boas, tendo o guerreiro sido selado no fundo do oceano em Midgard por seu irmão Odin, para depois ser libertado pela filha de Caveira Vermelha. Isso deu lugar a uma batalha que quase destruiu Midgard.
Cul é o deus asgardiano do Medo, que abandonou seu titulo após ser derrotado por Thor durante o arco Fear Itself. Mais tarde, desculpado por seu irmão Odin, ele passou a servir como guardião de Asgard.
20. Bor
- Primeira aparição: Journey into Mystery #97 (1963)
- Criadores: Stan Lee e Jack Kirby
- Espécie: Asgardiano e Gigante do Gelo
Bor é o pai de Odin e Serpente, um ser muito poderoso que derrotou até seu neto Thor, provando ser muito mais poderoso que o jovem deus do Trovão. Durante a batalha Thor tentou usar Mjölnir contra o avô, mas Bor simplesmente pegou o martelo e o jogou para longe como a um brinquedo. Isso foi apenas uma prova de que Bor é, sem dúvida, um dos mais poderosos seres do Universo Marvel.
19. Encantor
- Primeira aparição: Journey into Mystery #103 (1964)
- Criadores: Stan Lee e Jack Kirby
- Espécie: Asgardiana
Encantor tem sido inimiga de muitos heróis como Thor, Cristal e até os X-Men. Seus poderes de influência, magia e manipulação permitem que esta faça com que quem ela quiser se apaixone por ela. Por vezes, ela mostrou remorsos de seus esquemas, mas por norma ela é tão imprevisível como perigosa.
18. Balder
- Primeira aparição: Journey into Mystery #85 (1962)
- Criadores: Stan Lee e Jack Kirby
- Espécie: Asgardiano
Balder é o irmão de Thor e Loki e um dos protetores de Asgard. Durante um pequeno período, ele até governou Asgard, fazendo o seu melhor para proteger seu povo.
Balder batalhou também contra Norman Osborn e seus Vingadores Sombrios no arco Siege, infelizmente, toda Asgard acabaria sendo destruída em batalha com Sentinela, sendo arrastada para O Vácuo em seu próprio reinado.
17. Zeus
- Primeira aparição: Vénus #5 (1949)
- Criadores: Stan Lee e Jack Kirby
- Espécie: Olimpiano
Zeus é o líder dos deuses olímpicos e pai de Hércules. Embora não tão envolvido no mundo dos mortais como os asgardianos, ele contatou diversas vezes com os humanos, devido a seu filho Hércules, que sempre passou muito tempo na Terra.
Zeus é mais preocupado com as relações entre os deuses, comparecendo várias vezes em outros panteões oferecendo seu auxilio quando necessário.
16. Celestiais
- Primeira aparição: Eternos #2 (1976)
- Criadores: Jack Kirby
- Espécie: Entidades Cósmicas
Os Celestiais são uma raça antiga de seres com poderes divinos que ajudaram a criar o universo e os seres que o ocupam. Eles se certificam que a vida continua em sua imagem através dos cosmos, deixando sementes nos mundos.
Sua influência e seus descendentes ocupam grande destaque no Universo Marvel, com exemplos como Senhor das Estrelas, que vem da linhagem do celestial Ego.
Os Celestiais são facilitadores da evolução, concedendo até tecnologia quando necessário.
15. Força Fênix
- Primeira aparição: X-Men #101 (1976)
- Criadores: Chris Claremont e Dave Cockrum
- Espécie: Entidade Cósmica
A Força Fênix é um ser senciente que é uma manifestação da força da vida universal dos quadrinhos da Marvel. Ele é muito poderoso e uma das entidades cósmicas mais antigas do universo. Ele é também o centro de toda a energia psiônica da Marvel. O proposito da Força Fênix é diferente da maioria dos deuses do Universo Marvel. Ele procura, destrói e substitui qualquer parte do universo que ele ache perdida. Essencialmente, o que não esteja seguindo o processo de evolução necessário no universo, ele destrói. Força Fênix tem o poder de derrotar Celestiais. Em uma altura, Força Fênix utilizou Jean Grey como portadora de sua energia e ela se tornou na Fênix Negra. Seu poder se tornou tão devastador que até devorou uma estrela.
14. Chthon
- Primeira aparição: (como O Outro): Marvel Chillers #1 (1975); (como Chthon): Vingadores #186 (1979)
- Criadores: Marv Wolfman, Bill Mantlo e Yong Montano
- Espécie: Deuses Antigos
Chthon foi um dos primeiros Deuses Antigos criados pelo Demiurgo, a força vital da Terra, mas foi também um dos que se tornou maléfico e virou demônio. Chthon foi aí banido para outra dimensão, onde se escondeu durante algum tempo.
Mais tarde, o deus fez um pacto com os restantes Antigos Deuses sobreviventes para que nenhum interferisse nos territórios uns dos outros, mas mesmo assim Chthon continuou mantendo sua influência na Terra.
Antes de fugir para sua própria dimensão, ele deixou os pergaminhos indestrutíveis com todo seu conhecimento na Terra, de forma a ficar ligado ao planeta. Essas páginas se tornaram no artefato Darkhold, agora guardado por Doutor Estranho.
13. Kronos
- Primeira aparição: Homem de Ferro #55 (1973)
- Criadores: Jim Starlin
- Espécie: Eterno
Kronos era um membro dos Eternos da Terra que destruiu seu próprio corpo enquanto conduzia um experimento cientifico com energia cósmica. Além disso, ele também obliterou Titanos, o lar dos Eternos da Terra.
Enquanto seu corpo perecia, sua consciência se misturou com o tempo e o universo. Devido a isso, Kronos se tornou um ser que ocupava milhões de quilômetros e ainda se continuava expandindo. Visto que ele não está mais confinado a seu corpo, Kronos tem vários poderes e habilidades que se equiparam às de Zeus, Galactus e Odin.
Sua inteligencia era sobre-humana e essa é a razão pela qual ele consegue entender seu próprio conceito de tempo. Seu conhecimento cósmico e capacidade de telepatia também concederam vantagens em suas batalhas.
12. Galactus
- Primeira aparição: Quarteto Fantástico #48 (1966)
- Criadores: Stan Lee e Jack Kirby
- Espécie: Cosmo Metamorfoseado
Galactus, o Devorador de Mundos, é o único sobrevivente que nasceu de uma encarnação do Multiverso. A razão pela qual sobreviveu ao final do universo em si, é porque o Senciente do Universo se misturou com ele enquanto Galan para criar o ser que conhecemos agora como Galactus.
A única forma de Galactus conseguir continuar a reabastecer sua energia vital é ao literalmente devorar inteiros planetas. Ele é uma praga no universo que causa medo em todas as civilizações, tendo acesso ao Poder Cósmico, uma fonte ilimitada de energia cósmica.
11. Morte
- Primeira aparição: Capitão Marvel #26 (1973)
- Criadores: Mike Friedrich e Jim Starlin
- Espécie: Entidade Cósmica
A Morte é uma entidade que nasceu no inicio do universo. Sua forma física é apenas a maneira como se manifesta aos seres que quer usar para atingir seus objetivos.
Mas, embora seja muito poderosa, ela sempre tem outros para fazerem seu trabalho sujo. Um desses famosos exemplos é o tipo de relacionamento que Morte tem com Thanos. Ele se apaixonou por ela e juntos destruíram vários mundos e as especies que neles viviam. Porém, por mais seres que Thanos matasse, a Morte nunca parecia satisfeita, então seduzia outros para que também eles continuassem sua demanda.
A Morte também tem acesso ao Poder Cósmico, que ela utiliza para manipular a realidade, o tempo, o espaço e outras fundações da existência.
10. Mikaboshi
- Primeira aparição: Thor: Blood Oath #6 (2006)
- Criadores: Michael Oeming e Scott Kolins
- Espécie: Deus Shinto
Quando os dois Deuses Shinto entraram no vazio negro onde Amatsu-Mikaboshi vivia e governava sozinho, eles começaram populando o reino com outros seres vivos. Esses se tornaram famosos entre os japoneses e eram venerados como deuses, o que enfureceu Mikaboshi.
Quando este tentou os destruir, ele foi banido para uma dimensão chamada Yomi onde permaneceu durante anos. Porém, quando Asgard caiu, Mikaboshi decidiu tirar partido dessa situação e expandir sua influência ao tomar conta de Olimpo, exterminando seus deuses.
Mikoboshi é um deus extremamente poderoso com várias habilidades incluindo se duplicar, alterar seus membros para se tornarem lâminas e se transformar em serpente cuspidora de fogo.
9. Eternidade
- Primeira aparição: Strange Tales #138 (1965)
- Criadores: Stan Lee e Steve Ditko
- Espécie: Entidade Cósmica
Eternidade é um ser muito poderoso que junta as consciências de todos os seres vivos do universo. Seus filhos são outras entidades independentes que representam conceitos dentro de seu respetivo universo. Estes são Empatia, Entropia, Elogia, Conveniência, Epifania, Inimizade e Éon.
Eternidade é um dos conceitos mais abstratos do Universo Marvel, que se tornou em um personagem em histórias do herói Doutor Estranho. Embora a entidade seja uma manifestação do Universo, ela consegue se manifestar com diferentes forças vitais que existam no Multiverso.
8. Oblivion
- Primeira aparição: Iceman volume 1 #3 (1985)
- Criadores: J. M. DeMatteis e Alan Kupperberg
- Espécie: Entidade Cósmica
Oblivion é outra entidade abstrata que nasceu ao mesmo tempo que o universo em si, aparecendo junto de outros seres que são personificações de diferentes conceitos do universo.
Oblivion reside na dimensão chamada de Vazio Exterior, que foi revelada em Quasar #25, quando Quasar caiu lá enquanto lutava contra Maelstrom. O objetivo de Oblivion é parar a expansão do universo, pois ele representa a não-existência.
7. Nêmesis
- Primeira aparição: Vingadores/Ultraforce #1 (1995)
- Criadores: Glenn Herdling e Angel Medina
- Espécie: Entidade Cósmica
Não se sabe muito sobre a origem de Nêmesis, mas ela é uma das entidades cósmicas mais interessantes do Universo Marvel, fazendo parte do Ultraverso. Esta divindade é, na verdade, uma personificação senciente de todas as Joias do Infinito juntas.
Supostamente, Nêmesis ficou cansada de sua existência e decidiu despedaçar sua essência nas Joias Infinitas. Seu poder não pode ser quantificado, pois nunca se viu exatamente qual a extensão máxima de seus poderes.
6. Infinito
- Primeira aparição: Quasar #24 (1991)
- Criadores: Mark Gruenwald e Greg Capullo
- Espécie: Entidade Cósmica
Supostamente, Infinito será a outra metade de Eternidade. Tal como seu irmão, ele luta para proteger o universo da destruição por entidades abstratas como Morte e Oblivion.
Aparecendo pela primeira vez em Quasar #24, onde ajudou Quasar a impedir que o universo fosse destruído por Oblivion e seu avatar Maelstrom, foi assim que Infinito ajudou Quasar a se tornou o Protetor do Universo sob sua liderança.
Ao contrário de Eternidade, este não aparece com muita frequência nos quadrinhos. Mas mesmo assim seus poderes são incríveis, conseguindo alterar a realidade, o tempo e o espaço como quiser.
5. Infinitos
- Primeira aparição: Vingadores: Infinity #4 (2000)
- Criadores: Roger Stern, Kurt Busiek, Sean Chen e Carlos Pacheco
- Espécie: Entidade Cósmica
Estes seres cósmicos apenas apareceram algumas vezes em séries como Vingadores: Infinity e Vingadores: Forever. Sua presença foi sentida quando os Vingadores estariam lutando contra os Servitors, um grupo de robôs liderados pelos Infinitos que dizimaram a Coónia Rigelian e seu sistema solar.
Os Vingadores apenas conseguiram derrotar esses inimigos poderosos ao juntar suas mentes com Eternidade, que concordou em os ajudar. Porém, acabaram percebendo que no fundo os Infinitos não tinham noção da devastação de suas ações que causaram tanta morte e destruição. Assim, um deles sacrificou até sua força vital para restaurar as galáxias destruídas.
4. Gaea
- Primeira aparição: Doctor Strange #6 (1975)
- Criadores: Steve Englehart e Gene Colan
- Espécie: Deusa Antiga
Gaea foi uma das primeiras Deusas Antigas criada na Terra antes de qualquer outra vida habitar o planeta. Junto com sua irmã Oshtur, esta também não foi afetada pela praga degenerativa que transformou os outros Deuses Antigos em demônios. Além disso, ela é a mãe de Thor.
Gaea acabou tendo um papel importante na evolução na Terra ao permitir que os dinossauros se extinguissem de forma aos humanos tomarem o planeta. Durante o arco Chaos War, Gaea revelou a Hércules que, na verdade, ela é a fonte verdadeira de toda a criação e onde os outros deuses terrestres buscavam sua força.
Gaea tem vários poderes como se manifestar de diferentes formas dependendo de seus objetivos e controlar e manipular qualquer criação terrestre.
3. Beyonder
- Primeira aparição: Secret Wars #1 (1984)
- Criadores: Jim Shooter e Mike Zeck
- Espécie: Entidade Cósmica
Beyonder é considerado um dos seres mais poderosos de todo o Universo Marvel. Durante o arco Secret Wars, ele criou o chamado Mundo de Batalha. Aí, raptou heróis e vilões e os obrigou a lutar entre si nessa arena. O Beyonder prometeu para eles que se sobrevivessem poderiam receber o que for que eles desejassem.
O vilão tem vários poderes, incluindo alterar a realidade da forma que queira, ler e apagar as mentes da população de um planeta e alterar os estados de todas as matérias.
2. Tribunal Vivo
- Primeira aparição: Strange Tales #157 (1967)
- Criadores: Stan Lee, Marie Severin e Herb Trimpe
- Espécie: Entidade Cósmica
Para um ser como Tribunal Vivo conseguir manter o balanço entre o bem e o mal no Multiverso, ele tem de existir em todos os universos ao mesmo tempo e conseguir obliterar planetas e todos seus habitantes caso ache que isso irá preservar o balanço do Multiverso.
Em Novos Vingadores #30, foi revelado também que o Tribunal Vivo é, na verdade ,a manifestação corporal de todo o Multiverso Marvel, com seu aspeto consistindo em três cabeças representando equidade, necessidade e vingança.
1. Aquele Acima de Todos (One-Above-All)
- Primeira aparição: O Sensacional Homem-Aranha Vol 2 #40
- Criadores: Roberto Aguirre-Sacasa e Clayton Crain
- Espécie: Deus
Esse ser é alegadamente a razão pela qual toda a vida existe no Multiverso Marvel. Seu poder é o amor e seus motivos parecem ser pacíficos.
Normalmente aparecendo como um homem, Thanos e Adam Warlock já tiveram confrontos diplomáticos com o ser cósmico, o que prova que é possível chegar a acordo com esse ser misterioso.
FIQUE POR DENTRO:
Tudo sobre o polêmico Sentinela da Marvel.
Conheça os 35 artefatos mais poderosos do Universo Marvel.
O essencial sobre as Guerras Secretas, o grande crossover das HQs Marvel.
Conheça quais as armas mais poderosas de Asgard, o mundo de Thor!