No universo dos X-Men, tanto nos quadrinhos quanto nos filmes, existe um personagem chamado Destrutor, um mutante com poderes impressionantes. Ele aparece no filme "X-Men: Apocalipse", onde é interpretado pelo ator Lucas Till.
Sua primeira aparição aconteceu nos quadrinhos originais em 1969, na edição X-Men #54, e foi nessa ocasião que descobrimos que seu nome verdadeiro é Alex Summers. Logo depois, na edição #58, ele passou a ser conhecido como Destrutor.
Aqui estão 4 fatos interessantes sobre esse personagem que você pode gostar de saber!
1. Ele produz ondas de energia cósmica destruidora
Seu poder extraordinário consiste na absorção pelo seu corpo de energia cósmica presente ao seu redor, integrando suas células e transformando essa energia. Com essa transformação, Destrutor depois consegue liberar a energia absorvida em forma de ondas que aquecem o ar, que chegam a temperaturas tão altas que viram plasma.
Esse plasma é visto nos quadrinhos como potentes ondas azuis que derrubam tudo no seu caminho. Sendo imune a essas rajadas energéticas, esse mutante é capaz de concentrar a energia numa só direção, de forma a causar impacto máximo num só alvo.
2. É irmão de Ciclope!
Se você ficou desconfiado por ler Summers na introdução desse artigo e se lembrou de Ciclope, você acertou em cheio feito o Gavião Arqueiro.
Alex é o irmão mais novo de Scott Summers (Ciclope) e a história de como os dois se separaram cedo é trágica. Os irmãos estavam com seus pais num aeroplano quando sofreram um trágico acidente. Sua mãe jogou os irmãos do avião em chamas e deu a Scott o único paraquedas. O futuro Ciclope se abraçou a Alex e ambos se salvaram desse acidente.
Os irmãos se recuperaram no hospital, mas Alex foi colocado num orfanato e adotado rapidamente por uma família. Os dois irmãos Summers não se veriam durante muitos anos.
3. Ele não escolheu seu próprio nome de herói
Quando Alex foi capturado pelos temíveis Sentinelas por ordens de Larry Trask, este lhe deu o nome de Destrutor (Havok, em inglês). O filho de Bolivar Trask deu também a Alex um equipamento em que se podia ver em seu peito a evolução da energia cósmica dentro dele e assim poder monitorar o mutante.
Em inglês, o nome Havok é uma alteração da palavra havoc, que quer dizer desolação, destruição. Daí o nome Destrutor em português!
4. Sua energia deu vida ao vilão Monólito Vivo!
A primeira pessoa a reconhecer suas habilidades mutantes foi Ahmet Abdol, seu professor de universidade, quando este descobriu que existia uma ligação psíquica entre os dois. Ambos possuíam capacidades mutantes de absorção e transformação de radiação cósmica, mas se encontrava num estado latente.
Ahmet não conseguia utilizar seu poder, já que estava inexplicavelmente bloqueado por Alex. O professor decidiu então raptar o jovem estudante e levá-lo para seu laboratório no Egito, onde conseguiu drenar a energia cósmica de Alex e se transformar no Monólito Vivo, um mutante gigante com poderes assustadores.