Com a enorme quantidade de filmes interligados que construíram os últimos dez anos do Universo Cinematográfico Marvel, muitas dúvidas surgiram quanto à cronologia dos acontecimentos vistos nos longas.
Nos últimos dias, caiu na Internet a linha do tempo oficial do MCU, que será publicada pela Marvel na obra Marvel: Os Primeiros Dez Anos, com o objetivo de sanar essas dúvidas. O problema é que a publicação trouxe mais dúvidas.
Além das que já foram levantadas (no link abaixo), agora um novo problema foi apontado. A nova cronologia deixa um buraco na trama de Doutor Estranho!
Erro temporal
Ok, vamos novamente à cronologia:
- 1943-1945: Capitão América: O primeiro Vingador
- 2010: Homem de Ferro
- 2011: Homem de Ferro 2; O Incrível Hulk; Thor
- 2012: Os Vingadores; Homem de Ferro 3
- 2013: Thor: O Mundo Sombrio
- 2014: Capitão América: O Soldado Invernal; Guardiões da Galáxia e Guardiões da Galáxia Vol. 2
- 2015: Vingadores: Era de Ultron; Homem-Formiga
- 2016: Capitão América: Guerra Civil; Homem-Aranha: De Volta ao Lar
- 2016-2017: Doutor Estranho
- 2017: Pantera Negra; Thor: Ragnarok; Vingadores: Guerra Infinita
De acordo com a linha do tempo oficial, Capitão América: O Soldado Invernal se passa em 2014, enquanto Doutor Estranho se passa entre em 2016 e 2017. O problema é uma fala específica no primeiro filme, conforme apontou um usuário do Reddit.
Em Capitão América: O Soldado Invernal, o Capitão América, ao lado da Viúva Negra e de Sam Wilson, interroga o agente Sitwell sobre o Projeto Insight e sua relação com a Hydra.
Ao perguntar quais eram os alvos do projeto, Steve Rogers ouve como resposta:
"Você! Um âncora de TV do Cairo, uma outra secretária de Defesa, um estudante do Ensino Médio de Iowa, Bruce Banner, Stephen Strange, qualquer um que ameace a Hydra."
O problema aqui é: como Stephen Strange poderia ser uma ameaça para a Hydra em 2014 se os acontecimentos do filme do Doutor Estranho datam de 2016 e 2017?
A não ser que ele fosse uma ameaça apenas por seus talentos na medicina, a nova linha do tempo criou mais um problema a ser explicado pela Marvel.