Após 15 anos chamando a atenção de fãs com as investigações sobre assassinos em série, Criminal Minds chegará ao fim em sua 15ª temporada. Durante tantos episódios, acompanhamos os personagens e conhecemos um pouco mais dos atores que os interpretam. E chegou a hora de relembrar um pouco a trajetória dos principais nomes da série. E por que não também ficar por dentro de algumas curiosidades sobre os artistas que dão vida a eles?
As informações abaixo contêm SPOILERS das temporadas de Criminal Minds.
Jason Gideon
- Intérprete: Mandy Patinkin
- Situação: personagem principal das 3 primeiras temporadas, saiu da série no 3º ano do programa e sua morte foi relatada na 10ª temporada.
Agente Especial de Supervisão Sênior, Gideon era como um pai para todos os membros da Unidade de Análise Comportamental (UAC). Seu passado guarda um grande trauma, por ter permitido que seis agentes entrassem em um armazém onde estava uma bomba, situação que resultou na morte de todos eles.
Entre suas características mais marcantes está sua habilidade para detectar mentiras e observar detalhes numa cena de crime que outras pessoas geralmente deixariam passar. Na terceira temporada, Gideon se afasta do trabalho por estresse emocional. Após sete anos sem ouvirmos falar dele, a décima temporada revelou que ele foi assassinado por Donnie Mallick.
Curiosidade: Embora tenha saído da série argumentando querer passar mais tempo com sua família, alguns anos depois de seu afastamento Mandy Patinkin deu uma declaração dizendo que trabalhar no programa foi "o maior erro público" que ele tinha feito em sua carreira. Na ocasião, ele criticou o excesso de violência da série.
Aaron "Hotch" Hotchner
- Intérprete: Thomas Gibson
- Situação: Personagem principal durante 12 temporadas - Demitido
Líder da UAC por muito tempo, após deixar o comando da equipe Hotch se torna o superior direto de todos os agentes especiais. Ao lado de Penelope Garcia, ele também assume como oficial de contato de mídia da equipe, após a promoção de Jennifer Jareau a agente especial de supervisão.
Na 12ª temporada, é descoberto que seu filho, Jack Hotchner, está sendo perseguido por Peter Lewis, o Sr. Scratch. Por esse motivo, Hotch deixa suas duas funções na UAC e é colocado no programa de proteção a testemunha. Mesmo após a morte de Scratch, Hotch decide não retornar à UAC para se dedicar ao filho.
Curiosidade: Infelizmente, a saída Thomas Gibson foi motivada por uma agressão. O ator e diretor estava dirigindo um dos episódios da 12ª temporada, mas acabou entrando em conflito com o produtor Virgil Williams e o agrediu com um chute no queixo. A CBS decidiu demitir Gibson após o ocorrido.
Elle Greenaway
- Intérprete: Lola Glaudini
- Situação: Personagem principal durante 2 temporadas - Deixou a série
A agente especial de supervisão da UAC Elle Greenaway era especializada em crimes de ofensa sexual. Após os 28 primeiros episódios da série, a personagem passa por um violento conflito durante o qual mata um suspeito e é baleada.
Após o incidente, ela se afasta da UAC com estresse pós-traumático, sendo substituída por Emily Prentiss, que ocupa o cargo até o sétimo ano da série.
Curiosidade: Calma, aparentemente a saída de Lol Glaudini do elenco da série foi mais tranquila que a de Patinkin e Gibson. A atriz optou por deixar o programa por não estar feliz morando em Los Angeles, onde a série é gravada. Ela decide então retornar para sua cidade natal na Costa Leste dos Estados Unidos.
Derek Morgan
- Intérprete: Shemar Moore
- Situação: Personagem principal durante 11 temporadas, fez participações especiais na 12ª e na 13ª temporada.
Um dos personagens mais populares da série, o agente especial da UAC Derek Morgan se especializou em comportamentos obsessivos e artefatos explosivos. Durante o afastamento de Hotch, quando ele entrou no programa de proteção a testemunha, Morgan assumiu como comandante temporariamente.
Com um passado trágico, ele deixa a UCA na 11ª temporada, com o objetivo de passar mais tempo com sua nova família. Luke Alvez assume sua posição daí para frente.
Curiosidade: Um dos atores que deixou a série mantendo boas relações tanto com os produtores quanto com a emissora, Sherman Moore decidiu deixar o papel pelo mesmo motivo que deram ao seu personagem, estar com sua família.
O ator deve ter sido motivado também pela vontade de explorar novos papéis, depois de tanto anos no mesmo, uma vez que pouco tempo depois de sua saída ele foi escalado para protagonizar a nova série da CBS, S.W.A.T.
Dr. Spencer Reid
- Intérprete: Matthew Gray Gubler
- Situação: Personagem principal durante as 15 temporadas
Agente Especial da UAC, Reid é conhecido por ser um gênio autodidata. Sua infância não foi nada fácil. Seu pai abandonou a família e deixou o garoto sozinho para lidar com os episódios esquizofrênicos da mãe. Sofreu bullying pesado na escola, mas seu QI avançado o ajudou a se formar no Ensino Médio ainda com 12 anos.
Aos 18, Reid internou sua mãe em uma instituição mental. Na 12ª temporada da série, o agente revelou enviar cartas diariamente para ela, por sentir culpa por não visitá-la. Possui uma memória eidética, lembrando de uma quantidade incrível de informações, mas tem medo de a doença de sua mãe ser hereditária.
Aos 36 anos, Reid é graduado em Psicologia e Sociologia e tem 3 PhDs, em Matemática, Química e Engenharia. É um dos agentes mais brilhantes da UAC e é conhecido por uma certa falta de habilidade social, sempre falando muito e dando informações mesmo quando não as pediram. É um dos personagens mais queridos da série.
Curiosidade: Matthew Gray Gubler machucou o joelho dançando na época das gravações da 5ª temporada. Por esse motivo, os roteiristas incluíram uma cena em que Reid leve um tiro na perna, já que o ator precisaria usar muletas nas filmagens.
Jennifer "J.J." Jareau
- Atriz: A.J. Cook
- Situação: Personagem principal nas 5 primeiras temporadas, recorrente durante a 6ª e parte do elenco principal novamente da 7ª até a 15ª.
Agente especial da UAC, ja trabalhou como contato da divisão com policiais e autoridades da mídia. Durante a suspensão de de Emily Prentiss, chegou assumir a chefia da unidade, e após seu retorno na sétima temporada se tornou oficialmente parte do time de perfis.
Melhor amiga de Reid, parece ter um sentimento no ar com ele há várias temporadas. Trabalhou durante quase toda sua gravidez e escolheu o amigo como padrinho de seu filho. Na oitava temporada, Henry, filho de J.J. se fantasia de Reid.
Curiosidade: A saída de A.J. Cook após a 5ª temporada da série foi motivada por um cote de custos da emissora. Os fãs, contudo, não curtiram a ausência da personagem e exigiram o seu retorno, pedido que foi atendido na 7ª temporada. Desde então, J.J. segue como personagem regular do programa.
Penelope Garcia
- Atriz: Kirsten Vangness
- Situação: Personagem principal durante todas as temporadas
Penelope é analista técnica da UAC e diretora de mídia da equipe. Seu jeito animado e suas roupas coloridas escondem um passado cheio de traumas. Quando ela tinha 18 anos, seus pais morreram em um acidente de carro enquanto a procuravam, depois de ela não chegar em casa no horário combinado.
Com luto e culpa, ela abandonou a faculdade, mas seguiu aprendendo codificação de computadores e forma clandestina, chegando a se tornar uma hacker reconhecida que atendia pelo nome de A Rainha Negra, devido a suas roupas predominantemente pretas.
Ela foi pega pelo FBI ao invadir o sistema de empresas supostamente envolvidas em atividades criminosas. Reconhecendo a boa intenção de seus crimes, a UAC deu uma chance a ela em 2004. Desde então, ela trabalha para a divisão.
Curiosidade: Além de interpretar Penelope, Kirsten Vangness também já dirigiu vários episódios e já atuou como co-roteirista do programa. Os flertes entre sua personagem e Derek Morgan (Shemar Moore) surgiu de uma brincadeira entre os dois atores, quando, em uma ligação telefônica, rolou o primeiro "Baby Girl".
Emily Prentiss
- Atriz: Paget Brewster
- Situação: Personagem principal da 2ª a 7ª temporada, fez participações na 9ª e na 11ª e voltou a ser regular da 12ª em diante.
Atual chefe da UAC, Emily foi apresentada na série dois episódios após a saída de Elle Greenaway. Após aceitar um cargo na Interpol em Londres, foi substituída por Alex Blake e, em seguida, por Kate Callahan, que também deixaram a série. retorna no 12º ano novamente como chefe, após a saída de Hotch.
Emilly é bacharel em Direito especializada em justiça criminal. Quando criança, viajava muito com seus pais em missões diplomáticas, principalmente para o Oriente Médio, o que lhe deu a oportunidade de aprender árabe, espanhol, francês, italiano e um pouco de russo.
Curiosidade: Pouco se sabe sobre a saída da atriz da série, cuja motivação revelada até hoje foi apenas a vontade de buscar outras oportunidades de trabalho. Para aqueles que não lembrar, o primeiro trabalho de destaque da atriz e cantora foi em Friends, onde interpretou Kathy, namorada de Joey.
David "Dave" Rossi
- Ator: Joe Mantegna
- Situação: Personagem principal da 3ª temporada em diante.
Durante seu tempo de serviço no Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, Dave lutou na Guerra do Vietnã e chegou ao posto de sargento major. Atualmente, é agente sênior da UCA em Quântico.
Casado e divorciado por três vezes, sua segunda esposa escondeu uma gravidez após o divórcio, acreditando que o trabalho de Dave o impediria de ser um bom pai.
Na UAC, sua experiência por si só lhe dá um ar de comando. Muito corajoso e leal, ele atua como confidente e conselheiro dos agentes, mantendo a equipe sempre unida. Durante as temporadas, escreveu diversos livros sobre assassinos em série, tendo tido a oportunidade de entrevistar Charles Manson e Ted Bundy.
Curiosidade: Além de ator, Joe Mantegna é produtor, diretor e roteirista; já foi indicado ao Emmy por três diferentes produções televisivas e já ganhou um Tony por sua atuação na peça Glengarry Glen Ross, vencedora do Prêmio Pulitzer.
Ashley Seaver
Atriz: Rachel Nichols
Situação: Personagem principal apenas na 6ª temporada
Filha do assassino em série Charles Beauchamp, conhecido como O Estripador de Redmond, Ashley passou a usar o sobrenome de solteira de sua mãe após as acusações sobre o pai serem comprovadas e ele ser preso.
Já adulta, fez seu treinamento como cadete na UAC, sendo abordada por Dave Rossi para ajudar em um caso. No final da temporada, ela se transfere para Força Tarefa de Tráfico Doméstico de Andi Swann.
Curiosidade: Como a entrada de Rachel Nichols na série coincidiu com a saída de A.J. Cook e Paget Brewster, os fãs encararam sua contratação como uma substituição indesejada. A falta de apego dos espectadores com a personagem parece ter sido o motivo de sua saída do programa.
Dr. Alex Blake
- Atriz: Jeanne Tripplehorn
- Situação: Personagem principal nas 8ª e 9ª temporadas.
Com a saída de Emily Prentiss na 7ª temporada, Alex Blake assume o cargo no 8º ano da série. Uma experiente especialista em linguística e professora em Georgetown, Blake cresceu em uma família de oficiais da polícia. Seu pai era capitão da polícia do Kansas, seu irmão Scott é detetive de homicídios, e um outro irmão que era policial morreu durante um assalto a mão armada.
Ela ensina linguística forense na universidade, e parece ser tão inteligente quanto o genial Spencer Reid, com quem aparenta ter alguma história. Após Reid levar um tiro no pescoço para salvá-la, na 9º temporada, Blake revela que o ocorrido e outro caso mexeram muito com ela por lhe trazer lembranças de seu falecido filho. Ela deixa a UAC e vai trabalhar como professora.
Curiosidade: A saída de Jeanne Tripplehorn foi justificada apenas como problemas nas negociações de contrato. A atriz ganhou destaque na década de 1990, com papéis como a esposa de Michael Douglas em Basic Instinct e a esposa de Tom Cruise em A Firma.
Katherine "Kate" Callahan
- Atriz: Jennifer Love Hewitt
- Situação: Personagem principal apenas na 10ª temporada
Com oito anos de experiência na Unidade de Crimes Sexuais do FBI e com amplos conhecimentos de psicologia criminal, Kate Callahan substitui Alex Blake após sua saída no final da 9ª temporada. Seu passado ainda guarda uma grande perda: sua irmã e seu cunhado morreram no ataque do 11 de setembro. Desde então, ela assumiu a guarda de sua sobrinha.
Embora seja inteligente, atenciosa e dedicada a seu trabalho, a personagem não agradou muito o público, que parecia insatisfeito com a saída de Emily Prentiss e Alex Blake.
Curiosidade: Para justificar sua saída da série, a personagem de Hewitt decide tirar um ano de licença para cuidar de sua filha bebê, assim como fez logo que adotou sua sobrinha. Na realidade, a atriz também estava grávida durante as gravações e decidiu se dedicar a sua filha, assim como sua personagem.
Dr. Tara Lewis
- Atriz: Aisha Tyler
- Situação: Personagem recorrente na 11ª temporada, tornou-se parte do elenco principal do 12º em diante.
Com a saída de Callahan, a psicóloga forense Tara Elizabeth Lewis assume. Em uma de suas falas mais marcantes na série, ela explica que passou 12 anos estudando os assassinos depois que eles eram pegos, mas agora queria pegá-los.
Assim como os demais oficiais, guarda um passado cheio de traumas. Cresceu em meio a viagens devido ao trabalho de seu pai no exército. Sua mãe faleceu de câncer. Seu irmão Gabriel, a quem tanto admirava, acaba seguindo caminhos errados. Além disso, seu casamento acabou por causa do alcoolismo de seu ex-marido.
Curiosidade: Se você está reconhecendo Aisha Tyler de algum lugar, provavelmente, é porque a atriz já atuou em séries como Friends, CSI, 24 Horas e Ghost Whisperer.
Luke Alvez
- Ator: Adam Rodriguez
- Situação: Parte do elenco principal desde a 12ª temporada até hoje.
Luke Alvez decidiu seguir os passos do pai no exército e fez parte do 75º Regime de Patrulha no Iraque. Entrou no FBI inicialmente na Força Tarefa de Fugitivos.
Depois de ajudar a UAC a prender oito dos 13 assassinos em série que escaparam de prisões durante uma tentativa de ataque terrorista, recebeu o convite para integrar a divisão.
Curiosidade: O currículo de Adam Rodriguez inclui trabalhos como CSI: Miami, Roswell, Law & Order, Felicity, Six Feet Under, Ugly Betty, Psych, The Night Shift, Jane the Virgin e Empire.
Stephen Walker
- Ator: Damon Gupton
- Situação: Personagem principal apenas durante a 12ª temporada.
Stephen Walker se uniu à equipe da UAC para auxiliar na caçada por Peter Lewis, o "Sr. Scratch". Contudo, o personagem acaba sendo morto por Scratch, mas os arquivos que recolheu se provaram fundamentais para a captura do assassino.
Antes de integrar a equipe da UAC, fez parte do Programa de Análise Comportamental do FBI. Foi o segundo membro da divisão a ser morto, depois de Gideon, mas o primeiro durante um caso do trabalho.
Curiosidade: Além de ator, Damon Gupton é maestro. Como ator, trabalhou em filmes como Avatar: The Last Airbender, Whiplash e La La Land. Já na TV, já integrou o elenco de séries como Deadline, Law & Order, Third Watch, The Newsroom, Suits, Empire, Bates Motel. Atualmente, faz parte do elenco regular de Black Lightning.
Matthew "Matt" Simmons
- Ator: Daniel Henney
- Situação: Personagem principal desde a 13ª temporada até hoje.
Apresentado em Criminal Minds: Beyond Borders, um dos dois spinoffs da série que não tiveram sucesso, Walker fazia parte da Equipe de Resposta Internacional do FBI, até se transferir para a UAC, onde hoje atua como agente especial.
Com um passado que também inclui trabalho militar, hoje é casado já há dez anos e tem quatro filhos. Extremamente habilidoso, também traz consigo conhecimentos inesperados como informações sobre níveis de toxidade do veneno de diferentes espécies de cobras.
Curiosidade: No spinoff Beyond Borders, Simmons pilota uma motocicleta em determinado momento. Sem querer usar um dublê, Henney renovou sua licença para pilotar motos e fazer ele mesmo a cena.