Por trás de toda a trama principal da Saga do Infinito, Thanos se consagrou no Universo Cinematográfico Marvel (MCU) como um dos maiores vilões que já vimos no cinema de super herói. E nos quadrinhos sua trajetória foi igualmente icônica. Conheça tudo sobre Thanos, o Titã Louco, o vilão mais destrutivo do universo Marvel!
Amaldiçoado quando nasceu
Thanos é um dos filhos de A’Lars, também conhecido como Mentor. Ele nasceu no seio da sociedade Eterna, uma raça antiga de humanos geneticamente modificados por Celestiais, uma raça de extraterrestres misteriosos.
No entanto, enquanto que todos os membros de sua espécie se parecem com humanos, Thanos nasceu com Síndrome Deviante. Essa é uma condição rara que faz com que seu aspecto seja parecido com o da raça dos Deviantes, primos e inimigos dos Eternos. Sua pele cinzenta e seu corpo deformado fizeram com que sua mãe o tentasse matar logo que nasceu.
Durante seus primeiros anos de escola, Thanos era um garoto pacífico. Mas devido a toda a discriminação de que era alvo, tanto pela sua família como pela restante sociedade Eterna, ele acabou se tornando em um garoto sombrio e vingativo.
A vingança de um ser desprezado
Para se sentir mais confiante, Thanos cresceu tentando ser mais poderoso do que todo mundo ao seu redor e, à medida que seus poderes começaram a crescer, o mesmo aconteceu com sua ambição e seu desejo de destruição. Thanos acabou roubando uma das naves de seu povo e viajou pelo cosmos, procurando mercenários para criar seu exército privado.
Ao voltar de seu exílio, o Titã Louco lançou bombas atômicas em seu planeta, Titã, matando a maior parte da população, incluindo sua mãe Sui-San. Ele se declarou o líder dos restantes sobreviventes e começou a preparar a conquista do planeta habitado mais próximo, a Terra.
Seu irmão é um perigo para a mulherada
Eros é o irmão mais novo de Thanos e cresceu amistoso e despreocupado, ao contrário de seu irmão mais velho que era ambicioso e manipulador.
Já na fase adulta, em uma campanha contra Thanos, Eros lutou junto dos sobreviventes de Titã e com o Capitão Marvel e os Vingadores. Foi aqui que Thanos foi derrotado pela primeira vez mas, ainda assim, Eros viajou até à Terra onde procurou os Vingadores, pedindo para se juntar ao grupo. Eles permitiram que ele se juntasse, tomando o nome de Starfox, e durante meses lutaram juntos.
Eros sempre foi mimado e narcisista e as personalidades diferentes dos dois irmãos tornaram sua relação muito conflituosa. Sendo um Eterno, Eros tem força extrema e a habilidade de voar. Porém, seu superpoder é mais caricato que o normal. Ele consegue libertar uma feromona que estimula o centro de prazer no cérebro das pessoas, fazendo com que todo mundo se sinta atraído por ele.
Starfox passa a maior parte de seu tempo procurando mulheres e nem sempre age de forma moral. Porém, mesmo já tendo dormido com quase todo o universo, ele acaba sempre retornando para os braços da prostituta Heater Delight.
Um amor de morte
Thanos ficou romanticamente obcecado com a Morte, tendo sentido amor pela primeira vez em toda a sua vida. Tal como outros deuses celestiais, a Morte consegue tomar diferentes formas. Quando Thanos ainda era novo, ela apareceu pela primeira vez como uma garota pequena, encorajando a sociopatia de um Thanos ainda jovem.
Com ela, ele aprendeu todos os segredos sombrios que o levaram a aumentar seu poder. Quando ele chegou à idade adulta, a Morte apareceu para ele agora como uma mulher, enlaçando seu coração para sempre.
Para se tornar digno dela, ele decidiu que iria se tornar o mais poderoso possível. Primeiro, ele planejou algo simples, tentando capturar poder político ao conquistar mundos, mas rapidamente ele começou a coletar itens de grande poder, como o Cubo Cósmico e as Joias do Infinito.
A relação entre os dois teve os seus altos e baixos. Em uma ocasião, a Morte acabou seu relacionamento com Thanos, o banindo de seu reino. Por outro lado, eles tiveram um filho juntos, Podridão.
Thanos foi pai muitas vezes
Sua filha mais conhecida é a assassina Gamora. Thanos a adotou e criou como se fosse sua filha com o intuito de a transformar em seu braço direito. Gamora foi a única sobrevivente de uma raça humanoide extraterrestre chamada Zen Whoberis. Quando esse povo foi aniquilado por uma ordem religiosa, Thanos pegou Gamora e a levou para sua estação espacial, o Santuário, onde a manteve a salvo, escondendo sua verdadeira natureza da garota.
Thanos tem também um filho, Thane. Após uma visita até uma tribo inumana, Thanos engravidou uma das mulheres nativas. Thane cresceu entre o povo inumano, se tornando um curandeiro. Quando Thanos voltou novamente procurando por seu filho, ele já havia desenvolvido poderes durante o processo de terrigênese, o que o permitiu prender Thanos em âmbar, em um estado entre a vida e a morte.
Thanos teve muitos mais filhos, mas acabou matando praticamente todos, normalmente ao destruir os planetas onde eles residiam.
Passando de Papai Noel
Entre destruir planetas e eliminar populações inteiras, Thanos consegue arranjar algum tempo para celebrar o Natal.
De forma a condicionar psicologicamente sua filha adotiva Gamora, Thanos concede à garota uma infância o mais normal possível. Ele acredita que ela funcionaria de forma mais racional e menos psicótica se tivesse uma infância e tudo o que era associado como qualquer outra criança.
Assim, ele celebrava o aniversário da garota e também o Natal, incluindo presentes, árvore de natal e até a ilusão de Papai Noel. Thanos foi até mais longe, criando um momento de tréguas por esta época do ano, e enviando presentes a todos os membros sobreviventes de sua família, incluindo seu irmão Eros.
Os clones de Thanos
Durante algum tempo, Thanos conduziu estudos extensivos em genética. Após estudar o DNA da maior parte dos heróis e vilões do universo, ele resolveu cloná-los, juntando também um pouco de seu próprio DNA. Esses clones, que se parecem exatamente com ele e são conhecidos como “Thanosi”, foram criados usando técnicas de clonagem básicas e magia.
Mais tarde, Thanos acabou abandonando esse projeto e eliminando a maior parte de seus clones. Porém, cinco deles sobreviveram, sendo versões do Professor X, Homem de Ferro, Gladiador, Doutor Estranho e Galactus. O verdadeiro Thanos teve então que pedir a ajuda de alguns super-heróis para os destruir, acabando com seu exército de clones.
Seus poderes e habilidades
Quando Thanos conseguiu coletar todas as Joias do Infinito ele se tornou o ser mais poderoso de sempre. Ele eliminou metade da vida do universo apenas estalando os dedos, enquanto testava o seu novo poder.
Mas Thanos, sendo um Eterno mutante, tem muitos poderes natos. Ele é um gênio que consegue criar esquemas que causam grandes problemas para seus inimigos. E, fisicamente, ele possui também força sobre-humana, durabilidade extrema e reflexos mais rápidos do que o normal. Para além disso, Thanos possui telepatia, teletransporte e transmutação.
Seu inconsciente deseja perder
Em um dos seus arcos mais importantes, Thanos pegou a Manopla do Infinito e a uniu com as Joias do Infinito. Ele ganhou a tão desejada onipotência que sempre quis e eliminou metade da população do universo como tributo a sua amada, a Morte.
Os super-heróis da Terra, junto com entidades cósmicas poderosas como Estranho e Epoch, batalharam contra o vilão, mas apesar de seu nível astronômico de poder não o conseguiram derrotar. Eventualmente, Adam Warlock acabou recuperando a Manopla, acabando assim com a guerra.
Após o sucedido, Thanos se afastou em um período de introspecção. Adam reconheceu então que as tentativas de Thanos para obter a onipotência acabavam sendo frustradas não só pela intervenção direta dos super-heróis, mas principalmente pela ansiedade e dúvidas interiores do próprio Titã Louco.
Aparentemente, Thanos tem dentro de si um desejo profundo de ser derrotado, pois ele próprio sabe não ser verdadeiramente digno de tomar o lugar do ser mais poderoso de todo o universo.
Drax foi feito para eliminar Thanos
O Drax dos quadrinhos é um pouco diferente da versão que vemos no filme Guardiões da Galáxia. Originalmente, ele é apenas um agente imobiliário chamado Arthur Douglas, dirigindo no Deserto Mojave com sua esposa Yvette e sua filha Heather. De repente, uma nave espacial carregando Thanos chegou ao local em missão e, para manter sua existência em segredo, destruiu o automóvel onde a família seguia.
Porém, sem Thanos saber, seu pai Mentor e seu avô Kronos juntos prenderam a forma astral de Douglas antes que essa se libertasse de vez de seu corpo e a colocaram em um corpo humanoide feito a partir do solo da Terra. E assim foi criado Drax, o Destruidor, motivado a perseguir e matar Thanos como vingança pela morte de sua família.
Nem com thanoscopter ele conseguiu fugir dos policiais
Em uma de suas HQs, Thanos pilotou seu próprio helicóptero e com ele tentou roubar o Cubo Cósmico. No entanto, esse episódio resultou em uma derrota bastante humilhante para o vilão.
Quando Thanos conseguiu pegar o Cubo e seguiu fugindo em seu "thanoscopter", Felina chutou o objeto de forma tão violenta que ele voou das mãos de Thanos, indo cair em um beco, onde foi pego por uma criança. Thanos tentou rapidamente recuperar o Cubo. Porém, foi impedido por Homem-Aranha e Felina, acabando por ser levado para a delegacia por policiais humanos!
Derrotado pela Garota-Esquilo?
Nem sempre as coisas correram bem para o Titã Louco. Na realidade, ao longo de sua história, ele foi derrotado várias vezes, mas nunca de uma forma tão embaraçosa como perder contra uma humana-esquilo e seu exército de companheiros peludos.
Embora não considerado cânone, essa história foi publicada em GLX-MAS #1, e conta como Thanos foi derrotado por Doreen Green, a Garota-Esquilo e seus esquilos obedientes.