Obi-Wan nasceu no planeta Stewjon e, ainda cedo, foi levado pelo mestre Qui-Gon Jinn para se tornar um Padawan, uma espécie de aprendiz de Jedi. Sob a orientação de Jinn, Obi-Wan passou a estudar a Força e seus desígnios, crescendo em poder e em sabedoria.
Ainda jovem, Obi-Wan tornou-se um fiel defensor da República Galáctica e atuou nos campos de batalha ao lado do seu mestre para impedir as forças separatistas da Federação do Comércio. Com grande perícia com o sabre de luz, arma usada pelos jedis, os dois lideraram a resistência em Naboo contra o ataque dos dróides.
O então padawan também estava ao lado de Qui-Gon Jinn quando este encontrou Anakin Skywalker, um menino que o mestre acreditava ser o escolhido para trazer o equilíbrio à Força. Obi-Wan esteve ao lado de Jinn até seu trágico fim em um duelo contra o sith Darth Maul.
Apesar de ver seu mestre morrer em combate, Obi-Wan foi capaz de derrotar Maul e, dessa forma, tornar-se o primeiro jedi a derrotar um lorde sith em mil anos. Com a vitória, Obi-Wan foi condecorado como Cavaleiro Jedi e recebeu a missão de acompanhar e treinar Anakin Skywalker nos caminhos da Força.
De aprendiz à Mestre
Desde a batalha de Naboo, Obi-Wan assumiu para si a missão de treinar Anakin Skywalker pessoalmente no estudo da Força. Enquanto o conflito contra as forças separatistas se intensificava na década seguinte após os eventos de Naboo, Obi-Wan passou a atuar ao lado de outros jedis como general da República.
Agora mestre e membro do Conselho Jedi, Obi-Wan viu Anakin crescer em afinidade com a Força e habilidade de combate de maneira muito rápida. Os dois atuaram lado a lado durante as Guerras Clônicas, conquistando importantes vitórias contra os separatistas liderados pelo misterioso Darth Sidious.
Mesmo com sua reconhecida sabedoria, virtude pelo qual ficou conhecido entre os jedis, Obi-Wan não conseguiu perceber que o pior estava por acontecer: Anakin iria para o lado Sombrio da Força. Influenciado por Palpatine, que se revelou como o próprio Sidious, o jovem Skywalker massacra os jovens padawans e torna-se Darth Vader.
Em uma última tentativa de impedir seu antigo aprendiz de se tornar de vez um sith, Obi-Wan duela com Anakin em Mustafar. Após um combate intenso, Kenobi fere Anakin e o abandona para morrer consumido pela lava do planeta. O agora Darth Vader é resgatado e tem seu corpo fundido com uma máquina, que garante sua sobrevivência.
O golpe de Darth Sidious causou ainda a extinção quase completa da Ordem Jedi, que tem seus membros assassinados pelos clones. Sobrevivente, Obi-Wan resgata os filhos de Anakin e Padmé e se exila no planeta Tatooine, onde viveria pelas próximas duas décadas.
Uma nova Esperança e um novo aprendiz
Depois de um longo período no exílio, Obi-Wan decide que é hora de iniciar Luke Skywalker, um dos filhos de Anakin e Padmé que teve sua identidade mantida em segredo, no caminho da Força. O mestre então revela ao jovem que seu pai havia sido um grande jedi e que ele deveria seguir seus passos caso quisesse ajudar a deter o Império Galáctico.
Os dois partem para resgatar Leia Organa, líder da Aliança Rebelde, das mãos do cruel Darth Vader. Enquanto tentam fugir com Leia, Vader e Obi-Wan se encontram e, mais uma vez, mestre e aprendiz voltam a duelar. Desta vez, o mestre jedi se sacrifica para que seus amigos sobrevivam.
Apesar de sua morte, Obi-Wan seguiu aparecendo na franquia como um Fantasma da Força. Desta forma, ele foi capaz de instruir Luke no início do seu treinamento e levá-lo ao encontro de Mestre Yoda, outro jedi que sobreviveu à ascensão do Império.
Ainda como fantasma, Obi-Wan confirma que Darth Vader é Anakin Skywalker, pai de Luke. Ele também revela que Leia é irmã gêmea de Luke e que ambos foram separados ao nascer para escapar das garras do Imperador.
Poderes e características
Considerado um dos mais sábios Jedis de todos os tempos, Obi-Wan Kenobi possuía um vasto conhecimento sobre a Força e a história da Ordem Jedi. Apesar de sua personalidade pacífica e comportamento humilde, Kenobi dominava a luta com sabres de luz como poucos.
Ele foi capaz de enfrentar alguns dos vilões mais poderosos da franquia, como Darth Maul, General Grievous e o próprio Anakin. Mesmo idoso, foi capaz de fazer frente a Darth Vader na Estrela da Morte antes de se sacrificar.
Obi-Wan também possui uma grande habilidade no uso da Força, usando seus poderes telecinéticos em combate em diversas ocasiões. No entanto, o poder mais utilizado pelo jedi é a confusão mental, que permite que ele confunda seus oponentes.
Além disso, Obi-Wan também é um bom piloto, mesmo admitindo ter medo de conduzir. Excelente estrategista militar, foi capaz de liderar os clones para derrotar as forças separatistas em diversas ocasiões.