Com a chegada da franquia de Animais Fantásticos, tivemos a oportunidade de expandir os nossos conhecimentos sobre o mundo bruxo para além de Hogwarts!
Já foi confirmado pela J.K. Rowling que os cinco filmes que compõem a saga de Animais Fantásticos irão explorar detalhes de outras escolas de magia e bruxaria ao redor do mundo.
Castelobruxo é a incrível escola mágica da América do Sul, situada no Brasil! E aqui respondemos as 7 perguntas dos curiosos fãs tupiniquins.
Onde fica Castelobruxo
A escola fica bem dentro da floresta amazônica, reservada dos olhares dos trouxas através de um poderosos feitiço. Na sua visão, eles acham que o local é apenas um ruína sem interesse.
Mas para um feiticeiro, Castelobruxo aparece em todo o seu esplendor. Um castelo fabuloso, um imponente edifício de pedra dourada semelhante a um templo. Há quem veja na arquitetura da escola, um magnífico templo inca.
A escola é protegida por algum ser místico?
J.K. Rowling revelou seus conhecimentos mitológicos brasileiros ao adicionar o Caipora ao seu universo literário mágico.
O edifício e os jardins de Castelobruxo são protegidos por Caiporas, famosos seres do folclore tupiniquim. Diz a sabedoria popular que o Caipora seria uma entidade com o dom de guardar as regiões florestais e todos os seres que nelas habitam.
É também conhecido por seu lado incrivelmente travesso e gosto em azucrinar os humanos por divertimento.
Que estudantes recebe?
Castelobruxo é a principal escola mágica da América do Sul, por isso são bem-vindos todos os estudantes de magia do nosso subcontinente. Também são aceitos alunos de intercâmbio vindos da Europa, sendo uma escola com fortes programas para incentivar a troca de conhecimentos.
Não foi revelado por J.K. Rowling se Castelobruxo divide seus alunos em Casas como acontece em Ilvermorny.
Quais são seus os alunos mais famosos?
Dois alunos se destacaram ao longo dos tempos: Libatius Borage e João Coelho.
Libatius Borage é um renomeado autor de vários livros sobre poções. Seu livro “Estudos Avançados no Preparo de Poções” é de leitura obrigatória para os alunos do sexto ano em Hogwarts.
João Coelho é um grande jogador de quadribol e é atualmente capitão do Rasa-árvores de Terapoto, o maior time do Peru.
Em que áreas a escola se destaca?
Castelobruxo é mundialmente reconhecida por sua alta especialização em Herbologia e Magizoologia (o estudo de criaturas mágicas). A escolha destas áreas específicas provavelmente se deve à fauna e flora abundante e diversificada do Brasil.
Teve referência a Castelobruxo na saga original de Harry Potter?
Curiosamente, sim! Gui Weasley tinha uma correspondente em Castelobruxo e ambos procuravam fazer intercâmbio. Mas como a família Weasley não tinha como pagar a viagem, a ideia caiu por terra.
A estudante de Castelobruxo ficou tão furiosa que enviou a Gui um chapéu amaldiçoado que fez suas orelhas encolherem!
Quão antiga é essa escola de magia?
Segundo o site Pottermore, Castelobruxo é tão antiga quanto Hogwarts. Se pensarmos que a colonização portuguesa em território brasileiro aconteceu apenas no século XVI, podemos especular que os fundadores de Castelobruxo foram indígenas.
Seria absolutamente fascinante se J.K. Rowling explorasse a possibilidade de Castelobruxo ter sido construída por diferentes tribos e etnias e fazer a ligação à antiga magia e xamanismo.
E ao que tudo indica, veremos mais da Castelobruxo no terceiro filme da saga Animais Fantásticos!