Na franquia John Wick - que já chegou ao seu terceiro filme e já está com o quarto confirmado - descobrimos que o protagonista é conhecido como "Baba Yaga". Mas por quê? Quem ou o quê é esse Baba Yaga?
Baba Yaga é o bicho-papão?
Para responder a essa pergunta, precisamos destacar um diálogo entre o personagem Viggo Tarasov e seu filho. Para quem não se recorda desta cena, o diálogo é o seguinte:
- Ele já foi um associado nosso. Nós o chamamos de... Baba Yaga.
- Bicho-papão?
- Bem, John não era exatamente o bicho-papão.
Segundo a franquia hollywoodiana, Baba Yaga é o Bicho-Papão. Ou seja, John Wick levava a fama de ser um "bicho-papão" entre os seus inimigos. O problema é que não é bem assim... Na verdade, Baba Yaga e Bicho-Papão são duas criaturas folclóricas diferentes.
O que, aparentemente, aconteceu foi uma confusão entre os termos "Baba Yaga" e "Babaika", com este último realmente se referindo à criatura que conhecemos nas histórias sobre o bicho-papão.
No folclore russo, o Babaika leva embora aquelas crianças que se comportarem mal, conto narrado nas famílias para assustar os filhos mais novos que não obedeciam. O radical da palavra, "Baba", tem origem indo-europeia e significa "progenitor imortal", uma espécie de antepassado que, com o tempo, passou a representar um ser sombrio.
Quem realmente é Baba Yaga na cultura russa?
A Baba Yaga - sim, "A" - é, na verdade, uma figura descrita como uma mulher desfigurada e feroz, que mora no interior de uma floresta, em uma casa apoiada sobre pés de galinha que liga o mundo dos vivos aos dos mortos. Embora sua imagem seja assustadora, ela é conhecida como um ser ambíguo, que pode tanto ajudar quanto prejudicar aqueles que chegam até ela.
Segundo a morfologia folclórica do acadêmico russo Vladimir Propp, a Baba Yaga era vista tanto como uma doadora quanto como uma vilã. Na língua russa, "Baba" ou "babka" significa "mulher sábia" ou "idosa", além de ser um diminutivo comum para a expressão "babushka", que quer dizer "avó". Já o termo "Yaga" aparece em idiomas como o croata, significando "horror", e no checo antigo, com o significado de "bruxa".
Diferente do bicho-papão, ela não leva as crianças mal criadas. Segundo o folclore eslavo, essa "bruxa má e velha" tenta atrair pessoas até sua casa em busca de ajuda. Sua verdadeira intenção é matá-las, fervê-las e comê-las. Para se ter uma noção, acredita-se que o conto João e Maria, dos Irmãos Grimm, seja uma versão europeia da Baba Yaga.
Na modernidade, "Baba" tem sido ainda uma ofensa entre os ucranianos e russos, tanto para mulheres quanto para homens que sejam considerados delicados ou sem caráter. Então, dá para essa ser a figura histórica com a qual John Wick é comparado?
Hellboy trouxe a Baba Yaga para os cinemas!
Dizer que a representação que o último Hellboy fez da Baba Yaga foi exata talvez seja um pouco demais, dada as adaptações necessárias para misturar a figura folclórica com os demais personagens do universo do anti-herói. Mas, ainda assim, chegou bem perto!
Baba Yaga é um personagem recorrente nos quadrinhos de Hellboy, e há muito já fascinava o criador do personagem, Mike Mignola. Em entrevista à EW em 2019, Mignola falou sobre a bruxa, e sua compreensão se aproxima muito mais dos contos russos.
"Ela é um desses personagens principais. Ela é o ícone da 'avó'. Precisamos saber alguma coisa, então precisamos ir ao bosque e nos encontrar com a 'avó'. Às vezes ela vai ajudá-lo, e às vezes ela vai te comer."
Sua caracterização no filme incluiu a incrível maquiagem criada por Joel Harlow, a interpretação do contorcionista Troy James, e um cenário com tigelas com ossos humanos e outros elementos em sua casa.
As semelhanças entre Baba Yaga e John Wick
Olha... há quem faça "vista grossa" para mais esse erro de Hollywood sobre a cultura de outro país (que sabemos que são vários). Mas os motivos, neste caso, para alguns fãs aceitarem o deslize são compreensíveis. Embora se diferencie do Bicho Papão em várias características, a Baba Yaga também tinha sua história usada pelos pais para assustar as crianças.
Além disso, discute-se que John Wick e Baba Yaga de fato se assemelham em termos de os dois ajudarem aqueles que forem leais a eles e destruírem os que se colocam em seus caminhos.
E aí, o que acha? Aceitável ou errou feio? O filme confundiu mesmo Baba Yaga com Babaika ou misturou a essência das duas criaturas folclóricas?
FIQUE POR DENTRO
Os filmes de ação mais esperados deste ano!