Arlequina (Harleen Quinzel): a história e origens da 'namorada' do Coringa!

Apesar de ser uma das personagens femininas mais populares da atualidade, a Arlequina só foi criada em 1992 por Paul Dini e Bruce Timm. Fique sabendo como uma personagem que apareceria apenas num dos episódios do desenho Batman: A Série Animada, se tornou um autêntico fenômeno mundial!

Da telinha para as HQs

arlequina origem

Lembra do desenho Batman: A Série Animada? A Arlequina foi criada especialmente para aparecer no episódio "Joker's Favor" (Favor do Coringa), mas contra todas as expectativas ela se tornou muito popular. Espantados pelo impacto que a personagem teve entre os fãs, os executivos da DC Comics decidiram começar a utilizar a personagem em algumas HQs.

A sua estreia nos quadrinhos se deu em 1993 numa HQ do Batman.

link

Paul Dini se inspirou numa personagem da novela Days of Our Lives, que num dos episódios usou um uniforme de bobo, bem parecido aquele que a Arlequina usaria (pode assistir à cena no vídeo em cima). Paul, conseguiu ainda a atriz que interpretava a personagem dessa novela para dublar a voz da Arlequina em Batman: A Série Animada.

Dra. Harleen Quinzel, a psiquiatra

asylum

Nascida com o nome Harleen Quinzel, a Arlequina foi criada no meio de uma família completamente instável. A sua mãe era extremamente severa, o seu pai era um criminosos, e o seu irmão mais novo se preparava para seguir os passos do seu pai.

Harleen, estudou psiquiatria e estava preparando um trabalho que demonstraria as semelhanças psíquicas entre cometer um crime e estar apaixonado. Ela usa então o seu namorado, Guy, como cobaia, o envolvendo em alguns crimes e num complexo assassinato.

Após estes eventos, Guy ficou extremamente depressivo e tentou o suicídio várias vezes. E ele pediu a Harleen que acabasse com o sofrimento dele. Ela mata o seu namorado de um jeito que tudo parecesse um suicídio.

O seu primeiro paciente, o Coringa

harleen quinzel

Transtornada com tudo o que se tinha acontecido, ela começa a acreditar que o universo é movido pelo caos, e começa a sentir um tipo de ligação com o criminoso Coringa. Ela acaba arranjando um trabalho em Arkham, se tornando na psiquiatra do Coringa.

Durante a primeira sessão, Harleen mostra o quanto é obcecada por ele. Ela ajuda ele a escapar de Arkham várias vezes, até se tornar parceira do Coringa. O Batman descobre tudo e prende Harleen em Arkham, mas mais tarde ela consegue escapar e se juntar com o Coringa, utilizando o codinome de Arlequina.

Apresentando, a Arlequina

arlequina tanan

A sua obsessão pelo Coringa se tornou em loucura, moldando a sua personalidade completamente. A Arlequina é uma personagem desequilibrada, instável e nada confiável.

Mas não se deixe enganar, a relação amorosa entre a Arlequina e o Coringa não é um conto de fadas. Ela vive numa relação abusiva, e é constantemente maltratada pelo Palhaço Rei do Crime. Mas ela arranja todo o tipo de desculpas para este comportamento, dizendo muitas vezes que esta é a maneira do Coringa expressar o seu amor por ela.

Ela tem diferentes origens?

Na realidade a origem da Arlequina, ao contrário da do Coringa, é sempre a mesma em todos os quadrinhos. Contudo existem algumas diferenças dependendo da edição da HQ.

Em algumas edições ela não era uma brilhante estudante, então ela subornava os professores para ter boas classificações nas diferentes disciplinas.

Numa outra origem, para além de ser psiquiatra e obcecada pelo Coringa ela foi ainda lançada para um poço de químicos pelo vilão da DC Comics, tendo ficado dessa forma com o seus característico aspeto pálido. Na realidade esta última origem foi utilizada no filme Esquadrão Suicida.

A Arlequina gosta de espalhar o amor

arlequina batman

Algumas pessoas criticaram a forma como a personagem Arlequina foi sexualizada no filme do Esquadrão Suicida, mas esse é mesmo um dos traços da sua personalidade.

A Arlequina muitas vezes usa a sua aparência, tentando seduzir alguns dos seus adversários para conseguir o que deseja. Além disso, e apesar de ser obcecada pelo Coringa, ela já teve diversos interesses românticos, tendo relacionamentos com os seguintes personagens:

  • Pistoleiro;
  • Hera Venenosa;
  • Shazam;
  • Bianca Steeplechase

Ela já se apaixonou por outros personagens como o Batman, a Mulher-Maravilha e a Poderosa, mas nunca foi correspondida.

Os poderes da Arlequina (com uma ajudinha da Hera Venenosa)

arlequina hera

Na sua origem, a Arlequina não possuía qualquer tipo de superpoder. Mas depois que o Coringa tentou matar ela com um míssil, a Hera Venenosa lhe deu uma poção, que não só a ajudou a recuperar, como lhe concedeu algumas características menos normais.

Essa poção aumentou a sua força, agilidade e velocidade, e lhe deu ainda imunidade contra qualquer tipo de toxinas. Como a Arlequina tinha sido ginasta enquanto criança, ela utiliza tudo o que aprendeu para tirar o melhor partido dos poderes dados pela poção. Algo curioso é a força que as suas pernas têm, ela consegue dar grandes saltos com grande facilidade.

Além de tudo isso, a Arlequina é uma mestre do disfarce e tem um bom arsenal de armas e acessórios, que vão desde o conhecido martelo gigante, passando pelo taco de baseball, até às suas pistolas personalizadas.

Arlequina em todos os formatos!

Depois de Esquadrão Suicida, a Arlequina foi a personagem principal do filme Aves de Rapina e a Fantabulosa Emancipação de uma Arlequina, que apesar de ter tido críticas bem positivas, não teve os resultados esperados nas bilheterias.

No entanto a Warner Bros confia no potencial da personagem e está produzindo a sequência de Esquadrão Suicida, sendo que a Arlequina é das poucas personagens que vai continuar a fazer parte do time, num filme que terá o roteiro escrito por James Gunn.

Por fim o serviço de streaming DC Universe, produziu uma série animada centrada na personagem, que conta com a atriz Kaley Cuoco (A Teoria do Big Bang) a dar emprestar a voz à anti-heroína da DC Comics.

Atualizado em
Francisco Quintas
Francisco Quintas
Formado em Relações Internacionais, devora dezenas de quadrinhos todas as semanas e ainda sobra tempo para cinema e séries.