O anel, a fonte de poder do Lanterna Verde, é um dos objetos mais cobiçados. O Anel de Poder é conhecido como a arma mais poderosa do universo. Cada Lanterna Verde possui um anel desses que lhe dá poderes incríveis, tendo como base sua força de vontade e imaginação. Principais poderes:
- Voo: usando o anel, o Lanterna Verde pode voar.
- Campo de Força: o anel é como um escudo invisível que protege o Lanterna Verde.
- Tradutor: com o anel, o Lanterna Verde pode entender qualquer idioma, até mesmo os de outros planetas.
- Viagem Espacial: o anel permite que o Lanterna Verde respire e fique protegido mesmo no espaço.
- Raios de Energia: o Lanterna Verde pode usar o anel para fazer desenhos de energia que viram coisas reais, e também para lançar raios de energia.
- Hipnose: o anel pode até controlar a mente das pessoas, como um hipnotizador.
- Invisibilidade: O anel pode fazer o Lanterna Verde desaparecer, como se ele fosse invisível, e até passar por coisas sólidas, como um fantasma.
- Cura: se o Lanterna Verde se machucar, o anel pode curar seus ferimentos.
- Ilusões: o anel pode criar imagens falsas para enganar as pessoas.
Se o anel estiver ativo, o seu portador terá um campo de força à sua volta que o protege e irá receber capacidades surpreendentes. O campo de força permite ao Lanterna Verde voar, viajar para ambientes inóspitos (debaixo de água, no espaço, etc.) e também entrar no espaço intergalático.
O Anel de Poder também cria o uniforme do Lanterna Verde. Cada traje varia conforme o seu usuário e suas preferências. O anel funciona também como uma inteligência artificial que acompanha ele em tudo, é capaz de traduzir qualquer língua para a usada pelo seu Lanterna e lhe dá invulnerabilidade.
O Lanterna Verde é capaz de criar qualquer coisa com força de vontade e imaginação. Esse é o poder mais famoso do anel e aquele que diferencia realmente esse super-herói dos outros. As criações conjuradas pelo seu usuário não são indestrutíveis e dependem da concentração e força de vontade do Lanterna, variando assim a sua qualidade de “construção”.
Fraquezas do Lanterna Verde
O anel precisa ser recarregado a cada 24 horas, usando para isso as baterias individuais que estão ligadas com a Bateria Central de Oa. Isto limita um pouco sua eficácia. Na hora de carregar o anel, o Lanterna Verde recita seu Juramento.
Outro limite que existia anteriormente era a vulnerabilidade à cor amarela. Esta fraqueza agora só afeta os mais novatos da Tropa cuja habilidade de superar o medo não se compara a dos veteranos.
A origem e primeira aparição do Anel de Poder
O Anel de Poder surgiu em julho de 1940 nos quadrinhos All-American Comics #16 (DC Comics). Alan Scott foi o primeiro personagem a usar o poderoso anel numa história escrita por Bill Finger e desenhada por Martin Nodell.
Há vários milênios, os Guardiões do Universo se autoproclamaram os protetores da lei e da ordem no universo. Criaram então os Caçadores Cósmicos, para funcionarem como força policial da galáxia. Mas acontece que eles se revelaram um fracasso devido à sua falta de emoção.
Aprendendo com o seu erro, os Guardiões procuraram seres mais empáticos por todo o universo. Desta sua nova iniciativa nasceu a Tropa dos Lanternas Verdes e é aqui que entra o famoso Anel de Poder. Os Guardiões do Universo criaram os anéis com matéria energética do planeta Oa, o centro do universo na mitologia dos quadrinhos.
Importante lembrar que o Anel de Poder de Alan Scott é diferente dos outros. Os Guardiões do Universo reuniram toda a magia e criaram o Coração Estelar, tendo uma peça desse material místico caído na Terra. Esse pedaço foi moldado com a forma de lanterna e Alan Scott criou o anel a partir dessa lanterna e assumiu o nome do conhecido herói verde.