Com o anúncio de que o ator Dwayne Johnson será o responsável por dar vida ao Adão Negro, vários fãs da DC Comics (e do ator) começam a procurar novas informações sobre este personagem. Na realidade este anti-herói tem uma origem bem densa e complexa. Fizemos o nosso melhor para simplificar a sua história de origem, fique sabendo tudo com este artigo!
Tudo começou no antigo Egito
O Shazam era um ser super poderoso que servia o Faraó Ramsés II. Após vários anos servindo ao faraó, este achou que estava na hora de arranjar um substituto para o seu servo. Surpreendido pela coragem de um cara chamado Adão, ele decidiu que este seria o próximo a merecer o título de Shazam.
Infelizmente as coisas não saíram como ele tinha planejado, e a filha meio demônio do Shazam acabou por o amaldiçoar, sempre que Adão gritasse "SHAZAM" ele não se tornaria no Shazam, mas sim na personificação dos Deuses, Shu, Heru, Amon, Zehuti, Aton e Mehen.
As trevas se apoderaram de Adão
Depois de ter adquirido os seus novos poderes, o Adão passou a ser conhecido como "O Poderoso Adão". Durante vários anos ele serviu o Faraó Ramses II, contudo as suas novas responsabilidades o obrigaram a abandonar a pequena aldeia de Kahndaq, de onde era natural.
Durante a sua ausência, a aldeia foi atacada e toda a população foi assassinada, assim como a sua família. Isso fez com que o Adão se tornasse vingativo e verdadeiramente malvado. A partir deste momento ele passou a ser chamado de Adão Negro.
Shazam teve que intervir e acabou por prender o Adão Negro num amuleto durante vários séculos, eventualmente o seu corpo se desintegrou e só ficou o seu espírito dentro do artefato.
O regresso do Adão Negro
Passados vários séculos, o título de Shazam pertencia agora a um garoto chamado Billy Batson. Curiosamente os pais de Billy eram arqueólogos e durante uma expedição pelo Egito eles encontraram o túmulo de Ramses II. Junto dos restos mortais do Faraó, estava um misterioso amuleto...
O assistente dos pais de Billy, que se chamava Adão Theo, ficou obcecado pelo amuleto e de uma forma misteriosa descobriu que era descendente do Adão Negro e aprendeu a palavra mágica que libertaria o espirito do seu familiar. Theo se transformou assim no Adão Negro e assassinou os pais de Billy. Foi assim que a rivalidade entre os dois nasceu!
Este personagem é um verdadeiro mistério
Ainda hoje não se sabe muito bem se o Adão Negro é na realidade comandado pelo Adão original ou se por Theo. A sua veia malvada também sofreu alterações ao longo dos anos, com o personagem mostrando que ainda era capaz de fazer o bem. Ele até chegou a ser um membro da Sociedade da Justiça, porém muitos dos membros continuavam desconfiando dele.
O grande problema do Adão Negro é que ele tem um conceito de Justiça muito próprio, utilizando métodos violentos, e sendo até capaz de matar sem piedade para alcançar aquilo que ele chama de justiça.
Bom ou vilão os seus poderes dão um jeitão
O Adão Negro tem uma origem complexa, e a sua própria conduta e personalidade é uma verdadeira montanha russa. No entanto, existe algo mais estável neste personagem: os seus poderes. De uma forma simplificada ele tem todos os poderes do Shazam.
Ele é forte, rápido poderoso e resistente, tendo dentro dele a força de seis deuses diferentes. Cada deus lhe confere poderes específicos, alguns dos atributos do Adão Negro são:
- Super-força;
- Super-velocidade;
- Super-invulnerabilidade;
- Capacidades mágicas;
- Manipulação de relâmpagos;
- Voo.