Não tem jeito, por mais que a gente acompanhe com os olhos arregalados, alguns filmes sempre conseguem nos surpreender com o rumo que sua história segue. E nós adoramos isso!
Confira agora alguns dos melhores finais surpreendentes da história do cinema.
10. Os Infiltrados (The Departed, 2006)
Não há dúvidas de que o diretor Martin Scorsese produz filmes excelentes, inegáveis obras de arte do início ao fim. Contudo, em Os Infiltrados, é o final do filme que chama mais a atenção. Com várias reviravoltas, o público fica incapaz de prever o que está por vir.
Trata-se da história de como a máfia irlandesa de Boston mantinha um agente infiltrado dentro do Departamento Policial. Por sua vez, a Polícia também infiltra um de seus homens na máfia. Ambos os infiltrados precisam correr contra o tempo para descobrir a identidade do outro, antes que sejam descobertos.
O porquê de ser surpreendente:
9. O Sexto Sentido (The Sixth Sense, 1999)
M. Night Shyamalan é um famoso diretor, conhecido pelo seu gosto de colocar grandes revelações e plot twists em seus filmes. O Sexto Sentido foi o filme que colocou seu nome no conhecimento público, principalmente graças ao seu final surpreendente (mesmo que hoje as pessoas praticamente já nasçam sabendo do que se trata).
O filme conta a história de Cole Sear (Haley Joel Osment), um garoto perturbado, atormentado pela sua habilidade única de ver os espíritos dos mortos. Ele então passa a receber a ajuda do Dr. Malcom Crowe (Bruce Willis), um frio psicólogo que também carrega sua própria dose de problemas.
O porquê de ser surpreendente:
8. O Grande Truque (The prestige, 2006)
Continuando na linha de diretores que adoram filmes com finais surpreendentes, agora é a vez de Christipher Nolan. Por mais que essa não seja sua característica principal, Nolan possui alguns filmes que caem nessa categoria, como Amnésia (Memento, 2000), Interestelar (Interstellar, 2014), e o escolhido para esta lista, O Grande Truque.
O filme conta a história de Robert Angier e Alfred Borden, dois rapazes do fim do século XIX que trabalhavam como ajudantes de um mágico. Um dia, Borden faz um nó diferente nos pulsos da esposa de Angier, que também fazia parte do show, escapando de um tanque de água. Dessa vez, no entanto, ela não consegue escapar e morre afogada. A partir de então, Angier e Borden se tornam inimigos e cada um segue o seu caminho como ilusionista, e assim começa uma intensa história de rivalidade.
O porquê de ser surpreendente:
7. Psicose (Psycho, 1960)
Um filme clássico para mostrar que os plot twists e finais surpreendentes sempre estiveram presentes na história do cinema. Psicose é um filme do diretor Alfred Hitchcock, e é considerado uma de suas maiores obras.
O filme conta a história de uma secretária de Phoenix que foge com $ 40,000 de um dos clientes da empresa que trabalha. Durante sua fuga, ela se hospeda em um isolado motel à beira da estrada. Lá ela conhece o gerente do motel, um tímido homem que sofre com a presença de sua mãe dominadora.
O porquê de ser surpreendente:
6. Corra! (Get Out!, 2017)
Dos clássicos para um exemplo mais recente.
Corra! é um filme de suspense cujo protagonista é um jovem negro que namora uma garota branca. Ambos viajam para o interior, onde passarão o fim de semana na casa da família da namorada. Contudo, algo não parece certo.
O porquê de ser surpreendente:
5. Oldboy (올드보이, 2003)
Este filme sul-coreano de ação e mistério com certeza possui um dos finais mais impactantes do gênero. Os últimos momentos do filme são tão impactantes que são capazes de deixar o público sem reação, olhando em choque para a tela escura enquanto os créditos sobem.
Em certa noite de bebedeira, Oh Dae-su é sequestrado e aprisionado em um misterioso quarto de hotel, de onde é incapaz de sair ou ver quem são seus captores. Tão misteriosamente quanto foi capturado, Oh Dae-su é libertado quinze anos depois. Porém, dessa vez é dado a ele uma missão: em um prazo de cinco dias, deverá descobrir o motivo de ter sido aprisionado.
O porquê de ser surpreendente:
4. O Império Contra-Ataca (Star Wars: Episode V - The Empire Strikes Back, 1980)
Star Wars é uma das franquias de filmes mais conhecidas do mundo. Porém esse é o seu status hoje em dia. Apesar de ser um sucesso sem precedência, Star Wars ainda era relativamente novo quando o Império Contra-Ataca estreou em 1980, e ninguém sabia exatamente o que esperar da sequência do filme original.
Em O Império Contra-Ataca, vemos a continuação da guerra entre o Império e os Rebeldes, com uma vitória para os inimigos em Hoth, o planeta gelado. Acuados, Luke começa seu treinamento Jedi com Yoda, enquanto que seus amigos são caçados por Darth Vader.
O porquê de ser surpreendente:
3. Planeta dos Macacos (Planet of the Apes, 1968)
Mais um filme clássico, baseado em um livro com um final igualmente surpreendente (embora não exatamente igual).
Em Planeta dos Macacos, Charlton Heston é um astronauta em missão que cai em um planeta desconhecido em que a sociedade dominante são símios super-inteligentes, enquanto os seres humanos são mudos, oprimidos e escravizados.
O porquê de ser surpreendente:
2. Clube da Luta (Fight Club, 1999)
Se você já viu esse filme, você sabe como é difícil falar dele sem revelar muito da história, até porque a primeira regra do Clube da Luta é: você não fala sobre o Clube da Luta!
O filme conta a historia de como um trabalhador de escritório com problemas para dormir conhece um carismático vendedor de sabão, o que muda completamente a sua vida.
O porquê de ser surpreendente:
1. Os Suspeitos (The Usual Suspects, 1995)
Os Suspeitos é o típico filme cuja história tem outro significado ao ser assistido uma segunda vez, sabendo o real significado de tudo o que está acontecendo.
Toda a história do filme é contada do ponto de vista de Verbal Kint, o único sobrevivente de um tiroteio que aconteceu em um navio, e do envolvimento de cinco suspeitos que a polícia tinha em vista.